domingo, 16 de janeiro de 2011

Bruce Lee - 70 anos (a minha homenagem)


Bruce Lee teria feito 70 anos no último dia 27 de Novembro se fosse vivo. Por isso o canal chinês da TVB tem dedicado algum tempo de emissão ao ídolo e eterno mestre que, recordemos, nasceu em San Francisco e cresceu na terra de seus pais, ali mesmo na vizinha Hong Kong. Ainda esta tarde vi Jackie Chan a ser entrevistado a propósito de Lee, com quem contracenou em alguns filmes no início da sua carreira. Não sou fã de Bruce Lee, pois o senhor morreu quando eu tinha pouco mais de um ano, e não sou grande adepto de cinema dos anos 70, em que as pessoas usam suíças até aos ombros e calças de boca de sino.

Não se pense que não admiro a personagem, ou tenho alguma coisa contra ele, mas isto dos filmes de kung-fu é uma coisa que nunca entendi muito bem. Este pequeno clip que aqui deixo é uma parte do filme "Enter the Dragon", de 1971, em que vemos o personagem principal a entrar numa escola de artes marciais e a desafiar o mestre. Depois de dar porrada em mais de 20 alunos armado apenas com os punhos e um par de matracas, dá-se o showdown com o tal mestre, o sr. Suzuki, um indivíduo envelhecido, míope e obeso, que mais parece algum erro de casting. O filme está dobrado em português do Brasil, mas como é normal num filme de kung-fu e partilhado pelos filmes porno, o diálogo é o menos importante.

3 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser destino,o bruce lee morreu muito jovem com 30 e tal anos sem saber qual foi a causa,o filho dele morreu tambem praticamente com a mesma idade a levar 1 tiro de uma bala...verdadeira quando estava a filmar em condições estranhas.

Anónimo disse...

A bala que matou o Brandon Lee não era verdadeira, era de pólvora seca. O problema foi que libertou un estilhaço que atingiu o actor quando filmava um dos filmes da trilogia "The Crow".

Anónimo disse...

nunca vi uns parabéns tão atrasados, ó Leo....