terça-feira, 28 de junho de 2011

Hong Kong não é uma priva-cidade


O dept. de protecção da privacidade de Hong Kong está a investigar três queixas apresentadas por artistas da TVB Pearl que se queixam dos paparazzi estarem a invadir a sua vida privada. Bosco Wong, Vincent Wong e Yoyo Chen apresentaram uma queixa oficial. Bosco, um cantor popular na RAEHK, queixa-se de uma série de fotografias suas completamente nu que foram publicadas na revista Sudden Weekly - cujo proprietário é Jimmy Lai - há duas semanas.

O artista explicou que não gosta de fechar as cortinas da sua casa "para deixar entrar a luz do sol", e que normalmente "anda todo nu pela casa depois de tomar banho". "Como celebridade já estou à espera de não ter muita privacidade, mas fotografias tiradas de dentro do meu quarto passa dos limites", disse Bosco, visivelmente zangado. As fotos mostram ainda a namorada de Bosco, Myolie, que se mudou recentemente para o seu apartamento em Fo Tan, a partilhar refeições com ele. Numa das fotografias vê-se o casal a trocar beijos.

Os paparazzi também passaram três dias a fotografar Vincent Wong e a sua namorada Yoyo Chuen através da janela do apartamento de ambos em Tsueng Kwan O. Entre abraços e beijos, as fotografias publicadas noutra revista cor-de-rosa em Hong Kong continham legendas que insinuavam que o casal "fodeu sem parar" durante 72 horas. Aparentemente calmos, os artistas esperam que a comissão tome medidas para proteger a sua privacidade: "Somos pessoas e temos sonhos", disse Bosco, que está presentemente a trabalhar numa série de televisão. "As nossas vidas pessoais são assunto nosso, e não devem ser partilhadas com o público". Vincent Wong diz que "compreende que os fotógrafos precisam de trabalhar para viver, mas o que se passa em casa, fica em casa". Yoyo Chen não fez quaisquer comentários durante a conferência de imprensa que durou duas horas.

O comissário Allan Chiang diz que o seu departamento vai investigar se a publicação das fotografias viola a lei de protecção da privacidade e dos dados pessoais: "Temos que encontrar um balanço entre a privacidade e os media; se por um lado temos que proteger a privacidade, não podemos ignorar a liberdade de imprensa". Se as revistas forem consideradas culpadas, poderão ter que indmemnizar os ofendidos, e se não o fizerem encorrem em ofensa criminal. No início de Junho a TVB emitiu um comunicado dizendo que as publicações foram banidas da TVB City e não poderão entrevistar quaisquer artistas com contrato com a empresa durante dois meses.

1 comentário:

Anónimo disse...

A namorada do Bosco que venha é para minha casa, que eu fecho as cortinas e já ninguém a incomoda.