sábado, 3 de abril de 2010

Provedor do leitor


Recebi deste leitor enfurecido o seguinte comentário no post “Feliz Páscoa!”, onde eu desejo, enfim, uma Páscoa feliz aos leitores do Bairro do Oriente.

Es uma besta, o Leocardo! Metade dos valores que pensas que professas foram-te legados por quem, o idiota? Ou achas que foi a Revolucao Francesa que instaurou de um dia para o outro os valores do estado laico de que tanto gostas? E es um cobarde ... Falas dos padres pedofilos mas nao falas da accao social da Igreja. Nao falas da Caritas, da Conferencia Vicentina, das Misericordias e das instituicoes que por vezes se antecipam em anos ao governo na ajuda a quem precisa. E se es assim tao laico como dizes, porque nao falas do apedrejamento de mulheres e da sharia, do fervor apostolico das igrejas pentecostais e do dizimo que lhe e inerente ou da circunsisao a que todos os putos judeus sao sujeitos? Escrever o tipo de inanidades que aqui escreves so porque esta na moda bater na Igreja - uma moda ao alcance de pacovios que nao gostam de pensar por eles proprios e assinam por baixo o que lhes e endossado - e de certa forma cuspir no prato onde se cresceu: ate pode ser verdade que nao era moço de ir à missa e que aproveitava os domingos de manhã para bater punhetas, como dava a entender no outro dia, mas foi a moral judaico-crista que conformou os valores do Ocidente que o moldou a si também, quer queira ou não. Como se continua a referir aos chineses como "eles", presumo que ainda não se identifique totalmente com a sociedade que o acolheu. Pode sempre fazer um esforço, ainda assim e colocar atrás das costas os valores que estão na base do pensamento ocidental e trocá-los pela alternativa chinesa. De certa forma até te facilita as coisas, porque o confucionismo nem sequer chega a ser uma religião, é apenas uma filosofia de vida muito sui generis, a tal do cuspir no chão, a de não ceder o lugar no autocarro aos mais velhos, a de furar tudo o que é fila só porque se tem quatro notas de renminbi na carteira e um cargo público qualquer. É a filosofia do "fodei-vos uns aos outros", mas pelo que se lê aqui no pasquim é disso que o leocardo gosta.

Isto mesmo, assim sem pontuação e tudo. Primeiro estou-me nas tintas para “os valores sociais que me foram impostos”, porque uns há que considero bons, e outros há que considero assim-assim, e outros ainda que considero maus. Entre estes últimos está o beatismo gritante que V. Exa. revela no seu comentário. Não sou só eu quem fala da pedofilia dos padres, e aliás, nem me alarguei assim tanto sobre o assunto. Experimente a imprensa, que fala disso praticamente todos os dias e não há opinion-maker que não se tenha pronunciado. Se quiser ler jornais que falam da "santa obra da igreja", assine a publicação eclesial da sua preferência. É pena que mais ninguém esteja interessado em lê-la.

Ai, ai, a sharia, ai ai, os pentecostais, esses que nos mordem todos os dias e a toda a hora. Vamos lá branquear a pedofilia dos padres, como fez o papa no outro dia. E sabe uma coisa? A circuncisão é uma prática saudável e higiénica, mas no seu caso não sei se já é tarde demais. Nunca afirmei aqui que passava os domingos de manhã a “bater punhetas”, como V. Exa. refere (estaria a projectar-se?), e aliás nesse aspecto sou como aquele atleta olímpico português: manhãs para mim é na caminha, a chonar. Vá lá você à missa e divirta-se com o seu passatempo. Não sei como que é que o meu agnosticismo entra pela sua casa e faz mal a si e aos seus. Finalmente, isto não é um pasquim: é um blogue. Um pasquim implica um jornal, e a mim não me pagam para agradar ninguém.





Tenho dito.

23 comentários:

Anónimo disse...

Confirma com a sua resposta aquilo que pensava de si. É uma besta e um produto reles da Idade contemporânea. Ao dizer que se está a marimbar para os "valores sociais que lhe foram incutidos" está a insinuar subreptíciamente que não teria problema nenhum em passar por cima dos outros para atingir os seus objectivos. A filosofia do "fodei-vos uns aos outros" na sua plenitude. Parabéns! Daria um bom político em Portugal. Pode não ser pago para escrever, mas isto é um pasquim, um blogue estilo "24 Horas" que se vende com sangue, sexo e discórdia. Um pasquim para pacientes de argumento fraco. Vê-se de resto pela qualidade dos comentários: quando não conseguem somar dois argumentos, acenam com a cena do "papar gajas". Pobres diabos. Pobre de si! Julgava-o capaz de melhor ...

