terça-feira, 26 de novembro de 2013

Sempre em festa, parte VI: 13 de Maio


O 13 de Maio é uma data muito querida de uma grande parte dos portugueses. Não é feriado, mas devia ser. Porquê? Sei lá, porque gosto de feriados. Mas porquê o 13 de Maio e não outro dia qualquer? Bem, por mim quanto mais feriados melhor, e nem era preciso uma razão, mas já que perguntam, o 13 de Maio é o dia em que se assinalam as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria. A quê e aonde? Fátima, pá! Ah está bem, Fátima, a Nossa Senhora? Pois é, isso mesmo.

Foi a 13 de Maio de 1917 que três pastorinhos analfabetos e subnutridos foram levar as ovelhas a pastar a um monte ribatejano e "viram uma luz" que "falou com eles". Quando uma luz "fala" comigo, normalmente é mau sinal. Diz-me "puff!", e depois dá o badagaio e deixa de ser luz. Mas em 1917, quando ainda não existia a EDP, uma luz que não fosse a do sol podia ser qualquer coisa: um farol, uma moita em chamas, a mãe de Jesus, etcetera. Por acaso naquele dia foi a mãe de Jesus, filho de Deus.

A Virgem Maria escolheu aparecer, de entre toda a gente no planeta, a três pastorinhos ribatejanos menores de 10 anos, pobres e iletrados, e revelou-lhes três segredos. Ah! Que grande responsabilidade para três criancinhas. Se eu fosse uma criatura sobrenatural com três segredos para confiar, escolheria alguém mais velho, e certamente com um pouco mais de educação, nem que fosse para ter a certeza que me entendiam e não ficava ali a falar para o boneco. Crianças seria a minha última escolha; podia assustá-las, coitadinhas. Só que para estes pastorinhos isto foi apenas mais um dia no monte. As ovelhas pastaram...fez vento...apareceu a Virgem Maria...tudo normal.

Quem no deve ter achado muita graça foi o Papa Bento XV, ocupante do trono da Santa Sé naquela altura. Quer dizer, anda ali um tipo a trabalhar como representante da Deus & Filhos Lda., e depois vai a senhora estabelecer contactos com...crianças ribatejanas? Haja paciência. Para provar que estava mesmo a falar a sério, Maria fez mais aparições no mesmo local, às mesmas crianças. A mais célebre deu-se a 13 de Outubro desse ano, quando um grupo de camponeses molhados da chuva testemunhou um fenómeno que lhes deixou a roupa seca. Ou era uma campanha de uma empresa de "limp-a-sec", ou era a Virgem Maria. Um jornalista d'"O Século" presente no local, garante que era a Virgem. Por acaso fui pesquisar se o LSD já existia em 1917, mas descobri que foi sintetizado pela primeira vez em 1938. Mistério, mistério...

Portanto, três segredos, revelados a três crianças. Que segredos eram estes? O primeiro segredo era a existência do Inferno. Pronto, o Inferno existe, é esse o segredo. A Virgem mostrou aos pastorinhos o sofrimento dos pecadores no Inferno, deu-lhes o "tour" completo. Digo-vos uma coisa: professora que quisesse levar um filho meu a uma visita de estudo a um sítio desses, eu não autorizava. Quer dizer, se o miúdo pedisse muito, deixava-o ir, desde que tirasse boas notas e comesse a sopa toda ao jantar, mas mesmo assim levava um boné e o protector solar. Como "segredo" não tem muito que se lhe diga. Os pastorinhos viram o Inferno, mas e nós? Quer dizer, se era para ficar "em segredo", porque é que o revelaram?

Segundo segredo: vai eclodir uma II Guerra Mundial, caso os homens continuem a ofender Deus e a Rússia não se converta ao Sagrado Coração de Maria. Este segredo foi revelado em 1941, com a tal "previsão" a decorrer. Quer dizer, assim é fácil. Olha, prevejo que o Benfica vai ganhar 1-0 ao Braga na Luz com um golo do Matic na segunda parte. Olha, acertei. Sou um vidente, e o facto do jogo ter sido no último Sábado pouco importa. São detalhes. Estávamos em 1917, no decurso da I Guerra Mundial, que naquele tempo era designada apenas por "Guerra Mundial", e uma segunda seria certamente terrível. Podiam ter avisado antes, em vez de esperar 24 anos. Podiam-se ter evitado 60 milhões de mortes. E essa história da Rússia converter-se e não sei quê cheira-me a retórica anti-comuna.

O terceiro e último segredo foi revelado em Fátima a 13 de Maio de 2000, por altura do 83º aniversário das primeiras aparições. A expectativa era enorme, pois foi preciso esperar 83 anos para revelar um segredo, deve ser importante. Afinal o tal segredo falava da perseguição aos católicos no século XX, que culminaria com o atentado à vida do Papa João Paulo II em 1981. O quê? E fizeram-me ficar a olhar para a televisão três horas para isto? Oitenta e três anos para anunciar um acontecimento que tinha ocorrido 19 anos antes? Ah já sei, a ladainha do século XX. Estávamos no último ano do século XX, pois é. O segredo tinha que esperar até este dia, pois, faz sentido. Só pode ser verdade, verdadinha. Epá, estou convencido.

Convencido ficou também o Vaticano, apesar da hesitação, mas a força da fé prevaleceu. Claro que estes "segredos" foram anunciados num texto elaborado alegadamente proferido pela própria Virgem Maria e ditado aos pastorinhos, que podiam ser analfabetos, mas tinhas boa memória. As aparições foram reconhecidas, e no lugar onde se pastavam ovelhas foi erguido um sumptuoso santuário. Esse bem podia ter sido o quarto segredo: "construam em homenagem à minha visita um santuário amplo, elegante e caro onde se vendam velas, imagens minhas em miniatura, terços e outros pechisbeques. Que os crentes peçam ou paguem as minhas boas graças percorrendo a pé a distância de suas casas até esse santuário, e cumpram uma volta completa a ele arrastando-se pelos joelhos". Quase cem anos de mistério, segredos, devoção e milagres? Repito: bem podia ser feriado.

Sem comentários: