sábado, 13 de novembro de 2010

XVI Jogos Asiáticos


Tiveram ontem início os XVI Jogos Asiáticos, que se realizam este ano na cidade de Guangzhou, na China. A cerimónia de abertura foi isto que se viu, mais uma produção megalómana do gigante chinês, a fazer lembrar a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim há dois anos - com as devidas distâncias. A competição propriamente dita começou já na terça-feira com o torneio de futebol, que se encontra já na última jornada da fase de grupos. Como seria de esperar, a China lidera já destacadíssima o quadro de medalhas, com 19 medalhas de ouro, sete de prata e duas de bronze. Os atletas chineses brilharam em competições como o wushu, a dança desportiva, o tiro, natação e ginástica. O Japão está em 2º lugar com 4-10-9, seguindo-se a Coreia do Sul com 4-3-8. Macau não conquistou ainda qualquer medalha, mas ficou perto quando o atleta Chu Chi Wai conseguiu o quarto lugar no wushu, categoria de changquan para homens. Curiosamente Hong Kong já conquistou uma medalha de ouro, com Lee Wai Sze a vencer a prova de ciclismo, 500 metros pista femininos. Os jogos terminam no dia 27 de Novembro.

4 comentários:

Anónimo disse...

Há algum português ou macaense na comitiva de Macau nestes jogos da treta, ou é tudo material importado da China para sacar medalhas à força toda?

AA

Leocardo disse...

Há uma portuguesa, a nossa Paula Carion, que entra em acção no karate feminino +68 kg, mas só na última semana.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Se não há nenhum portugues e macaense na comitiva é porque estes são fracos.Ah,e não há hóquei em patins nos Jogos Asiáticos.

Anónimo disse...

É pena. Com hóquei em patins era ouro na certa.