quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feliz Páscoa!


Hoje é quinta-feira, véspera de sexta-feira santa. Caso acorde amanhã com cara de sexta feira santa (bolas, já fiz esta piada sem piada nenhuma o ano passado), saiba que é perfeitamente normal. A Páscoa em Macau é um período bastante religioso, antes de mais nada. Em Portugal a malta preocupava-se mais com as férias, com as amêndoas, com os chocolates, e com idas ao cinema – não sei porquê mas ia sempre ao cinema durante a Páscoa. Aqui em Macau cheguei a trabalhar com um engenheiro que não fazia nada durante a semana santa! Claro que isto não é nada comparado com as crucificações e auto-flagelação em San Fernando, Pampanga, nas Filipinas, mas a morte e ressurreição de Cristo é levada mesmo a sério aqui na Cidade do Santo Nome de Deus (bolas!).

A Igreja Católica atravessa agora uma das maiores crises da sua história recente, tudo por causa de uns oficiais que caem na tentação do demo, mas não é motivo para desanimar! Quem já aguentou dois milénios, ora na mó de cima ora na mó de baixo, aguenta mais um séculozito de pecado. E depois é preciso não esquecer que esta é a época em que o nosso salvador deu a vida para que possamos ter os ovos da Páscoa. Neste momento passam portanto uns dois mil anos que Jesus foi traído e entregue ao seu calvário. Em homenagem a momento tão solene, façam uma coisa muito cristã amanhã e sacrifiquem um cordeirinho. Uma boa e santa Páscoa!

16 comentários:

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Exmo. Senhor, Exma. Familia e todos os leitores de boa fé deste seu óptimo blog, desejo que passem uma Santa Páscoa, na fé de Deus.
Para todos os homens de boa vontade um abraço amigo.
PS - Aproveito para informar que fui atacado, pelo tal anónimo,através de e-mails usando ele o anonimato de novo, como tal, e pensando bem, acabei com os meus blogs e com a socialidade que tinha até hoje.

Anónimo disse...

Sim, foi mesmo "nosso senhor" que deu a vida para que possamos ter ovos da Páscoa... porquê tanto disparate vindo de alguém que parece ser culto e decente?
De facto um dos maiores pecados da Igreja Católica deve ter sido a existência de Portugal. Isto aqui devia ser muçulmano (bolas!), que é para os portugueses não terem a liberdade de escreverem metade do que escrevem. E ela, a Igreja, aguentará bem mais do que um século. Ao contrário de nós.

Leocardo disse...

Ó Leocardo...zz..zz..não havia nexexidade...zz..zz. Já aqui faltava o Diácono Remédios, com o seu Index Librorum Prohibitorum de algibeira.

Surpreende-me que ainda existam portugueses que associem a Páscoa ao Calvário de Cristo, quando a esmagadora maioria dos que conheço associa-a às férias. Malditos hereges que preferiram as praias da Tailândia à introspecção, ao jejum e à missa.

E por falar em associações, não penso ser assim tão descabida aquela que eu fiz entre a morte de Cristo e os ovos da Páscoa; sem a morte e a ressurreição de Cristo não existia Páscoa, ou quê?

"Isto aqui devia ser muçulmano (bolas!), que é para os portugueses não terem a liberdade de escreverem metade do que escrevem". Não sei se está a ser sarcástico, mas não precisa de ir tão longe. Basta recuar 40 anosinhos e mesmo em Portugal "os portugueses não tinham liberdade" (e nunca foram muçulmanos), nem de criticar a igreja ou o que quer que fosse, e tudo branqueado pela Igreja Católica, liderada por um sr. Cardeal com nome de árvore de fruto. Já sei, era um xanto homem zz...zz...

"E ela, a Igreja, aguentará bem mais do que um século. Ao contrário de nós". Ao contrário de nós, e dos actuais intérpretes da Igreja, que diga-se de passagem, muitos deles têm umas continhas a acertar com o criador. (Passo a subtil referência aos crimes de pedofilia na igreja).

Em todo o caso, descontraia-se homem! Aproveite os feriados e no se enerve. Feliz Páscoa.

Sr. Cambeta: se cada vez que eu sofresse ataques vindos de anónimos (curiosamente os ataques identificados são bem mais tímidos), já tinha acabado com o blogue umas cem vezes. Ignore-os, amigo. Uma santa Páscoa para si também.

Anónimo disse...

