terça-feira, 23 de novembro de 2010

Guerra na Coreia?




Notícias preocupantes para toda esta região e quiçá para todo o mundo. A Coreia do Norte bombardeou uma ilha da Coreia do Sul, matando dois soldados sul-coreanos, com as tropas sul-coreanas a responderem ao ataqye. Este é o mais grave insulto dos norte-coranos em anos, e a Coreia do Sul está em alerta nº 1, o mais alto sinal de emergência, e a elite militar e governamental de Seul está reunida em bunkers. O conflito a larga escala pode estar eminente, e há mesmo rumores que este ataque se deve à morte do líder norte-coreano Kim Jog-Il, mas tudo indica que se trata de uma resposta do norte aos recentes exercícios militares conjuntos entre o sul e os Estados Unidos da América. Desta vez parece inevitável que se encontre uma solução definitiva para este conflito que oficialmente dura há seis décadas. A maior curiosidade reside agora na reacção da China a este ataque. De recordar que Pequim é o maior (único?) aliado de Pyongyang, e terá um papel preponderante na resolução deste imbróglio.

19 comentários:

Anónimo disse...

oficialmente nunca foi assinada a paz entre estas...

Anónimo disse...

espero que elas não voltem na guerra...

Anónimo disse...

http://thenewcivilrightsmovement.com/un-general-assembly-votes-to-allow-gays-to-be-executed-without-cause/politics/2010/11/20/15449

Anónimo disse...

È uma pena que a Coreia do Norte não tenha petroleo como tem o Iraque.Se tivesse o EUA há muito que tinha bombardeado

Pedro Coimbra disse...

A reacção da China foi terrível.
Esperamos que haja entendimento, bom-senso, harmonia, negociação.
A China treme quando pensa na possibilidade de ver milhares de norte-coreanos entrarem pelas suas fronteiras.
E vai dizendo estas palermices de cada vez que o louco resolve fazer disparates.

Anónimo disse...

Era bonito que estas Coreias se entendessem de uma vez por todas. Ou então, era boa altura da Coreia do Sul limpar a eito a vizinha do Norte e resolver de uma vez por todas este conflito platónico.

AA

Anónimo disse...

Ui! Que os chinocas lá da península estão doidinhos!

Anónimo disse...

Cheira-me que uma invasão tomava conta desta porra em meio-dia. Muita parra e pouca uva estes gajos do Norte.

Anónimo disse...

A Coreia do Norte tem milhares de misseis e artilharia pesada apontados a Seúl, Tóquio e principais cidades de ambos os países. Uma invasão ou declaração de guerra contra a Coreia do Norte teria efeitos catastróficos e provocaria centenas de milhares de mortos para além de destruição generalizada em ambos os lados.

Isto sem sequer entrar na questão nuclear, onde aí então os riscos são exponencialmente maiores.

Se fosse tudo tão fácil como dizem os anónimos anteriores, estava tudo arrumado em poucos dias, como aconteceu no Iraque.

Anónimo disse...

Pois. O Iraque também tinha o maior exército disto e daquilo e caiu em dias.

Anónimo disse...

O problema é que a Coreia do Norte tem bombas nucleares e misseis apontados para Coreia do Sul e EUA,o Iraque coitado nem armas nucleares tinha mas tinha uma coisa que os americanos queriam,Petróleo.Experimentem atacar Coreia do Norte e vejam o que acontece depois.

Anónimo disse...

Nuclear.. a Korea do Norte tem porra nenhuma!


É aliado da China e é essa a sua unica protecção. Quando deixar de o ser, desaparece.

Anónimo disse...

Até que enfim que alguém (anónimo das 03:33) sabe o que diz! É isso mesmo, o que vai mantendo essa sinistra Coreia setentrional de pé é a China. No dia em que a China dissesse que não tinha nada a ver com isso, a Coreia do Sul e o Japão arrumavam com a questão em poucas horas. Nem precisavam dos "amigos" que gostam de assaltar a casa dos outros: os Estados Unidos.

Anónimo disse...

"Nuclear.. a Korea do Norte tem porra nenhuma!È preciso ser muito ignorante para dizer que a coreia do norte não tem porra nenhuma.Então deixa-me adivinhar,os testes nucleares que a Coreia do Norte costuma fazer com bombas nucleares,são para que?Para brincar as bombinhas não é?

Anónimo disse...

A bifalhada de merda também tinha a certeza que o Iraque tinha bombas nucleares. E depois foi o que se viu... ou melhor, o que não se viu!

Anónimo disse...

Mas A Coreia do Norte já fez 2 ou 3 ensaios nucleares e o iraque NUNCA.Toda a gente sabe porque a bifalhada de merda atacou Iraque.A propósito,voces sabem o que é ensaio nuclear???

Anónimo disse...

Ensaio nuclear é uma brincadeira de miudos,toda a gente sabe que os norte-Coreanos são danados para a brincadeira.

Anónimo disse...

vou bater á porta da guerra.

Anónimo disse...

Não vale a pena, anónimo das 07:53, que neste momento ninguém lhe abre a porta. A guerra está fechada.