quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Brindando aos Reis


Comemora-se amanhã o Dia de Reis, que significa também o final desta quadra natalícia. Na quinta-feira é ainda o Natal Ortodoxo, mas para os cristãos em geral é amanhã o dia em que tradicionalmente se desmancha a árvore de Natal, e guardam-se as decorações naquela caixa de papelão até daqui a mais ou menos 330 dias, quando já estiverem todas embrulhadas umas nas outras e cheias de pó (por muito bem que guarde as coisas na caixa, ficam sempre assim). Na Espanha desembrulham-se as prendas de Natal, o que diz bem do carácter sádico dos espanhóis, que oferecem as prendas aos miúdos num dia e só os deixam abrir 12 dias depois.

Neste dia come-se ainda o Bolo Rei, e a esse respeito recomendo a redacção da 4ª classe, perdão, o artigo de Luís Machado no JTM de hoje. Sobre o Bolo Rei, que já aqui mencionei quando falei dos doces de Natal, traz-me recordações extraordinárias. Tinha um tio-avô que era um grande bêbado, e para ele o Dia de Reis era sempre uma desculpa para encher as fuças de vinhaça. Enquanto devorava meio bolo rei, emborcava cálices de jeropiga e aniz uns atrás dos outros, justificando com a necessidade “de empurrar o bolo para baixo”. Depois de meia dúzia de copos goela abaixo, não se lembrava mais do que estava a comer, e dizia já meio torpe “corta-me aí mais uma fatia do pão”. A certa altura engasgava-se com a fava, e depois passava meia hora na retrete. Era tão divertido.

Para a questão da fava e do brinde que o Luís Machado mencionou na sua redacção, perdão, artigo, tinhamos uma técnica muito boa: quem comia a fava dizia que ia pagar, mas depois não pagava. Às vezes não saía a fava a ninguém, pois era retirada quando se cortava o bolo (menos na situação acima mencionada do meu tio Francisco) e ninguém ligava a essa parvoíce. Quem paga o bolo rei é quem convida para que se coma bolo rei. Se quiserem podem todos fazer uma vaquinha, e pagam todos a porcaria do bolo, mas que raio. O brinde era engraçado, pois como o Luís Machado mencionou, as directivas comunitárias não permitiam um objecto de latão pintado de amarelo do tamanho de um botão embutido num doce que as crianças comem. Com as devidas distâncias, isso faz lembrar aquela lenda urbana que dizia existirem lâminas escondidas em maçãs-do-amor do Halloween. Não conheço ninguém que tenha morrido com um brinde de bolo rei atravessado na garganta, e só um alarve ia engolir um pedaço inteiro de massa de pasteleiro cozida sem pelo menos mastigar bem.

As frutas cristalizadas são a principal razão porque o Bolo Rei não é popular entre os chineses. Eu por acaso até gosto de fruta cristalizada (especialmente os figos e as laranjas), das amêndoas, das passas e tudo mais, mas compreendo que hajam pessoas que não gostem de fruta doce. Os chineses preferem comê-la em pickles, ou com sun wui fan, aquele pó branco que usam nas ameixas com um sabor ácido e desagradável, ou em salada de fruta com maionese (?).

Duas coisas que comia também no Dia de Reis eram broas castelares e romãs. As primeiras são difíceis de encontrar aqui em Macau (pelo menos com sombra de qualidade), e as segundas não são a mesma coisa sem a minha avó a prepará-las, descascadas, polvilhadas de acúcar e deixadas um dia no frigorífico, adqurindo um suminho delicioso. Mas seja como for que comemore o Dia de Reis, seja com um jantar fora com a família, uma fatia de Bolo Rei depois do jantar com um copinho de vinho de Porto, ou simplesmente fazendo nada, como no meu caso. Feliz Dia de Reis!

PS: Coitados dos espanhóis, que só abrem as prendas hoje.

23 comentários:

Anónimo disse...

Os portugueses gostam destas merdas das tradições,se não comem até parece que ficam com azar o ano todo.Eu não ligo nada a estas tradições porque não tenho pachora,todos anos é mesma merda de comida.Estou farto das tradições.Gosto é de coisas novas.Não é sempre a mesma merda.

samuel disse...

Depois do comentário cheio de merda do anónimo anterior, quero dizer-lhe, caro Leocardo, que essa da redacção da quarta classe teve muito espéito.

Anónimo disse...

Gostei de ler, Leocardo. Abraço para si, outro para o Luís Machado, amigo dos bons tempos de Macau.

Pedro Correia

Pedro Coimbra disse...

Caro Leocardo,
A passagem acerca do avô fez-me sorrir.
O meu avô materno, o gajo mais porreiro que conheci, nessas ocasiões, costumava dizer que estava tudo bem até ao último copo.
O último copo é que tinha estragado tudo :)
Yam pui!!

Anónimo disse...

estou de olho em si, Pedro Coimbra.

Pedro Coimbra disse...

Tenho que repetir a pergunta - que está de olho em mim, é anónimo ou anónima??

Anónimo disse...

pessoal de macau e aos portugueses,


· agora temos vários produtos portugueses, principalmente de uma
marca Rio Sul em Macau – existem no minimercado aberto junto do tap-siac e
tb no novo super mercado USA - XXX (eskeci o nome mas fica na Rua Tai Lin,
ao lado da papelaria) recentemente inaugurado na taipa!

