domingo, 26 de setembro de 2010

Música que me dá tusa: The Pogues


Os Pogues são uma banda inglesa formada em Londres em 1982, sob o nome de Pogue Mahone. Liderada pelo carismático Shane McGowan(ex-Nips), a banda tocava uma versão muito original de música tradicional irlandesa com influências de punk-rock e folk.
Em 1984 gravaram o primeiro disco "Red Roses for Me", um (excelente) disco gravado ao vivo em estúdio, que foi no entanto apenas mais ou menos bem recebido. Deste primeiro disco saíram os singles "Dark Streets of London" e "Boys From the County Hell" (clicar no título para ouvir).

No ano seguinte, os Pogues gravam "Rum, Sodomy & The Lash", com produção de Elvis Costello, um dos melhores discos jamais produzidos, e que chegou ao 13º lugar do top de vendas britânico, tornando os Pogues numa banda conhecida. O álbum é todo ele bom, e nem os três singles que dele saíram, "A Pair of Brown Eyes", "Sally MacLennane" e "Dirty Old Town" lhe fazem justiça.

Seguiu-se o EP "Poguetry in Motion", de onde se destaca o lindíssimo "Rainy Night in Soho", e participaram ainda na banda sonora do filme "Sid & Nancy" com o tema "Haunted", regravado mais tarde por McGowan e Sinead O'Connor.

Em 1988 saíu "If I Should Fall From Grace With God", o primeiro disco dos Pogues que comprei, de onde se destaca "Fairytale of New York", um tema de Natal gravado com Kirsty McColl, que foi o único nº 1 da banda. O álbum foi produzido por Steve Lillywhite, que havia produzido outros artistas nitidamente inferiores (U2, por exemplo) e chegou ao nº 3 do top inglês.

Em 1989 os Pogues gravam "Peace and Love" e promovem uma digressão que passa por Lisboa. No Coliseu dos Recreios, Shane MacGowan, bastante bêbado, interrompe o concerto para procurar um anel que tinha perdido. A primeira parte foi feita pelos Essa Entente. "Peace and Love" é o disco menos bem conseguido da banda, mas mesmo assim destacam-se os temas "White City" e "Misty Morning, Albert Bridge", este último com direito a edição em single.

Seguiu-se uma pausa sabática intervalada com umas férias de McGowan na Tailândia, e o principal compositor e letrista voltou inspirado, e em 1990 sai "Hell's Ditch", um disco inspirado em temas orientais e não só, provavelmente o melhor trabalho dos Pogues depois de "Rum, Sodomy & The Lash". Temas como "Sayonara", "Summer in Siam" ou "Sunnyside of the Street" foram provavelmente a banda sonora do Verão de 1991.

Na sequência do sucesso de "Hell's Ditch", os Pogues foram em digressão mundial, mas agravavam-se os problemas com alcool e drogas de McGowan, e o cancelamento de um concerto no Japão foi a gota de água: o "frontman" era despedido, e substituído temporariamente por Joe Strummer (ex-Clash). Os Pogues viriam a gravar mais dois discos sem McGowan, mas aqueles não eram os mesmos Pogues. A banda voltou a reunir-se já este século para vários concertos, mas não fazem planos de gravar material novo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Os Pogues sem Shane McGowan é como se não existissem, tal como os Pink Floyd sem Roger Waters, embora estes últimos o Leocardo não os perceba.

Leocardo disse...

Então? Não falam mal?

Anónimo disse...

Mais daqui a pouco que agora estou ocupado.

Anónimo disse...

Para falar mal, vou esperar pelo post sobre outro dos seus preferidos: o Tony Carreira.

Leocardo disse...

Não está com sorte :)

Anónimo disse...

Gostos são relativos, isso ja todos sabemos. Mas o meu comentário é o seguinte, também aprecia musica folclore portuguesa(sendo essa a sua origem)? uma pergunta um tanto ignorante ao seu ver com certeza... então e a banda "Sitiados"?
Não gosto desta sua escolha. Ritmos repetitivos em todos os albuns e músicas (tirando a "Haunted), ate cansa!
Mas continue!...pois já estou curioso e "ansioso" pelo próximo.