A tradição ainda é o que era. Hoje um pouco por todo lado "brincou-se" ao 1º de Abril, este dia consagrado à mentira. Com tanta verdade tão cruel é bom que haja um dia em que possa desanuviar um pouco. As origens deste dia são várias, mas inclino-me para acreditar na que conta que o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Os resistentes passaram a ser chamados de "tontos de Abril" (
April Fools), e os restantes começaram a enviar-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como
plaisanteries.
Em Macau a imprensa publicou mais das suas inocentes mentirinhas. O futebol esteve em destaque, com o Jornal Tribuna de Macau a noticiar que a FIFA tinha resolvido atribuir um lugar no próximo mundial de futebol à equipa "com mais remates efectuados", classificação essa liderada por Portugal. A Rádio Macau anunciou que o Real Madrid vinha ao território disputar um torneio internacional, e o prémio criatividade vai para a TDM, que contou com a cumplicidade do presidente do FC Porto de Macau, António Aguiar, para confirmar a vinda da equipa principal do FC Porto (o de Portugal) a Macau. Prémio originalidade para o Ponto Final, que noticiou que o deputado e presidente da ATFPM José Pereira Coutinho "foi imepdido de entrar em Hong Kong". Espero que não me levem a mal, e afinal já passou da meia-noite, e agora "é a doer".
É divertido abrir os jornais e ver os noticiários e procurar as "petas". A maioria dos leitores está treinada para não cair nas esparrelas do 1 de Abril. Toda a gente acorda nesse dia mais ou menos precavido. Confesso que caí uma vez, em 1 de Abril de 1997, quando a RTP anunciou que a Torre de Belém ia ser deslocada por uma empresa estrangeira para o parque da Expo98, para fazer parte da feira mundial. Sem me querer desculpar, a notícia foi dada aqui em Macau no dia 2, e parecia-me bastante credível. Como diriam os brasileiros, a RTP "enganou um bobo".
Entre as pessoas, é mais fácil apanhar um mentiroso. É difícil encontrar alguém que minta mesmo bem. Toda a gente tem um tique ou não consegue fazer uma cara séria quando está a mentir, especialmente neste dia em que as pessoas estão em estado de alerta. Excepção feita a um dos meus irmãos, que conseguiu uma vez convencer a minha avó que tinha bebido metade de uma garrafa de alcool etílico. A verdade só veio ao de cima quando a pobre velhota se preparava para chamar uma ambulância. A mentira tornava-se credível devido ao facto de na altura o rapaz ter apenas...5 aninhos. Que malandreco.
Várias mentiras ficaram famosas neste dia. Em 1957 a BBC fez uma reportagem sobre árvores de esparguete que tinham sido plantadas na Suíça. Centenas de pessoas telefonaram para o canal de TV britânico nesse dia para saber onde podiam encontrar as sementes. Também nos anos 50 a televisão holandesa noticiou que a famosa Torre de Pisa tinha caído, o que levou muitas pessoas chocadas a ligar para a estação. Em 1998 a revista "New Mexicans for Science and Reason" publicava um artigo de um físico proeminente que anunciava que o Pi (3.14159 etc.) tinha sido arredondado para 3.0. No ano passado o Bairro do Oriente noticiou que as Obras Públicas iam instalar nas ruas de Macau aparelhos de ar-condicionado desenhados para o efeito, para fazer face ao insuportável calor de Verão.
Algumas brincadeiras tiveram consequências bem sérias. Em 2003 vários websites chineses e sul-coreanos noticiavam que Bill Gates tinha sido assassinado. A inocente "peta" levou à queda da bolsa de 1.5% na bolsa de valores de Seul. No mesmo ano, e no auge da crise da Síndroma Respiratória Aguda (SRAS) um estudante de Hong Kong publicou um website em tudo semelhante ao jornal Ming Pao, alegando que a situação estava fora de controlo, e o chefe do executivo Tung Chee Wa tinha pedido a demissão. O rumor provocou o pânico e uma corrida aos supermercados, e o jovem foi processado pela brincadeira de mau gosto.
Neste dia faça como o Hoje Macau (a propósito, qual foi a mentira deles?) recomendou: minta, minta com todos os dentes que tem na boca. Diga uma mentira à professora, aos pais, ao chefe, aos colegas, aos vizinhos. Faça o que quiser, mas por favor, minta. E já agora diga a verdade nos restantes 364 dias do ano. Porque mentir "é muito feio". Feliz 1º de Abril!
5 comentários:
aqui não se passou nada de jeito.
Para o Hoje Macau tinha duas suspeitas...
"No Hoje Macau, de longe o mais difícil de detectar, tenho duas suspeitas. A da notícia de manchete acerca dos deputados que vão ter de fazer horas extras até Agosto para apreciar todas as propostas. Duvido pelo facto de basearem a necessidade no facto dos projectos ficarem sem efeito porque “não podem passar de uma para a outra legislatura”! Outra das suspeitas é a criação do grupo para prevenir o Jogo entre os jovens. É que, sem nunca se ter reunido, já têm uma lista de vinte pontos para actuar!"
Espero agora o desmentido oficial... para publicar no http://pubeditions.blogspot.com
O Hoje Macau não mente. Ponto Final.
Na minha ingenuidade ainda acreditei na vinda do Porto a Macau. Só estranhei o António Aguiar dizer ser grande amigo do Hulk...
Isso é mesmo muita ingenuidade!!!
Enviar um comentário