segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Indústria


1) Fui hoje pela hora de almoço aos serviços de imigração para renovar a licença de permanência da minha empregada. Foi uma experiência muito interessante, pois tive oportunidade de conhecer uma miúda bem gira e inteligente, também. Enquanto esperava que chamassem o meu número, simpatizei com uma menina que ia ser testemunha de um casal num processo de reconhecimento de casamento no estrangeiro. Disse-me que nasceu e viveu sempre em Hong Kong, e mudou-se para Macau há oito meses. Tem cartão e residente permanente graças aos pais, que são naturais de Macau. Quando lhe perguntei o que fazia, disse-me que “trabalhava com aquelas pessoas que são crescidas mas na cabeça ainda são crianças”. Depois de decifrar o eufemismo, percebi que trabalhava com deficientes, neste caso num centro no T’oi San. Quando lhe perguntei se gostava de Macau, disse-me que “é mais sossegado”, mas a principal razão porque se mudou foi para ajudar o irmão a tomar conta de uma menina bebé, portanto a sua sobrinha. Mas, aí está, acha que Macau “é mais sossegado”, e que aprecia “os monumentos” e os “espaços verdes”. Opinião surpreendente de alguém que sempre viveu numa grande cidade que oferece mais qualidade de vida que Macau. Não fiquei com o seu nome, telefone ou qualquer coisa que se pareça, mas foi uma forma interessante de passar o tempo, na chatice da imigração.

2) Enquanto fazia tempo até à hora que a empregada chegasse, fui dar uma volta pelo velhinho Jai-Alai, completamente desfigurado, uma autêntica sombra do que já foi. É certo que era hora de almoço, mas o sítio parecia mesmo caidinho, abandonado, entregue à bicharada. Aquele templo tailandês ali próximo parece ter sido bombardeado, com elefantes arrancados do cho, e altares cheios de pó. Uma prova acabada do estado lastimável a que chegou o Centro Internacional de Macau, cada vez mais parecido com a Chunking Mansion em Hong Kong, mas sem a cor, a vida e a alegria. No Jai-Alai propriamente dito, chamou-me a atenção a quantidade de shows de putaria que ali são exibidos. Pode-se dizer que fiquei de boca aberta, tal era o deboche ali apresentado. Romenas, russas, mongóis, brasileiras, um pouco para todos os gostos, com preferência para os que gostam de louras, espalhadas em posters onde as partes púdicas eram tapadas com recortes de estrelas de prata (!). Ri-me quando vi uma sauna que oferece “serviço completo” por 1218 patacas (se tiverem tempo, dêm uma olhadela), e aparentemente há também uma casa de “patos”, do chinês ngap, nome dado aos prostitutos masculinos. Conheci no outro dia um brasileiro que trabalha num desses clubes nocturnos e disse-me que “dança e faz sexo com as clientes”, chegando, e passo a citar “a fazer três por dia”. Mas o ambiente é deveras assustador, e o local é mal frequentado. No final da tarde voltei do NAPE para casa a pé, já começava a escurecer, e por acaso passei em frente ao Hotel Lisboa, onde fiquei boquiaberto pela segunda vez neste dia. Os tradicionais condutores de triciclo, que cada vez menos encontram turistas para levar a passear por Macau, oferecem viagens às saunas do território. E para mostrar que eles “really mean business”, até penduram as fotografias das meninas semi-nuas na parte da frente do triciclo. Aquilo nem é preciso saber falar chinês: é só apontar para a menina pretendida, e o “triciclista” leva-o até ela. O que diria o deputado Paul Chan Wai Chi se passasse por ali? É triste, quando a putaria e o jogo são as duas verdadeiras indústrias em Macau.

19 comentários:

Anónimo disse...

Podia ter perguntado ao brasileiro quanto é que ganhava, que eu queria mudar de emprego e esse agrada-me.

Leocardo disse...

