quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Os velhos da selva de pedra



Todas as manhãs no Largo do Senado assiste-se a este espectáculo triste. Pelas sete da madrugada um grupo de velhos (que chegam a ser mais de uma centena) juntam-se debaixo da arcada dos Serviços de Turismo para receber duas folhas de um jornal gratuito miserável que começa a ser distribuído depois das 8. O jornal não interessa ao Menino Jesus – daí ser gratuito – mas mesmo assim os idosos ficam ali de pé à espera, ao calor ou ao frio, para receber o jornal. Um turista que passe por ali deve pensar tratar-se de alguma reencenação dos racionamentos do tempo da II Guerra, e que Macau é uma “cidade cultural”.

O mês passado morreu uma idosa aqui perto de casa. Foi em frente ao 7-11 perto do McDonald’s. A senhora ia a atravessar a rua, caíu sem que ninguém tivesse dado por nada, e poucos minutos depois um senhor de uma loja de massas ali perto verificou o ocorrido, cobriu a idosa com um pedaço de papelão e chamou uma ambulância. Diria que a senhora teria entre os 75 e 80 anos, e vestia-se com indumentária chinesa tradicional. Não aparentava ser pobre ou doente, pelo que provavelmente terá sido acometida de qualquer problema típico dos velhos. A propósito, passavam poucos minutos das nove da manhã.

Perdoem a minha ingenuidade, mas sempre pensei que ser velho e não precisar de fazer nada implicava dormir até horas indecentes e evitar andar na rua durante a azáfama daqueles que trabalham. É uma tristeza ver os velhos às portas dos centros de dia do seu bairro uma hora antes de abrir, e a ficar ali a contemplar o infinito, como se frequentar um tipo de asilo misturado com “daycare centre” fosse a única coisa que existe para fazer na vida.

Não que eu tenha alguma coisa contra os nossos idosos ou não lhes reconheça os mesmos direitos que eu tenho (como o de usar a via pública, por exemplo, que eles teimam em demonstrar que é toda sua), mas porque é que não tentam inspirar outro tipo de sentimento que não a pena? Porque que é que não procuram outras formas de entretenimento, como a internet? E que tal uns bares, uns copos, uns bailaricos, encontros com outros idosos que vão conhecendo no Facebook, coisas assim descompretidas e joviais? Porque não vão fazer umas noitadas e acordar no outro dia ao meio-dia com a boca a saber a luxúria e pecado? O fim não precisa de ser a parte mais chata e comprida da vida: devia ser a melhor, como nos filmes.

Mas façam o que fizerem, vejam lá se deixam de andar aí sozinhos pela rua de manhã cedo, a arriscarem-se a cair, a ser derrubados, atropelados, burlados, assaltados, ou simplesmente a cairem de lado mortos no meio do chão. E já agora não precisam de ficar chateados comigo quando vos peço (sempre “faz favor”) para sairem de frente quando se vão a arrastar pelo passeio. É que não tenho tempo para seguir o cortejo dos moribundos.

11 comentários:

Anónimo disse...

O Leocardo sabe lá se o dito jornal é ou não interessante?Já leste o aquele jornal chinês?

Anónimo disse...

Fazem cada sacrifício só para pouparem no papel higiénico...

Anónimo disse...

Bem, em Portugal até dormem na rua em fila á porta da IKEA, para obterem cupões de desconto, e não são idosos antes pelo contrário .....

Anónimo disse...

Bem isso é mesmo verdade anónimo das 04:46,aliás até há pessoas(jovens) que dormem na rua so para conseguirem ver os treinos do benfica em seixal.E outros que dormem na rua só para conseguirem bilhetes para concertos.

Anónimo disse...

oh leocardo, nao sejas mal para os idosos!!!

Anónimo disse...

e esqueceram de mencionar os idosos que TODOS os dias ficam à espera religiosamente da abertura dos PINGOS DOCES, MINIS... e aiii se atrassarem um minuto, é logo bengalas e guarda-chuvas a baterem nas portas a rchamar atenção dos ditos funcionários.

Anónimo disse...

Eu só gostaria de ver aqui os críticos quando forem velhotes o que irão fazer todos dias para passar o tempo.Os velhotes merecem respeito de todos nós,todos iremos ser velhos 1 dia e depois iremos fazer precisamente as mesmas coisas que fazem actualmente estes velhotes.

Leocardo disse...

Duvido.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

As crianças já não fazem o mesmo que nós fazíamos quando éramos crianças. Por isso, também duvido que façamos, como velhos, o mesmo que fazem estes velhos.

Anónimo disse...

Os velhotes em Portugal reformados como não tem nada para fazer vão ver treinos do seu clube de futebol e mandar bitaites aos jogadores e treinador.Ou juntam-se todos para jogar a carta e ver miudas boas na rua.

Anónimo disse...

Bem, anónimo das 22:06, sempre é melhor do que madrugar para estar à espera de um jornal que nem para limpar o cu serve...