quinta-feira, 16 de abril de 2009

Alívios


1) O Chefe do Executivo foi hoje à AL falar de políticas e medidas anunciadas nas LAG. Do que a população em geral estava mais à espera era o anúncio da comparticipação pecuniária. Depois de 5 mil patacas para os residentes permanentes e 3 mil para os temporários em 2008, cabe agora 6 mil e 3600 patacas a cada um, respectivamente. Para os residentes, vão também ser atribuídos vales médicos não transmissíveis no valor de 500 patacas. Tal como o ano passado, a vox populi pronunciou-se sobre o que devia ser feito ao dinheiro que o Executivo tão generosamente distribuíu. Os mais remediados regozijam-se; para uma agredado familiar de, digamos, 6 pessoas, cujo orçamento familiar será igual ou inferior a 10 mil patacas mensais, este subsídio é uma benção. Para os mais desafogados, “está mal” dar dinheiro assim sem mais nem menos, que o dinheiro podia servir para isto e para aquilo, que é “injusto” que não-sei-quem receba o mesmo que outros que coisa-e-tal. Cheguei mesmo ao ponto de ouvir durante o dia pessoas que não conseguem gerir as próprias finanças a dar sugestões sobre o que devia o Governo fazer com tantos milhões. Enfim, a única “justiça” é que eles próprios recebam, porque até “dá jeito”. Atire a primeira pedra quem não receber. Claro que a medida tem um "timing", claro que é anunciada antes do 1º de Maio e inibe eventuais manifestações. Mas que eu saiba ninguém está proibido de se manifestar. Se não o faz porque tem medo de não receber as patacas, problema deles. Meus amigos, o que falta ser feito já devia ter sido feito nos útimos 9 anos. Aproveitem bem que isto não dura sempre.

2) Agnes Lam “está a ponderar” uma eventual candidatura à AL. Aí está a notícia do ano. Vem aí o terramoto político. Classe média sem voz fear not, Agnes Lam to the rescue. Mas a humildade que sempre caracterizou a prof. de comunicação da UMAC está presente, e diz que será “bastante difícil”. Não percebo porquê. Se representa “toda a classe média”, basta candidatar-se e de certeza que entra. E depois vamos ter estudos, gráficos, estatísticas sobre a qualidade de vida e a opinião da população sobre isto e aquilo todo o santo dia na AL. Vai ser um fartote. E não adianta disfarçar que é “indiferente” candidatar-se agora ou daqui a 4 anos. É óbvio que a tal Associação de Energia Cívica de Macau foi formada com fins políticos. Para que mais, então? O que vale é que nos vai deixar saber até ao fim do mês se se candidata ou não. Que alívio. Não aguento tanto suspense.

15 comentários:

Anónimo disse...

Que Agnes Lam está a ponderar uma candidatura não é novidade para ninguém - já o disse à imprensa há alguns meses. Não percebo o que é que o Leocardo tem contra a rapariga, explique lá!
Se me é permitido dar a opinião, acho que seria bem melhor ter estudos e análises às coisas de Macau na Assembleia, do que ter lá uma cambada de empresários mal formados que parecem ser incapazes de pensar em mais do que os seus próprios negócios e nem a Lei Básica conhecem. É que depois são esses que fazem a diferença na altura de votar leis para porem miúdos na prisão aos 14 anos.
Pelo menos a Agnes Lam tem mais do que dois neurónios.

Anónimo disse...

Lá vai pedra. É pena não serem mais. Há muitas instituições de solidariedade que iriam agradecer.

El Comandante disse...

Qual é o problema da Agnes?

Anónimo disse...

se calhar o Léo quis saltar-lhe para espinha e ela deu-lhe nega, daí tanto ódio.

Aquelas beiçolas devem dar cá uns broches...;)

Ou então é mais um daqueles ódios parvos do Léo, a juntar á Tailândia, á Igreja Católica e ao Benfica.

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o anonimo das 15:19, ou ainda temos duvidas que aquela cambada apenas se interessa pelos seus negocios!!!!

Leocardo disse...

Quanto à "cambada", vou falar muito em breve. Quanto à Agnes, os anónimos que me desculpem, mas vai fazer o quê, exactamente? Roubar votos à "cambada" ou aos casineiros? Não. Se tanto vai tirar votos aos democratas. E serão 2000 ou menos, prevejo eu.

Anónimo das 6:10, lamento mas não me revejo nas suas frustrações. Se gosta da menina por causa da boca dela (!?), deve haver outra forma de expressar a sua opinião (sugiro manualmente). Podia ser a Jessica Alba, que mesmo assim não votava nela. Tenha mas é juízo.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O Léo fica sempre tão ofendido quando alguem sugere no gozo que ele dá umas facadinhas no matrimonio, nem que seja só em pensamento.

Tenha juizo você, descontraia e deixe-se de falsos moralismos.

Quem o ouve até pensa que você é daqueles ianques que quase deu cabo do Clinton por causa da Mónica.
Ou um fervoroso católico todo muito cheio de virtude.

E se calhar até é.

Deve ser esse o problema.

Leocardo disse...

O seu problema sei qual é. Acha-se dono da verdade, acha que toda a gente é obrigada a gostar daquilo que você gosta, e desvia a conversa para a cama. Mas essa eu já estava à espera, quando se trata de falar da Agnes Lam ou de qualquer outro rabo de saia. Seja um homenzinho e discuta as questões com frontalidade. Mas atenção: essa decisão é sua. Se quiser continuar a falar de broche e de saltos para a espinha, isso é consigo. O Bairro é uma tasca, como disse muito bem um leitor. Só não vai é mais vinho para essa mesa ;)

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Tendo em conta que a Agnes Lam é próxima de gente com Chui Sai Peng e Lionel Leong, o mais provável, Leocardo, é ela conseguir tirar votos a outros eleitores que não os dos "democratas"...

Anónimo disse...

Bom, não preciso de repetir o que já disse no meu post anterior.

O Léo decididamente não tem sentido de humor nem sabe dar réplica quando a conversa leva um toque de malícia, de malandrice para o lado dele.

Seja muito feliz e muito virtuoso.

E sempre que tiver um pequeno desvio nesses pensamentos cheios de pureza e pudor, não se esqueça de se ir confessar.

Anónimo disse...

Tendo em conta que ela e tao proxima de chui sai peng, leionel leong, e o restante da malta moderada do regime - a nova geracao das familias - voces, cambada de ignorantes, deveriam tentar perceber o que e que a senhora realmente significa. comestica, nada mais. ja repararam que a senhora se quer fazer de a desejada. so esta a espera que as massas saiam num movimento espontaneo e a obriguem a candidatar-se. crescam, pa. parece que nao sabem onde vivem.

Leocardo disse...

Sim senhor. Além disso, se fosse tão "próxima" assim nem precisava de se candidatar. Entrava pela via indirecta.

Anónimo disse...

E quem sera o proximo Chefe do Executivo? Chui Sai On....acho que sim, na minha humilde opiniao....Francis Tam? O Procurador? muito perigoso...ainda ia meia duzia deles presos....Chow Kam Fai....coitado....e capaz de ser o tal para dizer que a eleicao e democratica......

Anónimo disse...

Se calhar não gostou do pau do Leocardo...

Leocardo disse...

Olha, voltou o homem do pau.