segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Aumentos, porquê?


As tarifas dos autocarros em Macau vão aumentar vertiginosamente em 2009, sem razão aparente. Assim para as viagens dentro de Macau, a tarifa vai aumentar das 2.50 patacas, preço que se vem mantendo fixo há seis anos, para 3.5 patacas. Um aumento de 40%, sem que a qualidade do serviço tenha melhorado, ou que os preços dos combustíveis - cada vez mais em baixa - justifiquem. A viagem entre Macau e a Taipa, que custava 3.30 patacas, vai passar a custar 4.50 patacas. Se alguém acha que o aumento não é significativo, uma vez que os táxis também aumentaram, experimente andar num autocarro, apertado que nem sardinha em lata, de pé, e durante o dobro ou o triplo do tempo. Não se justifica, sinceramente.

6 comentários:

Unknown disse...

as tarifas e nao trifas

Anónimo disse...

É uma verdadeira vergonha que tendo a merda de transporte publico que temos agora seja mais caro. Autocarros e taxis velhos, conductores sem educaçao que nao respeitam as mais minimas regras de segurança nem a lei de transito, etc. E nao, nem gosto nem volto para minha terra pois minha terra é agora esta.

Anónimo disse...

Justificava-se esse aumento ou outro ainda mais acentuado, desde que resolvessem o problema da sobrelotação. Quando passasse a ser confortável andar de autocarro em Macau, acho que as tarifas podiam até duplicar.

Anónimo disse...

Condutores. Conductores é que não.

Anónimo disse...

Já nao é mau, uma gralha só? Estou a melhorar...

Obrigado pela correçao!! Agradeço.

Isaías disse...

O tema dos transportes públicos em Macau continua na ordem do dia. Agora o governo diz que irá ter mais intervenção na definição das rotas...
E penso que é por aqui que se devem começar, pois quantidade não significa qualidade, como é sabido. Macau cresceu e o aumento do número de carreiras também, mas muito provavelmente sem um planeamento adequado.
Antes de mais há que efectuar um levantamento exaustivo da utilização dos transportes públicos (autocarros e táxis), começando por sectoriar o território em zonas. Em cada uma delas elaborar questionários, sobre: 1-Quem utiliza (donas de casa, estudantes, trabalhdores de que sectores, etc); 2- A que horas utilizam; 3-Para onde se deslocam (zonas pré-estabelecidas), 4-Etc...
Só assim se pode apurar com rigor as verdadeiras necessidades da sociedade neste sector e evitar o aumento demesurado de veículos de transporte público em Macau).