Tirar a Igreja Católica do ser português é desprovê-lo da sua essência. É como tirar o Budismo Taoismo e Confuncionismo dos chineses. Imaginem um mundo sem a Igreja. Querem ? Eu, não. Mesmo indo raramemente à Igreja (baptizados, casamentos, missas por alma e funerais).
Quanto aos padres pedófilos, eu excomungava-os e depois que a justiça civil fizesse o seu dever. Mas continua a dizer que a culpa não da Igreja, mas dos homens (padres). A carne é fraca.

Anónimo disse...

Es uma besta, o Leocardo! Metade dos valores que pensas que professas foram-te legados por quem, o idiota? Ou achas que foi a Revolucao Francesa que instaurou de um dia para o outro os valores do estado laico de que tanto gostas? E es um cobarde ... Falas dos padres pedofilos mas nao falas da accao social da Igreja. Nao falas da Caritas, da Conferencia Vicentina, das Misericordias e das instituicoes que por vezes se antecipam em anos ao governo na ajuda a quem precisa. E se es assim tao laico como dizes, porque nao falas do apedrejamento de mulheres e da sharia, do fervor apostolico das igrejas pentecostais e do dizimo que lhe e inerente ou da circunsisao a que todos os putos judeus sao sujeitos? Escrever o tipo de inanidades que aqui escreves so porque esta na moda bater na Igreja - uma moda ao alcance de pacovios que nao gostam de pensar por eles proprios e assinam por baixo o que lhes e endossado - e de certa forma cuspir no prato onde se cresceu: ate pode ser verdade que nao era moço de ir à missa e que aproveitava os domingos de manhã para bater punhetas, como dava a entender no outro dia, mas foi a moral judaico-crista que conformou os valores do Ocidente que o moldou a si também, quer queira ou não. Como se continua a referir aos chineses como "eles", presumo que ainda não se identifique totalmente com a sociedade que o acolheu. Pode sempre fazer um esforço, ainda assim e colocar atrás das costas os valores que estão na base do pensamento ocidental e trocá-los pela alternativa chinesa. De certa forma até te facilita as coisas, porque o confucionismo nem sequer chega a ser uma religião, é apenas uma filosofia de vida muito sui generis, a tal do cuspir no chão, a de não ceder o lugar no autocarro aos mais velhos, a de furar tudo o que é fila só porque se tem quatro notas de renminbi na carteira e um cargo público qualquer. É a filosofia do "fodei-vos uns aos outros", mas pelo que se lê aqui no pasquim é disso que o leocardo gosta.

Anónimo disse...

bla bla bla bla bla bla,sempre aprendi desde pequeno que futebol,religião e politica não se discutem,porque não vale a pena,é perda de tempo.

Anónimo disse...

Estes, embora não o tenham dito assim, preto no branco, gostam mais de religião do que de gajas.

Anónimo disse...

Por isso que eu não me canso de dizer: tirem as quinas da bandeira nacional duma vez por todas e coloquem lá o símbolo do laicismo!
D. Afonso Henriques é que tinha razão quando disse que os portugueses ou seriam fiéis à Cruz ou seriam uns traidores apóstatas mesquinhos. E quem não acredita nisso que acabei de escrever então que vá procurar saber o significado da bandeira nacional.
Profecias que se cumprem? Eu quero lá saber dos hereges. Pelo contrário: quantos mais eles forem, por mim até é melhor...

Anónimo disse...

Leocardo, a Páscoa é anterior ao Cristianismo. Os judeus já a celebravam...

Anónimo disse...

Anónimo das 02:04, se calhar és tu que só vês gajas por tudo onde é lado. Ou seja, és um tarado e isso é uma doença. Cura-te.

Anónimo disse...

E nem uma adenda à posta do atentado em Moscovo a perorar contra os pacíficos muçulmanos que despacharam mais 35 infiéis.

Pod papo - Pod música disse...

Olá! Para você também uma Feliz Páscoa e um ótimo Feriado!

Beijos

Anónimo disse...

Eu vejo gajas em todo o lado e vocês vêem deus em todo o lado. Vantagem para mim, que as gajas não têm só cu, posso escolher.

Anónimo disse...

tu ves gajas em todo o lado mas não papas nenhuma,essa que é essa.

Anónimo disse...

Pergunta à tua mulher.

Anónimo disse...

quando fores ao cemitério podes perguntar a minha ex-mulher.