sábado, 23 de novembro de 2013

Benção ou maldição?


Quem os viu...

Foi no dia 25 de Novembro de 1932 que as já longas vidas de John e Ann Betar mudaram para sempre. A América vivia os tempos difíceis da Grande Depressão , o filme "King Kong" arrastava multidões, e o futuro presidente John F. Kennedy frequentava o ensino secundário. John e Ann eram vizinhos no bairro sírio de Bridgeport, no Connecticut; ela tinha 17 anos e estudava no Liceu, ele tinha 21 e dava-lhe boleia todos os dias no seu Ford Roaster, e viviam o amor platónico que a sua conservadora comunidade lhes permitia. Mas tudo mudou quando o pai de Ann decidiu casá-la com um homem muito mais velho, e aí John, qual cavaleiro andante de armadura reluzente, fez do Ford um cavalo alado e resgatou a sua donzela da masmorra. Fugiram os dois e casaram em Harrison, Nova Iorque, onde passaram a residir. Fazem esta segunda-feira 81 anos de casados, se lá chegarem - e vamos bater na madeira - e são o casal mais antigo dos Estados Unidos. Arrisco-me a dizer do mundo, mesmo.


...e olha, ainda cá estão!

John tem actualmente 102 anos, e Ann 98. Ninguém diria, eu próprio não lhes daria mais que 95. Reparem como sorriem, no ar jovial e bem-disposto, na compostura e na verticalidade. Não há sedativo ou opiáceo que deixe alguém em tão bom estado. Tiveram cinco filhos, e a sua longevidade (teimosia?) viu dois deles partirem dos vívos nos últimos 15 anos, vítimas do cancro - não terá sido hereditário, certamente. Em compensação têm 14 netos e 15 bisnetos, e isto é o que se pode chamar uma sociedade produtiva, que começou no dia em que o jovem John fui raptar Ann da casa do sogro. Quando lhe perguntam o segredo de um casamento tão longo John diz: "oiço sempre a minha mulher, e faço tudo o que ela manda". Espera lá, o quê? Com esta é que tu nos tramaste, ó John. Mas no fundo o centenário até é capaz de ter alguma razão. Isto de "aturar a patroa" só custa nos primeiros 40 ou 50 anos, depois a gente habitua-se, e finalmente chega a paz do túmulo. Só no caso do John isto está a tardar, e Ann afirma que "vão ficar juntos para frente, seja onde isso for". Será maldição?

1 comentário:

Unknown disse...

Leocardamigo

Confesso: no dia 26 de Dezembro (que já está ali à esquina para quem sobe e à direita para quem desce) faço cinquenta anos de casado.

E singularmente a minha mulher também faz. Curioso) Senão, veja-se:

Eu casei a 26 de Dezembro de 1963; ela também. Eu casei nos Jerónimos; ela também. O meu copo de água foi na Casa dos Açores; o dela também. E não me digam que é um kunxedencia - porque é.

Mas ainda não cheguei aos 102 e ela não chegou aos 98. Ficamos-nos discretamente pelos 72 e 73; mas a receita é a mesma: ela manda e eu... obedeço.

Abç

PS - E um saltinho à minha Travessa? Palavra que adorava