Leocardo disse...

Julgava? A julgar pelo seu comentário reproduzido neste post e por tudo mais o que disse neste comentário até à parte onde se lê "Julgava-o capaz de melhor", dava a entender que não. Mas parece que toquei na ferida, em todo o caso. Em todo o caso, nem sei porque se incomoda.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Exemplos de desejar uma Páscoa feliz: "Quem já aguentou dois milénios, ora na mó de cima ora na mó de baixo, aguenta mais um séculozito de pecado. E depois é preciso não esquecer que esta é a época em que o nosso salvador deu a vida para que possamos ter os ovos da Páscoa.".

"Não sei como que é que o meu agnosticismo entra pela sua casa e faz mal a si e aos seus.". Ninguém disse que faz mal. É uma opinião, a sua opinião, tão válida como a dos crentes que se sentem incomodados e expressam a opinião deles.

Se acha que os crentes não devem ficar incomodados, V. Exa. não devia também ficar incomodado e aceitar com fair play o gnosticismo e os comentários dos crentes. Por exemplo, o seu trauma ou fetiche já o levou hoje a expressar-se por 4 vezes sobre a Igreja Católica.

Nós compreendemos que, para si, este é um tema caro. Nós compreendemos que mereça tantas postas. Nós compreendemos que para si o facto dos islâmicos despacharem 40 infiéis em Moscovo não é motivo de preocupação ou comentário. Afinal este é um filão que lhe garante a polémica necessária para os constantes comentários e contra-comentários.

Não sendo este o tema ou a bola onde ia arranjar leitores e comentários. Comentava-se o quê? O news clipping dos jornais locais ou do China Daily News? O copy paste de blogues que se quiséssemos ler íamos lá? Se as traduções que você faz de artigos estão bem ou mal feitas? Por onde passou a caminho de não sei onde, sem acrescentar nada de relevante ao que pespega? As suas visitas ao New Yahoon ? O aquecimento global que nos caía na cabeça até ter arrefecido demasiado depois de Copenhaga?

Vá caro blogger continue a provocação barata. Nós sabemos como lhe deve ter custado ficar em casa sem poder ir trabalhar tudo por causa de um infeliz feriado católico. Pedimos desculpa por mais esta intromissão na sua vida diária.

Continue a postar no nível rasteirinho a que já nos habituou. E não venha com a tanga do só lê quem quer. É que a partir do momento em V. Exa. vomita a sua opinião publicamente, expõe-se ao comentário público. Vá, faça lá mais um provedor do leitor ou mais um artigo qualquer sobre como a Igreja Católica é hipócrita ou o maior perigo e ameaça à nossa civilização judaico-cristã.

Anónimo disse...

O conteúdo do Anónimo das 11:17está correcto menos em insultar o Leocardo.
A cultura do Leocardo é muito leve, fruto de pouca ou nenhuma reflexão. Pensar que o Actor Taborda era o Tarzan Taborda diz tudo.
O Leocardo não tem conhecimento nenhum da História, que para ele é uma estória.
O Leocardo tem humor, até bastante, mas os futebóis & afins, nomeadamente o falar de sexo, não de sexologia, ocupam um lugar demsiado no disco rígido dele.
O Leocardo, em suma, é muito leve e é um produto da sua geração, aquela que nasceu à volta do 25 de Abril e que deu lugar à geração rasca. Estamos bem arranjados.

Leocardo disse...

Zzzzzz....

Leocardo disse...

Já agora (pois, já acordei) essa dos "futebóis" tem muita graça. Em Março fiz 30 posts (com vídeos, algo impossível de fazer num jornal impresso) sobre futebol de um total de 182, ou seja, 16% do total, que é ainda menos que o tempo que os noticiários na TV dedicam ao assunto. Este mês ainda melhor: 3 em 25 posts foram dedicados ao futebol, uns míseros 12%.

No que toca às traduções, quer dizer, as mesmas que lemos nos jornais todos os dias, através das agências noticiosas? Com a variante de que publico notícias que não saem nos jornais ou saem apenas no dia seguinte (é isso que chateia?), ou muito mais tarde.

As rubricas Volta à China (se tivesse lido a minha entrevista ao Ponto Final saberia que as notícias não são tiradas do China Daily, mas do SCMP), Os blogues dos outros e Leituras são semanais, e se por um lado é verdade que "se quisesse ler os blogues ia lá lê-los", também não é menos verdade que teria que visitar 10-15 blogues diferentes. Caso ainda não tenha percebido, essa rubrica é uma colectânea do que mais relevante (na minha modesta opinião) se escreveu nos blogues que estão na secção "outros blogues", à direita deste.

Quanto à orientação editorial do blogue, penso que já ficámos conversados: escrevo sobre o que quero e sobre o que me apetece. Conhece o Diário Ateísta, um dos meus blogues favoritos? Aquilo é que é malhar na Igreja. Se eu fosse V. Exa. guardava a minha retórica de vão da escada para os ateus desse blogue, esses malvados mal-agradecidos que não sabem que foi a igreja que lhes transmitiu os valores que hoje em dia blá blá blá blá e ainda bem que não é o Islão blá blá blá.

Falei 4 vezes da Igreja Católica e dos escândalos de pedofilia? A sério??? Um fartote, portanto. Recomendo que leia o que se escreve na imprensa sobre o assunto TODOS OS DIAS, com diz-que-disse, diz-que-fez, diz-que-abusou-sexualmente-de-miúdos-surdos. Certamente canalizava toda a sua angústia para o Expresso, I, Público, Correio da Manhã e miríades de jornais estrangeiros A propósito, lê jornais estrangeiros, sabe do que estou a falar? Do you understand the words that are coming out of my mouth?

E isto é para os dois. Mas especialmente para o anónimo das 11:46: não preciso da sua simpatia. Não gosta? Acha mau? Não leia! Ou melhor ainda, tente fazer melhor. Seja como for, não precisa de me agradecer por ter ficado aqui na Páscoa a fazer qualquer coisinha que se leia nesta terra. Sem subsídios, sem revisor, e que diabo, 100% amador. A sério, não se incomode. O prazer é todo meu.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

zzzzzzzzzz

Anónimo disse...

Em primeiro lugar obrigado por nos colocar à mesa aquilo que acha do melhor que se publica nas notícias e nos blogues dos outros. Imaginação e esforço aqui só o do "copy and paste", mas compreende-se que quem dá o que tem a mais não é obrigado.

Angústia? Qual angústia? Você é que, coitado, não sabendo opinar sobre mais nada e limita-se aos chavões superficiais e à sua fórmula de sucesso. Nós percebemos. Não se preocupe, também não se espera muito mais.

Como bem disse, isto não é um jornal nem uma agência noticiosa nem você um jornalista. Também, não tinha qualidade para isso. Podia era aprofundar essa do "Um pasquim implica um jornal, e a mim não me pagam para agradar ninguém". Explicar, não os vários erros de gramática mas, essa concepção de um jornalista ser pago para agradar.

Mas não se preocupe que nós encaramos a sua verborreia como o simples exprimir de um pensamento que respeitamos (nessa qualidade), por muito fraco de argumentos que seja, e que por ser tornado público pode ser objecto de comentários. Se não quiser comentários então guarde o pensamento para si. Mas conhecem-se alguns episódios de pessoas que se engasgaram no próprio vómito. É melhor não.

Essa do publicar e depois ficar à espera que não venham ler é também muito cómico. Publica a opinião e depois fica à espera que só venham ler quem consigo concorda. Critica e depois não aceita ser criticado.

Já agora, quem lhe diz a si que não criticamos todos os outros com quem não concordamos, por exemplo o tal blogue que cita? Julga porventura V. Exa. que o seu blogue é o centro do universo e detém o exclusivo da nossa atenção? Presunção e água benta... Ups, desculpe, não o queria provocar. Vá lá procurar mais uns artigos para traduzir ou notícias para colocar aqui.

Leocardo disse...

Ainda bem que conhece o blogue em questão, só não acredito que vá lá com duas pedras em cada mão, como faz aqui, até porque lá não há "anónimos". Mas pronto, cada um sabe de si.

...E ele a dar-lhe com as "traduções". Pode-me dar um exemplo concreto de uma "tradução" que eu tenha aqui feito? Já sei: quer que eu invente notícias. Opinião completamente da minha autoria? Caso não tenha reparado, também há, à média de quase um artigo por dia. Qual é o jornal onde lê artigos de opinião do mesmo autor TODOS OS DIAS? Esse "copy and paste" que refere é nitidamente referenciado, e por acaso (só por acaso) hoje publiquei uma notícia do Sapo que achei ter interesse, mas tirando esta, é bastante raro. É um bocado chato atirar assim acusações infundamentadas, que depois só caem em saco roto, não acha?

