segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Bons e maus hábitos


1) A população de Macau tem bons hábitos de saúde, nomeadamente nos hábitos alimentares, mas no entanto descura alguns aspectos da prevenção, segundo os resultados do primeiro Estudo de Saúde de Macau, divulgado hoje. Dulce Trindade, do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, adianta que enquanto a população tem consciência de que uma alimentação saudável é importante, existem problemas com a obesidade e hipertensão. Segundo o estudo, a população não se previne contra os tumores (cancro em linguagem menos diplomática), a principal causa de morte em Macau, o rastreio de vários tipos de cancro é deficitário, e existe ainda alguma desinformação sobre o uso do preservativo. Veja aqui a reportagem da TDM.

2) Outro dos hábitos passa por falar mal. A selecção feminina de hóquei em patins do território perdeu hoje com a sua congénere da Alemanha por 31-0, depois de ter perdido ontem com a Argentina por 32-0. Resultados perfeitamente normais, atendendo à diferença entre experiência e condições de treino das argentinas e alemãs, e as atletas da RAEM. Só é pena que alguns responsáveis do desporto de Macau sejam tão mesquinhos e invejosos. Afinal, em que outro desporto Macau participa em campeonatos do mundo ao lado dos maiores atletas a nível mundial? Se perder por muitos tem assim tanta piada, aplica-se a velha máxima bem portuguesa: "diz o roto ao nu, porque não te vestes tu?".

2 comentários:

Anónimo disse...

Já nem falo do mundo, mas o hoquei em patins é pelo menos o unico desporto em que Macau consegue resultados menos embaraçosos na Ásia. Os outros desportos não existem, e deviam olhar para este exemplo.

Anónimo disse...

Vergonha porquê? O hóquei em patins é assim, há meia dúzia de equipas que goleam todas as outras, e a Espanha que vence todas. É normal.