Duvido que tenha a mesma complexão física do camarada a que me refiro (ou pelo menos a altura) e duvido que seja tão bom a dançar. Mas pronto, nunca é tarde. Boa sorte na sua incursão pela prostituição masculina.

Anónimo disse...

Porco burguês com empregada em casa...
não tens vergonha, Leocas??

Anónimo disse...

é mais "porco colonialista"

Anónimo disse...

epa não sabia que os Ngaps ( "patos") em macau atendia mulheres eheh,porque aqui em Portugal os prostitutos só atendem homens.Mas também as gajas que vao la aos "patos" devem ser todas velhas e feias,daquelas "tias" de macau que nenhum homem gosta.

Anónimo disse...

Leocardo, o China City ainda está aberto no Jai Alai?

AA

Leocardo disse...

Sim, está. Colonialista por ter empregada? 'Tá bem, mando-a embora hoje, ela volta para as Filipinas onde vai fazer absolutamente nada, e os senhores ficam contentes. Ah não esperem, depois acusam-me de ser não-sei-o-quê, como fazem com os democratas. Bolas, preso por ter empregada e preso por não ter :/

Anónimo disse...

Complexão física, Leocas? É mais compleição física, acredite.

Anónimo disse...

Não se preocupem temos as indústrias criativas...

Anónimo disse...

até parece que só há putaria em macau,em países evoluidos como por exemplo a alemanha,holanda,australia,estados unidos da américa,inglaterra etc etc há muita putaria e até é legal.

Anónimo disse...

Exactamente, anónimo das 05:39. O que falta a Macau para ser um sítio evoluído não é acabar com a prostituição, é deixar-se de hipocrisias e assumir a sua legalização.

Anónimo disse...

alguém que veja se o leocas está bem, não há posts hoje??

Anónimo disse...

legalizar a prostituição em macau porque???para que servem as saunas em macau???Ou será que os homens vão as saunas de Macau só para tomarem banho e massagens e não vão foder??tenham dó.

Anónimo disse...

Precisamente, anónimo das 16:39. A prostituição não é legal, mas há casas de prostituição abertas e legais, apesar de as autoridades saberem que serviços é que estas casas oferecem. Chama-se a isto hipocrisia.

Anónimo disse...

isso não é hipocrisia,é ESPERTEZA,porque as pessoas gostam tanto de complicar as coisas???Casa de putas legalizadas abertas para toda a gente,então não é bom??deixem de complicações e vivam a vida que é curta.

Anónimo disse...

É, é muito bom. Tão bom que um dia as autoridades podem acordar mal dispostas, levam a televisão atrás delas, prendem gente por prostituição e dá tudo na televisão para toda a gente ver. Quando o anónimo das 03:25 aparecer assim na televisão, provavelmente já vai achar que, afinal, a prostituição devia estar legalizada.

Anónimo disse...

anónimo das 07H15 já viste algum policia de macau entrar numa sauna e prender alguma prostituta?eu não.os policias de macau tambem não são burros,aliás os policías de Macau até avisam as prostitutas quando que fazem rusga,quando a bofia de macau vai lá fazer rusga ao hotel lisboa por exemplo não há putas naquele dia.até parece que não sabem como que funcionas as coisas em macau." prendem gente por prostituição e dá tudo na televisão para toda a gente ver" isso é na China Continental,em Macau não há destas coisas.

Anónimo disse...

Não tens visto a TDM ultimamente. É que aqui em Macau, de vez em quando, já se têm lembrado de fazer como na China e tem dado na televisão. Devem ser ataques de patriotismo que lhes vão dando de vez em quando...

Anónimo disse...

pois,mas é do tipo levem algumas putas para esquadra para identificação e depois no dia seguinte lá estão elas novamente no hotel lisboa a prostituirem:tenho 1 amigo em Macau que me disse que de vez em quando a polícia de Macau vai fazer rusgas ao Hotel Lisboa para identificar as pessoas e nada mais de especial,uma vez por mes norlmalmente