Claro que aceito ser criticado - na verdade adoro ser criticado, e quanta mais espuma sair da boca do meu amigo, mais satisfeito eu fico. Se eu não gostasse, fazia como outros colegas da blogosfera e moderava a secção de comentários, selccionando apenas os que me agradam e ainda acrescentando um ou outro do tipo "muito bom post" ou "é por isso que gosto deste blogue". Só que não o faço. Apenas apago os comentários com caralhadas, travestis tailandeses no escurinho do cinema e outras parvoíces que não têm resposta possível. Quanto ao resto, respondo com todo o prazer.

Quanto aos seus devaneios a respeito do "centro do universo", do "vómito" ou da "verborreia" (noto que tem uma certa obsessão excrementícia), são afirmações que ficam ao critério do seu autor. Não considero que sou o centro do universo, este blogue tem 10 mil visitas por mês (há blogues que têm 10 mil ou mais visitas POR DIA), mas olhe, estou muito orgulhoso do meu passatempo, e ainda mais orgulhoso por ser autor do blogue mais lido em Macau. Quando lhe digo para "não ler" ou "não visitar", estou apenas a tentar poupá-lo "aos chavões superficiais", e ainda economizar o seu precioso tempo, uma vez que de mim "também não se espera muito mais".

E explique você a concepção de um jornalista ser pago para agradar, uma vez que não é da minha autoria. "Um pasquim implica um jornal, e a mim não me pagam para agradar ninguém" pode ser entendido com uma única ideia, ou duas distintas. Já agora podia V. Exa. explicar o que entende por "pasquim", ilustrando com um exemplo concreto. E não vale dizer "este blogue", uma vez que não se enquadra nessa definição.

Cumprimentos.

PS: Peço desculpa pelo tom humilde da resposta, uma vez que sou , como V. Exa. de forma tão perspicaz assinalou, "muito fraco de argumentos".

Pagão das Deusas disse...

Eu gosto é de papar gajas, reitero-o. É uma simbiose perfeita, em que dois corpos se tornam um e onde a verborreia religiosa não tem lugar porque só os sentidos se enchem de poesia. Ao "pai nosso que estais no céu" prefiro o "irmã nossa que estás na terra, mais concretamente na minha cama". Sim, prefiro ser esse pobre diabo vergado ao sabor de deusas a ser um pobre acólito de um deus desconhecido. E sim, prefiro ser um produto reles da idade moderna a ser um obscuro produto da idade das trevas. Os argumentos são pobres? Serão... Mas talvez que um dos problemas da igreja seja ter argumentos muito ricos mas acções paupérrimas. Pelo menos as minhas deusas e eu sacrificamo-nos de livre vontade, nem se percebe muito bem quem é o cordeiro sacrificado e quem é o pastor. Já os pastores da vossa hedionda igreja sabem muito bem que cordeiros sacrificam. O grande mal da igreja talvez seja mesmo esse, acreditar que os sacrifícios são meio de salvação não se sabe muito bem de quê, enquanto que nós, os pobres diabos, preferimos a generosidade de dar e receber. Sem que ninguém seja forçado a nada. Sem sacrifícios involuntários. Um grande amen para vocês também e guardem a fúria trauliteira para quando nos encontrarmos todos no vosso inferno, onde suponho que vocês julgarão estar para ajudar o vosso deus punitivo a dar-nos cabo da vida (ou da morte), e nós estaremos na equipa do simpático diabo, que veremos então ser muito melhor pessoa e de carácter muito mais firme do que o vosso deus, se este existisse.

Anónimo disse...

Muito bom! Leocardo, com comentadores destes bem que podias dedicar uma posta semanal aos melhores da semana. Sugiro o título: "Ora Façam Lá Melhor!"

Anónimo disse...

80% deste blogue são cópias de blogues, de notícias ou videos. Originalidade reduzida ao mínimo. Há quem se contente com qualidade, há quem se contente com quantidade. Você é um dos que se contenta com quantidade. Opções.
Gosta tanto de ser criticado que até criou uma secção especial para não deixar sem resposta quem o critica.

Também vai apagar o seu comentário com as “caralhadas” (noto uma certa obssessão por falos, mas tudo bem fale sobre o que lhe dá prazer) ou acha que ele está condizente com o seu nível ou o deste blogue?

Sendo um pasquim “um escrito afixado em lugar público com expressões satíricas contra o governo ou alguma pessoa constituída em dignidade ou uma publicação difamatória" este blogue qualifica-se como um perfeito pasquim da idade moderna.”.

Não se preocupe com o meu tempo da mesma forma que eu não me preocupo que passe o seu tempo a copiar notícias e postas de outro lado para aqui colocar. Virei aqui ler e criticar o que entender e sempre que o entender. Da mesma forma que já vim aqui apoiar ou dar-lhe os parabéns por excelentes postas que escreveu.

Você é que escreve as frases e eu é que tenho de vir aqui explicar a sua ideia? Essa é boa. Você é que junta jornal com pago para agradar e nós devemos entender que se está a referir a duas coisas totalmente diferentes? Quem escreve no jornal é pago para agradar? Quem escreve num blogue e não é pago não tem de agradar? Ou escreve num blogue, sem ser pago, mas tenta não agradar?

Parabéns por ser o autor do blogue mais lido em Macau mas também em terra de cegos…

Anónimo disse...

este anónimo é um patetinha. Com que então terra de cegos. Porque não faz você um blogue, já que é tão inteligente e criativo? Só com o latim que gastou nos comentários já tinha matéria para uma semana de artigos.

Leocardo disse...

E parece que está tudo dito. O anónimo enfurecido queria que eu falasse da "obra caridosa da Igreja" em vez dos escândalos de pedofilia, e automaticamente "o blogue não presta", "80% são cópias", "não tenho qualidade", e a melhor de todas, "não tenho conhecimento de História", porque não me apetece branquear os crimes de pedófilos com "todas as coisas boas" que a Igreja fez ou faz. E eu apenas defendo que os pedófilos, sejam eles padres ou outra pessoa qualquer devem ser levados à justiça, mas parece que o meu amigo acha que não. E quando voltar da missa e ler isto, não fique chateado. Reze duas ave-marias e dois pais-nossos e isso passa.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

E onde é que está escrito que eu queria que falasse disso tudo? E onde é que está escrito que não devem os pedófilos, sejam eles quem forem, ser levados à justiça?

Lá está o Leocardo a disparar ao lado para disfarçar a falta de argumentos. Meu caro pasquineiro, obrigado pelos vídeos da bola que podem ser vistos no sapo ou na TV Golo. Mais copy paste mas viva, obrigado por nos disponibilizar algo que está noutros sites. Mais um exemplo da falta de imaginação e de espaço ocupado com algo desnecessário.

Parece que está mesmo tudo dito. Mas vá lá não fique mal disposto, continuar a procurar artigos para copiar e colocar aqui e prossiga na sua duplicidade de critérios. Vá, por exemplo, pensado em fazer uma posta provocadora num data com significado para crentes de outras religiões. Por exemplo a islâmica e habilite-se a uma fatwa.

Anónimo disse...

Papa também uma de vez em quando, que vais ver que ficas menos mal disposto, pá!

Leocardo disse...

Pergunta: E onde é que está escrito que eu queria que falasse disso tudo? E onde é que está escrito que não devem os pedófilos, sejam eles quem forem, ser levados à justiça?

Resposta: E es um cobarde ... Falas dos padres pedofilos mas nao falas da accao social da Igreja. Nao falas da Caritas, da Conferencia Vicentina, das Misericordias e das instituicoes que por vezes se antecipam em anos ao governo na ajuda a quem precisa.

E porque carga de água havia de falar disso??? Quem é que está aqui atirar areia para os olhos de quem? Já lhe disse: assine a sua publicação eclesial preferida. E já agora mande cartas-bombas para a RTP, pois os serviços noticiosos não falam de outra coisa. Já sei, se calhar muda de canal ou desliga o televisor para não ser confrontado com notícias de pedofilia na sua adorada igreja "numa data com significado".

O que o meu amigo não percebe é que está em desvantagem neste argumento. Tudo o que eu disse na posta onde deixou aquele comentário inicial foi que a Igreja deve entregar os criminosos à justiça. Não percebe que tentando abafar e branquear assim como têm vindo a fazer, abrem as portas para que os pedófilos usem a Igreja para cometer os seus crimes? Isso não o preocupa? A mim não me preocupa nada, que os meus filhos não poem os pés na igreja, na cataquese, ou qualquer sítio próximo dos padrecos.

Cumprimentos.

PS: Já que gosta tanto de procurar as minhas fontes, prepare-se para o meu comentário a esta notícia -> http://dn.sapo.pt/inicio/globo/Interior.aspx?content_id=1535452&seccao=Europa

Anónimo disse...

Oh Leocardo, desta feita a culpa não é sua. A pergunta feita às 03:17 é do mesmo anónimo das 11:34, 13:07 e 22:12. Não sou o mesmo anónimo que motivou esta provedoria do leitor ou o primeiro anónimo que comentou esta posta. Portanto, não estou em desvantagem. Quanto aos pedófilos e demais criminosos concordo que devem ser julgados e condenados e afastados da sociedade. Acho porém que se deve ter o mesmo vigor na crítica quanto são cometidos por não católicos. Por exemplo por muçulmanos. Mas isso sou eu. Você, já o sabemos, porfia numa duplicidade de critérios na crítica e tem apostas palas que o impedem de ver para os lados.

Não gosto de procurar as suas fontes. Vejo os originais e depois as cópias mal tiradas ou traduzidas aqui.

Preparo-me? Uiiii que tremo de medo com o que possa vir de si. Não se preocupe, já estou habituado ao sectarismo, facciosismo, mau português, mau copy and paste e más traduções. Continue a expor a sua opinião. Sendo válida terá o meu apoio, como já sucedeu. Não concordando com ela, terá a minha crítica. Se não quiser críticas deixe-se de comentários públicos então.

Não pactuo é com vulgarismo. Sejam do primeiro anónimo que comentou aqui ou de quem aqui deixa caralhadas, para usar a sua feliz expressão.

Anónimo disse...

Esse anonimo que anda a descarregar no Leocardo parece um fundamentalista católico...ou entao eh o JME, penso eu de que!

Anónimo disse...

Sou o provedor do Leocardo.

Anónimo disse...

Já que vai fazer um comentário à condenação das comunidades judaicas às palavras do pregador do Papa sugere-se um comentário a esta condenação, de há duas semanas, de Israel às declarações anti-semitas de responsáveis do Hamas em www.mfa.gov.il/MFA/About+the+Ministry/MFA+Spokesman/2010/Israel-condemns-Hamas-anti-Semitic-remarks-16-Mar-2010. Ou só comenta quando esteja em causa a Igreja Católica? Não precisa de responder pois já sabemos onde pinga a sua preferência. Dá-lhe gás Leocardo.

Anónimo disse...

Metendo-me na conversa, e já que é hábito na casa também como anónimo, não acham que estão a exagerar? Isto é um blogue, logo manifesta a opinião de uma pessoa. O Leocrado não é jornalista, não tem a obrigação de ouvir os dois lados da história. É simplesmente uma pessoa que decidiu criar um blogue onde vai manifestando as suas opiniões. Se são boas ou más, isso é com cada um. Agora, há formas de manifestar o desagrado. Também sou católico, todos os domingos vou religiosamente à Igreja e sim, concordo que muitas vezes o Leocardo se perde em assuntos mais sensacionalistas que não mereciam tanta atenção. Mas continuo a visitar o blogue porque ao lado dessa informação há muita outra, sobretudo do lado chinês a que um português há pouco tempo em Macau não tem acesso ou mesmo compreende. E se o blogue tem tantas visitas é porque toca na realidade das pessoas, logo não pode ser assim tão mau. Fala mal da Igreja? É óbvio que também não gosto que a Igreja tenha andando a omitir pedofilia. Passa na rua, vê qualquer coisa e vem para aqui contar? Parto-me a rir com muitas das observações que ele faz e aprendo imenso.
O Bairro do Oriente tem os seus altos e baixos, não é perfeito, mas ninguém o é. Se eu criasse um blogue do género, por certo também teria uma série de gente a chamar-me hipócrita porque falava mais de uns temas que outros, por muito sério que o blogue fosse. Se só discutisse economia, desancavam na política, se só discutisse livros, desancavam nos filmes. A razão perde-se quando se recorre ao insulto para expôr uma opinião.

Anónimo disse...

Essa é a diferença entre ser-se simplesmente católico (que é o que o anónimo das 13:02 é) e ser uma besta fundamentalista que não fica a dever nada aos piores fundamentalistas muçulmanos (que é o que são grande parte dos comentadores que por aqui aparecem). Estes são iguaizinhos a esses muçulmanos, só que não podem perseguir ninguém porque, felizmente, os países a que pertencem são laicos e põem a religião no patamar em que deve estar.