sábado, 19 de março de 2011

A caminho de Dusseldorf: ABBA


Pois é, meus amigos, como faltam menos de dois meses para o Festival da Eurovisão, que este ano se realiza em Dusseldorf, Alemanha, vou iniciar uma rubrica dedicada ao tema. Vou trazer aqui curiosidades do passado desse festival fantástico, que teve o seu início no longíquo ano de 1956! (wow!), bem como as canções concorrentes ao Festival deste ano. Começo pelo Festival de 1974, que celebrizou os ABBA, a maior banda de todos os tempos depois dos Beatles.

O concurso realizou-se em Brighton, Reino Unido, e foi carregado de motivos políticos; a França retirou a sua canção pelo facto do funeral do presidente Georges Pompidou se realizar no mesmo dia, Portugal levou "E Depois do Adeus" de Paulo Carvalho, a menos de três semanas da Revolução dos Cravos, e Gigliola Cinquetti ficou em 2º lugar com "Sí", uma canção que subliminarmente apelava ao "Sim" num referendo sobre o divórcio que se realizava então em Itália.

Não obstante de tudo isto, os ABBA venceram com a canção que em 2005 foi votada "a melhor de sempre" nos 50 anos do festival, no programa "Congratulations: 50 Years of the Eurovision Song Contest". Curiosamente foi a primeira vez que a Suécia venceu, e cantando em inglês, aproveitando o levantamento da regra da língua materna entre 1973 e 1977. Os suecos viriam a vencer mais três vezes: em 1984 e 1991 cantando em sueco, e em 1999 em inglês.

Sem comentários: