domingo, 12 de outubro de 2008

Festa da música


Realizou-se na passada sexta-feira a Festa da Música na Escola Portuguesa de Macau. A terceira edição, adiada desde o fim do ano passado devido à comemoração do 10º aniversário daquela instituição de ensino. Quanto ao programa, a devida vénia. Aliás devo tirar o chapéu à prof. Paula Balonas, que heróicamente tem lutado para que os jovens da EPM se interessem por música desde tenra idade. Crianças dos 7 aos 12 anos (mais ou menos isso) a trautear música popular, a soprar flautas, a dedilhar guitarras, tudo com a maior vontade e dedicação que se possa imaginar.

O pior são os pais. Os senhores que me desculpem, mas alguns são piores que as criancinhas. Primeiro os atrasos. Qualquer coisa que a EPM organiza começa sempre com dez ou vinte minutos de atraso. É a tradição nacional, claro, eu próprio quando chego a horas (ou seja, primeiro) a uma reunião/concerto/encontro, os seguintes perguntam-me sempre "o que estás a fazer aqui tão cedo?". Pois, a pontualidade é para os suíços.

Depois os "chius". Antes de qualquer número era preciso mandar calar...os pais! Já sei que só lá estão para ver os vossos filhos, e prova disso é o festival de flashes e a exposição de câmaras fotográficas e de vídeo, prontinhos para gravar aquele momento associado à presença em Macau, e tal, nem que seja só por alguns segundos. Até os apresentadores (dois miúdos) faziam uma cara feia à espera que os pais parassem de tagalerar uns com os outros. Uma tia que estava sentada ao meu lado dizia "ai tá bem, o que foi, não se pode falar?". Pois pode, mas não ali.

Sinceramente até gosto destas pequenas reuniões, onde posso encontrar os restantes membros da nossa cada vez mais reduzida comunidade (é ali e no Caravela), e até trocar algumas impressões com gente requintada e inteligente. Mas será necessário colocar algum daqueles avisos que há no Cineteatro ou no Centro Cultural? "Por favor desliguem os telemóveis etc."? E outra coisa, quando aquele hino da EPM diz que a escola "para nós será para sempre imortal", quer dizer que há alguma forma de ser imortal, sem ser para sempre? Esclareçam-me, por favor.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Para nós será sempre imortal" está correcto, pois certamente que "sempre" se refere a "para nós". Significa que nunca mudaremos de opinião, que sempre consideraremos a escola imortal. Claro que se o "sempre" se referisse a mortal, não estaria bem.

Anónimo disse...

Correcção à última frase: Claro que se o "sempre" se referisse a "imortal", não estaria bem.