· tb abriu uma lojinha de vinhos e congelados portugueses, etc numa
pequena transversal da avenida Kwong Tong (a que liga o Hotel Altira ao Jockey
club, logo depois do local onde se vendem plantas, antes do restaurante
banza!); tem porco preto, tamboril, sapateira, etc. e tb fiambre cortado na
hora! convém prestigiar essas iniciativas dos portugueses … que aqui vivem
!!!!!!!! e ajudar os que fabricam!!!!!!!! J

* *
· e já agora tb lembro que existe, já há um tempo, uma farmácia
portuguesa no condomínio da NovaTaipa que tem otimo aspecto e pessoal
qualificado e, portanto, … merece nosso apoio.

· repassem pf esta mensagem

* *

E, ao que parece, os portugueses estão a tentar consumir mais produtos
nacionais.

Neste movimento em defesa da nossa economia há uma parte que nos toca
directamente a cada um!

Estima-se que, se cada português consumir 150€ de produtos nacionais por
ano, a economia cresce acima de todas as estimativas e, ainda por cima,
permite que se criem mais postos de trabalho!!!

Faça este email circular. Pode ser que sensibilize mais alguém!

Dê preferência aos produtos de fabrico português.

Se não sabe quais são, verifique o código de barras.
Todos os produtos produzidos em Portugal começam pelos dígitos* 560*...

Anónimo disse...

Em Macau há muitos produtos portugueses,é verdade mas é o dobro ou mais do preço que se pratica em Portugal.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:52 mas isso é igual em todos países do mundo,os produtos estrangeiros são sempre mais caros,o dobro ou mais do preço original dos países de origem.Aqui em Portugal nas lojas chinesas é mesma coisa,por exemplo quando vou comprar cups noodles,leite vitasoy etc a uma loja chinesa em lisboa é custa sempre o dobro ou mais do preço original praticado em Macau,por exemplo.Só as vezes que compro estas coisas na loja chinesa para matar saudades de Macau.

Anónimo disse...

E há uma coisa que me chateia bastante é o prazo de validade dos produtos chineses nas lojas chinesas de Portugal,há vários produtos que cujo prazo de validade já expirou ou então falta alguns dias para expirar e mesmo assim estão a venda na loja,é preciso estar atento a estes prazos de validade porque senão compramos coisas já fora do prazo sem saber.E já vi cup noodles fora do prazo mas com etiqueta alterada para...dentro do prazo validade.São tipos sem escrúpulos que fazem isto,a ASAE não perdoa nestes casos.

Anónimo disse...

a ASAE tem ORDENS para não atrofiar com os chineses.
os chineses não morrem em Portugal, e a contabilidade dessas lojas vai para Pequim que lhes paga a renda.
Os chineses é que sabem e em breve mandarão neste país de merda.

Anónimo disse...

" a ASAE tem ORDENS para não atrofiar com os chineses." Ahahah,pois pois,deve ser por isso que há uns anos atrás fecharam vários restaurantes chineses em Portugal por falta de higiene ou então porque andavam a servir carne...HUMANA,deve ser por isso que não há registo de mortos chineses em portugal.O famoso chop-suey!!!

http://vilaespanca.blogspot.com/2010/09/mitos-urbanos-nao-ha-mortos-chineses.html

Anónimo disse...

Como alguém já disse aqui,se não fosse a ASAE muita gente comia merda em Portugal sem saber.Fazia falta uma ASAE em Macau e na China

Anónimo disse...

é preciso ser muito BURRO para acreditar que os restaurantes chineses em portugal servem carne humana ou carne de cão ou gato eheheh.Por isso que não há registos de mortos chineses em portugal ou de funerais chineses.È a tal mentira que dita muitas vezes se torna realidade.E nisso os portugueses são especialistas,maldosos e má lingua nos boatos.

Anónimo disse...

Anónimo das 15:01 por alguma razão o CHOP SUEY dos restautantes chineses em Portugal é tão saboroso!!!Ainda não percebeste porque????Outra coisa que notei nos restaurantes chineses em Portugal,é que não tem contentores ou caixotes de lixo,estranho não é???

Anónimo disse...

o anónimo das 16:24 é canibal.
atenção com ele.

Anónimo disse...

Este, pelos vistos, está habituado a ver contentores e caixotes do lixo nos restaurantes de Portugal. Sim senhor, que belos restaurantes que ele deve frequentar...

Anónimo disse...

Oh Burro não sabes que na maioria dos restaurantes têm contentores para deitar lixo a porta ou nas traseiras do restaurante???Ou será que guardas o lixo em casa e não vais nunca a rua deitar lixo???

Anónimo disse...

A redacao do artigo do Luis Machado é uma bela merda! Foda-se, mas o Rocha Dinis nao tem vergonha na cara?

Anónimo disse...

Por isso que comida chinesa em Portugal é tão saborosa :)))

Anónimo disse...

Então ainda bem que não estou em Portugal. Se um restaurante tiver um contentor do lixo à porta, não entro lá de certeza. Caramba, como as coisas mudaram naquele país em tão pouco tempo! Deve ter sido a ASAE que mandou.

Anónimo disse...

È melhor ter 1 contentor de lixo a porta do resturante para o cliente ver do que deitam no lixo do que ter 1 contentor de lixo escondido não sei aonde que o cliente nem sabe o que deitam ou não deitam no lixo.Ao menos deitam resto de comida no lixo,não aproveitam para fazer chop suey ou outras comidas

Anónimo disse...

Pronto, fica lá contentinho por veres as sobras a ir para o lixo enquanto comes (isso até deve abrir o apetite). Não sabes é se o cozinheiro desse restaurante tão "limpinho" e transparente não cuspiu no prato de comida que está à tua frente...