segunda-feira, 7 de março de 2011

Jang Ja-yeon: escrava da indústria morreu há dois anos


Jang Ja-yeon, a actriz que se suicidou por enforcamento na sua casa em Seul em Março de 2009, acusou o seu agente de a obrigar a ter relações sexuais com 31 homens por mais de cem vezes, notica o Koreaa Herald. Alguns destes homens são empresários, figuras do mundo do espectáculo, críticos e até jornalistas. Jang terá escrito 50 cartas a amigos e conhecidos expressando o seu desagrado pela sua situação, e referindo-se aos citados homens como "demónios". O agente, identificado como "Kim", foi preso em Julho do mesmo ano por ter ameaçado e agredido Jang. Kim foi ainda acusado de ter pbirgado a actriz a prostituir-se em festas privadas, e foi condenado a um ano de prisão. Os 31 homens em causa foram investigados em 2009, mas nenhum deles foi indiciado. O caso tornou-se conhecido na Coreia do Sul como "A lista de Jang", causando uma investigação rigorosa do fisco aos contratos entre as agências e as celebridades. Segundo o Korea Herald, Kim obrigou outras das suas agenciadas a trabalhar em festas e num torneio de golfe no estrangeiro.


Jang foi encontrada enforcada na sua casa em Bundang, distrito de Seongnam, em 7 de Março de 2009, há exactamente dois anos. Vinha a receber tratamento a uma depressão, e na tarde do seu suicídio telefonou à irmã mais nova a despedir-se, dizendo-lhe que "ia morrer". Esta linda jovem tornou-se célebre na série de TV "Boys Over Flowers" (꽃보다 남자), uma espécie de "Morangos com Açucar" à escala local. Era uma das actrizes mais promissoras da Coreia do Sul, e a sua morte aos 26 anos e consequente escândalo vieram mais uma vez a levantar a velha questão: quais são os limites do sucesso? Até quando vai durar a promiscuidade na indústria do entretenimento? Quantos predadores sexuais existem nesta indústria? Será esta a única forma de alcançar a fama?

15 comentários:

Anónimo disse...

Há uns dias atrás eu comentei aqui naquela noticia dos oscares,de que há muitos actores e actrizes que vão para cama com os realizadores ou juris dos oscares,houve alguém que me gozou,não acreditou.Mas toda a gente sabe que neste negócio de televisão e cinema há muita gente que vende o corpo para conseguir o seu papel e triunfar neste meio.Se esta gaja fosse para cama com aqueles gajos já não teria suicidado e agora seria uma estrela na coreia do sul.È assim que funciona o sistema.

Anónimo disse...

Gaja boa mas suicidou,que pena.

Anónimo disse...

Digo desta como disse do Renatinho: se querem obter fama e dinheiro a todo o custo, aguentem-se! Se bem que neste caso fico comovido com o facto de ter desaparecido uma beleza deste calibre.

Anónimo disse...

que desperdício, pá....

Anónimo disse...

Se fosse uma gaja feia era mais uma que suicidou não é,ninguem queria saber dela para nada.Como é uma gaja bonita toda a gente com pena dela??Não tenho pena nenhuma,ela que quis suicidar,ninguem a obrigou.Quem annda a chuva molha-se.Isso faz lembrar a o caso do renato seabra,ninguem o obrigou a dar o cuzinho ao carlos castro,ele que quis,se quer ficar famoso a todo custo então tem que sujeitar aa estas coisas,senão vai trabalhar como toda a gente

Anónimo disse...

"Digo desta como disse do Renatinho: se querem obter fama e dinheiro a todo o custo, aguentem-se!"

Qual foi a parte que não percebeste, anónimo das 21:49?

Anónimo disse...

Anónimo das 15:14 não concordo contigo,não é preciso fazer sexo com os superiores para subir na vida a todo o custo,era o que só faltava,há muitas maneiras de subir na vida.Não estamos a falar de castings para filmes porno ou gays

Anónimo disse...

Em Macau então, só não sobe na vida quem não quer. Eu já moro acima do vigésimo andar. E pensar que nasci num rés-do-chão...

Anónimo disse...

Que graves problemas de iliteracia, ó anónimo das 18:17... Ó Leocardo, não dá para fazer um exame de leitura e interpretação a estes gajos antes de os deixar comentar?

Anónimo disse...

Lá está o habitual parvalhão do costume a insultar quem não concorda com ele.

Anónimo disse...

Não estou a insultar quem não concorda comigo, idiota. Estou a insultar quem não percebe uma única palavra do que se escreve.

Anónimo disse...

Então está a insultar,oh parvalhão.Não tenho culpa que és burro.

Anónimo disse...

Ó idiota do caralho, vai mas é para a escola aprender a escrever, a ler e a interpretar, em vez de vires para aqui exibir a tua ignorância. Primeiro, aprende a diferença entre "tu" e "você". Não se mistura "[você] está" com "[tu] és"; segundo, a seguir a "que" usa-se um tempo conjuntivo: "Não tenho culpa que SEJAS burro"; finalmente, eu não disse que não estava a insultar, disse apenas que não estava a insultar quem não concordava comigo. Estou a insultar, repito, QUEM NÃO PERCEBE merda nenhuma. Analfabetos como tu irritam-me.

Ysla Nathielly disse...

Nossa gente, pessoal de mente pequena aqui. Ela era uma pessoa, independentemente de ser bonita ou não. Seu caso é muito triste, acho que ela aguentou muito isso pelo fato do seu sonho ser muito importante. Mas deve ter chegado a hora que o sonho dela se tornou um pesadelo, e ela sentiu que não valia a pena tudo aquilo.

Anónimo disse...

Concordo com cada palavra Ysla