sábado, 26 de novembro de 2016

Contas portuguesas na Europa


Mais uma jornada europeia a meio da semana, com saldo negativo para as equipas portuguesas, que averbaram três empates e uma derrota. Começando com o Benfica, que teve tudo para carimbar a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões, mas acabaria por deixar as contas do Grupo B bastante complicadas. Os encarnados estiveram a vencer por 3-0 em Istambul frente ao Besiktas, equipa que havia empatado a duas bolas na Luz na primeira jornada do grupo, mas acabou por permitir a reacção dos turcos, que conseguiram chegar ao empate. Gonçalo Guedes, Nélson Semedo e Fejsa marcaram no primeiro tempo para o Benfica, enquanto Tosun, Quaresma (de "penalty") e Aboubakar, avançado emprestado pelo FC Porto ao Besiktas, fizeram os golos da equipa da casa. Na outra partida do grupo o Nápoles, a jogar em casa, não foi além de um empate sem golos frente ao já eliminado Dynamo Kiev, o que deixou as contas neste impasse:


E assim, com tudo por decidir menos o último lugar, que é do Dynamo, realiza-se na terça-feira, dia 6 de Dezembro, a última ronda, com os jogos Benfica-Nápoles e Dynamo Kiev-Besiktas. O Benfica tem vantagem no confronto directo com os turcos nos golos marcados fora de casa, enquanto estes têm vantagem sobre o Nápoles. Uma vitória da equipa portuguesa significa o apuramento com vitória no grupo, enquanto que em caso de empate, apenas a vitória do Besiktas relegaria o Benfica para o terceiro lugar, e para a Liga Europa. A equipa de Rui Vitória pode mesmo perder contra os italianos, desde que os turcos não ganhem na Ucrânia. Recorde-se que no jogo do Estádio de San Paolo o Nápoles venceu o Benfica por 4-2.


Entretanto já no dia anterior ao jogo do Benfica, também o Porto e o Sporting tinham realizado os seus compromissos na Champions, e começo pelos primeiros, que empataram sem golos na Dinamarca frente ao FC Copenhaga, e apesar de existirem menos equações no Grupo G quanto ao eventual apuramento, torna-se imperativo ganhar na última jornada em casa ao Leicester. Os ingleses já garantiram o apuramento após vencerem o Club Bruges em casa por 2-1, e três dias depois da ida ao Dragão têm uma recepção ao Manchester City para a Premier League. O Porto ainda se pode apurar em caso de empate ou derrota, mas para isso o FC Copenhaga não pode vencer na deslocação à Bélgica, e em caso de igualdade pontual, os dinamarqueses levam vantagem no confronto directo, uma vez que empataram no Dragão, mas marcaram um golo, ao contrário dos portistas no jogo fora.


Já o Sporting, que jogou no mesmo dia que o Porto, viu goradas as (poucas) hipóteses que tinha em conseguir o apuramento para os oitavos da Champions, ao perder em casa com o Real Madrid por 1-2, repetindo assim o mesmo resultado do jogo do Santiago Barnabéu, onde viu a vitória fugir-lhe nos derradeiros instantes do encontro. Desta feita foram os "merengues" que estiveram em vantagem, graças a um golo de Varane aos 29 minutos, e apesar de ter tentado "fazer pela vida", a equipa de Jorge Jesus viu-se reduzida a dez elementos já na segunda parte, devido à expulsão do lateral-direito João Pereira - mais uma vez a equipa leonina a demonstrar falta de traquejo e de algum sangue frio  tão necessário neste tipo de prova. Mesmo assim o Sporting chegou ao empate ao minuto 80, na transformação de uma grande penalidade convertida por Adrien Silva, mas o Real chegou à vitória graças a um golo de Benzema, não no minuto "oitchentchocho", mas no anterior, aos 87. 


Foi providencial, a vitória do Real Madrid, que assim mantém as ambições em chegar ao primeiro lugar do Grupo F, precisando para isso vencer em casa o Borussia Dortmund na última jornada. Os alemães protagonizaram um resultado fora do comum no jogo em casa frente ao Légia de Varsóvia, vencendo por 8-4, que constitui o recorde de mais golos marcados numa só partida da fase de grupos da Champions. O Sporting, por seu lado, já está afastado dos oitavos, e ainda não garantiu a repescagem para a Liga Europa; os leões estão proibidos de perder na Polónia se quiserem continuar nas competições europeias.


E finalmente na Liga Europa, o Braga manteve acesa a luta pela qualificação ao empatar na Bélgica frente ao Gent a duas bolas, segurando o segundo lugar que pode ser seu, caso vença o Shaktar Donetsk na derradeira jornada e não queira ficar a depender do resultado da partida entre o Konyaspor e os belgas. O Shaktar já garantiu o primeiro lugar, somando por vitórias todos os desafios realizados, e é improvável que vá a Braga na máxima força, até porque no fim-de-semana seguinte joga em Kiev frente ao Dynamo, um jogo que pode ser decisivo nas contas da liga doméstica.


Posto tudo isto, está cada vez mais em risco a presença de uma terceira equipa portuguesa na Champions na época 2018/19, na qual se contabiliza a pontuação geral das equipas nos cinco anos entre 2012 e 2017. Uma passagem do Porto e Benfica à fase seguinte da actual edição daria um bom impulso, bem como uma eventual chegada de Sporting e Braga a uma fase adiantada da Liga Europa, mas é preciso ter em conta que ainda há quatro equipas russas em prova. É de aproveitar enquanto há, portanto.


Sem comentários: