domingo, 5 de outubro de 2008

Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón


"Pepi, Luci y Bom, y otras chicas del montón" foi o primeiro filme do conceituado realizador espanhol Pedro Almodovar, realizado com um orçamento de um milhão de pesetas, em 1980, e produzido e distribuído pela desconhecida Fígaro Films, S.A.. E em boa hora, diga-se em abono da verdade. O filme, considerado a viragem no cinema espanhol, explora o submundo de Madrid, poucos anos depois do fim da ditadura franquista, o que se considerava impensável.

Pepi (Carmen Maura, a diva de Almodovar) é uma herdeira desempregada, que passa os dias a ouvir rock e a cuidar da sua plantação de marijuana. Um dia é violada por um polícia (Félix Rotaeta), e perde a sua virgindade, que planeava vender por 60 mil patacas. Jura vingança, e para tal conta com os elementos de uma banda punk, os Bomtoni, onde pontifica a sua amiga Bom (Olvido Gara), uma adolescente lésbica. Bom seduz a mulher do polícia, Luci (Eva Siva), uma masoquista, e fogem juntas. No fim Luci volta ao marido, porque este, que a tratava como se fosse sua mãe, lhe começa a bater.

Praticamente todos os elementos dos futuros elementos dos filmes de Almodovar estão presentes neste filme: as drogas, o desemprego, a exclusão social, a juventude rebelde que desperta de uma era de marasmo e opressão. Não faltam as cenas mais ousadas, os gays, os travestis e as bandas alternativas com que Almodovar sempre manteve uma complicidade próxima. O filme saíu em DVD apenas o ano passado, e recomenda-se vivamente. Quem sabe se um ciclo de filmes do realizador espanhol seria uma boa ideia para as noites de sexta-feira da TDM, em vez daqueles intragáveis filmes portugueses?

7 comentários:

Mac Adame disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Já está à venda ali no Zhuhai? Se estiver, compro.

Leocardo disse...

Está pois. Foi onde eu comprei.

Anónimo disse...

Então lá irei, logo que possa. Obrigado pela informação.

Leocardo disse...

Pode comprar a colecção completa de filmes de Pedro Almodovar (todos os 14), que bem negociado fica por mais ou menos cem patacas. Cumprimentos.

Unknown disse...

nao sei se e boa rcomendacao a um ciclo de cinema na TDM, dada a ousadia que o Leocardo para falou ser tipico dos filmes dele

Anónimo disse...

Ah, então em vez de filmes ousados de qualidade, talvez seja melhor a TDM continuar a passar filmes de 3.ª categoria sem qualquer tipo de ousadia...