domingo, 16 de janeiro de 2011

Pandamónio


Já falta pouco para Macau poder ver finalmente os seus pandas. Ao contrário de outros zoos do mundo - da maioria deles - Macau pode-se orgulhar de ter pandas. Só não se pode orgulhar de ter um zoo, mas pronto, não se pode ter tudo. Como podemos ver neste ecrã super-futurista instalado no Mercado de S. Lourenço, em Macau "só dá panda", que é o mesmo que dizer que a chegada dos dois amigos ursos oferecidos pela RPC é a melhor coisa que aconteceu ao território desde...bem, sempre! É que depois dos Corsários, dos Generais, dos batráquios, do urso da Flora e do secretário corrupto, Macau tem finalmente uma fauna de que se possa verdadeiramente orgulhar.

Os pandas Hoi Hoi e Sam Sam (um trocadilho com "hoi sam", que em cantonense significa "feliz") são o símbolo da nova Macau, moderna, diferente, toda para a "frentex". Dez patacas para ver os ursídeos parece-me um preço justo. Não sei quantas pessoas virão ver os pandas, mas tenho a certeza que no início serão muitos milhares. Muitos, mas mesmo muito milhares. Quem quiser ir ver os pandas nos primeiros dois ou três meses, prepare-se para enfrentar filas de várias horas. O mais importante de tudo isto é testar a capacidade de Macau para finalmente cuidar de dois seres vivos de modo a garantir com 100% de certeza que nada de mal lhes acontece. Tarefa titânica, digo eu.


Eu não sei ainda se vou ver os pandas; talvez vá se estiver em Coloane, na zona do Seac Pai Van, e estiver mesmo com vontade disso. São muitos factores que precisam ser conjugados. Já vi pandas ao vivo e a cores (bem, eles são a preto e branco), e sei como é que os pandas funcionam: comem bambu (99% da sua dieta), dormem, coçam-se, andam em quatro patas e às vezes em duas, e existe uma certa ideia de que são "giros". Esta ideia foi incutida por séries de animação como este Panda Tao Tao, que até tinha uma versão em japonês (lembram-se?). É bom que nenhuma criancinha mais castiça se lembre de entrar no pandódromo para dar uma festinha no panda, que se arrisca a ter a cabecinha arrancada. É preciso não esquecer que é um urso, e que é bastante feroz.

9 comentários:

Anónimo disse...

È tipicamente portugues criticar tudo e todos.Se dão pandas para Macau os portugueses acham que é uma merda.Os portugueses nunca estão contentes com nada.Mentalidade tuga.

Leocardo disse...

?

Anónimo disse...

Faz muita confusão qdo a tv de HK fala de Macau e mete naquele quadradinho a imagem das ruínas, essa coisa de tempos coloniais. Fez-se a torre de macau mas n serviu, ver se com os pandas isso muda.

Anónimo disse...

Faz confusão, as Ruínas de São Paulo? Então, já que em Macau qualquer coisa serve para protestar, porque não fazem uma manifestação a pedir a demolição das Ruínas de São Paulo e de tudo o resto que faz lembrar tempos "coloniais", incluindo a demolição da fronteira das Portas do Cerco?

Anónimo disse...

Um turista que não vai a Ruinas São Paulo quando chega a Macau é como 1 turista quando chega a Paris e não ver a Torre Eifel.O Anónimo das 23h24 nem parece portugues,és uma vergonha de portugues.Deves ser mais 1 tuga que trabalha em Macau e que fala mal de Macau.

http://www.earthtv.com/en/camera-destination/macau-sar-china

Anónimo disse...

Ursos do crl, faz confusão às gentes de Macau! O propósito da construção da torre de Macau foi aquele, mas não pegou. E isto nc foi segredo, vcs é que são pandas.

Anónimo disse...

Desculpem lá, desta vez não é mesquinhice tuga! Quem foi ao jardim zoológico de Lisboa é natural que ache banal os dois ursos-gatos. Mais, os bixos não são propriamente simpáticos e de fácil socialização. Os que já andam cá há mais tempo têm o Urso da Flora como exemplo.

Quanto aos símbolos do colonialismo, está visto que Macau não passa sem eles. E é bom que não vire as costas à história, porque se não fosse o terrível colonialismo isto mais não era uma terra de pescadores e igual a muitas cidades costeiras totalmente desconhecidas do resto do mundo. Mas isto é conversa para outra hora. As Ruínas de São Paulo estão para ficar com símbolo desta terra.

AA

Anónimo disse...

O roto foi deitado no ralo da sarjeta. Tanta coisa com revistas do social para acabar assim.

Anónimo disse...

Não sabia que o Jardim Zoologico de Lisboa tinha pandas.Desde quando?????
Quanto aos símbolos do coloniamismo em Macau,os chineses não são burros e sabem perfeitamente que se Macau não tivesse estes simbolos do colonialismo de Portugal,Macau nunca teria tantos turistas e Macau teria sido apenas mais uma cidade chinesa como muito outras da China,não tinha nada de especial,além dos casinos.