quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sem cinto, sem desculpa


Realiza-se hoje no Feijó, Almada, o funeral do teen-idol Angélico, falecido na terça-feira depois de um trágico acidente de automóvel no último sábado em Estarreja. A morte do artista é uma notícia aparentemente insignificamente aqui em Macau entre as elites e restante malta entradota na idade, e os “Morangos com Açúcar” não passam na TDM, mas em Portugal a notícia cai que nem uma bomba nos pré-adolescentes, alguns jovens adultos e até umas velhinhas que achavam que o Angélico era um angelical moço. Foi uma perda sentida e triste entre mesmo muita gente, e nem quero imaginar quantos milhares de cópias vai vender o seu disco ainda no prelo. É como se estivesse encontrado o Michael Jackson português, com as devidas distâncias.

Foi curioso ver nas notícias de hoje as implicações legais que terá o acidente que vitimou o Angélico, de quem foi a culpa e quem é que vai arrotar com as indemnizações e restantes despesas. Não sei de quem será a culpa que exista quando o que está em causa é a morte de Angélico e de outros dois jovens, mas algo de positivo brotou desta tragédia: o único sobrevivente era o único que usava o cinto de segurança. Depois disto tenho a certeza que muito mais gente se vai lembrar de colocar o cinto de segurança, aquela fitinha preta com uma roldana e um fecho, que se usa para, sei lá, não morrer em caso de acidente ou travagem brusca?

Nunca pensei que o cinto de segurança fosse um incómodo, e como sempre lhe achei muita graça desde pequenino, nunca me importo de usar. É um pouco como o preservativo, enfim. É pena que se tenha de sacrificar um Angélico para lembrar a importância do cinto de segurança. É verdade que não é 100% seguro (outra vez, como o preservativo...), mas na maior parte dos casos o pior que pode acontecer é um ombro deslocado ou uma ou duas pernas partidas, entre as inevitáveis nódoas negras e um caganço do caraças. Já cheguei a fazer travagens e até a derrapar, mas graças ao cinto só fiquei com o nariz encostado ao volante. Nada de grave, uma vez que sem o cinto podia ter sido simplesmente atirado com as trombas a toda a velocidade contra o vidro e morrido. Mais uma vez: faça um favor a si mesmo e aos seus, use sempre o cinto de segurança.

10 comentários:

Anónimo disse...

A rapariga de 17 anos que também estava em estado muito grave acabou por falecer também?
Quanto ao cinto de segurança, ele aumenta a segurança em mais de 50%. Já o preservativo, depende. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde, o preservativo tem uma eficácia a rondar os 98% no que diz respeito à prevenção de uma gravidez indesejada e cerca de 90% na prevenção do contágio do HIV. Por outras palavras, se gajo usar o preservativo e fizer sexo com uma mulher com Sida, há 10% de chances de contrair a doença.
Preservativo e elementos de segurança sejam eles passivos ou activos apenas ajudam, não são absolutamente infalíveis.

Anónimo disse...

ele levava cinto de segurança, o problema foi o apoio da cabeça. Não bebia esteve 6 meses na china a fazer artes marciais.....uma boa pessoa.

Anónimo disse...

Oh Leocardo não fizeste bem o trabalho de casa,já pareces os jornais mentirosos portugueses que também escreveram que o Angélico não usou o cinto segurança quando na verdade ele USOU cinto de segurança.Aliás até custa acreditar que os condutores em portugal não usem cinto segurança porque isso é quase impossivel,porque em portugal paga multa quem não usa cinto segurança.Portugal não é como Macau

http://www.ptjornal.com/201106301714/tv-media/oficial-angelico-tinha-cinto-de-seguranca.html

Leocardo disse...

Pronto, é a actualização que faltava: o Angélico usou o cinto de segurança. Não fui eu quem inventou que ele não usou, e sinceramente não tenho tempo para acompanhar todos os desenvolvimentos da notícia. O resto do post continu a ser verdade, mesmo assim.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Se não tivesse cinto de segurança, tinha morrido ainda mais... Incrível como, para se demonstrar a eficácia do cinto, se manipula a informação desta forma (não te preocupes, Leocardo, que não te estou a acusar a ti, que foste enganado tal como todos os outros).

Anónimo disse...

Será que usava o cinto de Segurança?

Pois as primeiras noticias afirmam que não o usava , quando ele morreu já afirmavam que ele realmente levava cinto de segurança, estranho é só manobras.
Breve estão a dizer que afinal tinha seguro de responsabilidade civil!!

Pois eu acredito mesmo que ele não usava o cinto de segurança e vai haver muita confusão em apurar quem é o culpado da morte da outra pessoa e ferimentos na outra , mas os factos estão bem apurados!Era ele que ia a conduzir

Anónimo disse...

Os jornalistas que não viram é que não mentem,os bombeiros viram ele com cinto que são mentirosos,não é?

Leocardo disse...

Aparentemente quem disse primeiro que o Angélico não tinha cinto foi a GNR. Um mal-entendido, portanto.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Com ou sem cinto de segurança já não interessa.O gajo está morto e enterrado.Fim da Novela.

Anónimo disse...

"morrer ainda mais"?!