terça-feira, 26 de novembro de 2013

És tão querido...vou-te matar


O Nycticebus, ou "Loris lenta", é um primata que habita nas florestas do subcontinente indiano, da China e do arquipélago malaio, onde é mais abundante, nomeadamente na ilha do Bornéu. O Loris é um animal inocente e indefeso, alimenta-se sobretudo de frutos e de nozes, e devido à sua natureza pacífica e aparência engraçada, é presa fácil de caçadores furtivos, que os vendem depois a mercados clandestinos de animais raros. O tráfico deste animal é mais comum na China, onde se acredita que a sua carne tem propriedades medicinais, e na Indonésia, onde se faz a ponte para outros países onde a Loris é mantida como animal de estimação.

O procedimento da captura da Loris, como documenta este vídeo publicado pelo jornal de Hong Kong em língua chinesa Apple Daily, é o mais cruel que se pode imaginar. Os caçadores sobem nas árvores, abatem os adultos e levam as crias. Depois de vendidos aos intermediários, são-lhe retirados os dentes, uma das partes mais valiosas do animal para a tal medicina, e as Loris são remetidas a pequenas jaulas onde não conseguem crescer até ao tamanho de um adulto. São inúmeros os mercados em Jacarta onde o animal pode ser adquirido pela módica quantia de 25 dólares, e podem ser vendidos a famílias russas ou japonesas como animal doméstico por 2500 dólares - cem vezes mais. É um daqueles casos em que o crime parece compensar.

Este vídeo em língua chinesa é um dos mais recentes, mas são inúmeros os que podemos encontrar na net que nos falam deste negócio do tráfico de animais raros e espécies protegidas na Ásia. A pobre Loris, por exemplo, tem estatuto de espécie protegida ana Tailândia - um dos poucos países onde se combate o seu tráfico - a cantora Rihanna publicou no Instagram uma fotografia com um exemplar no seu ombro, o que a deixou no centro de uma polémica. Interrogada pelas autoridades, Rihanna foi obrigada a dizer onde viu o animal, e acabaram por ser detidos dois homens ligados ao tráfico dos Loris.

A crueldade humana parece não ter limites, e são cada vez mais os exemplos de atentados contra outras espécies, levados a cabo com requintes de malvadez. Há quem pense que isto não lhe diz respeito, mas não existiria oferta se não existisse procura, e para cada um destes criminosos que arrancam da natureza, torturam e matam estes animais pela sua pele, pêlo, carne, chifres ou seja lá o que for, há meia dúzia de pessoas "de bem" como nós interessados em comprar. Tenha atenção à origem dos produtos derivados de animais que consome, e se quiser um animal de estimação, adopte um, de preferência. Recuse-se a ser cúmplice desta prática horrível.

Sem comentários: