quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Da Rússia sem amor



O Benfica entrou com o pé esquerdo na Liga dos Campões, ao perder ontem à noite na sua estreia no Grupo C em casa frente ao Zenit S. Petersburgo por 2-0. A equipa russa, orientada pelo português André Villas-Boas, resolveu cedo a questão do vencedor, beneficiando de algum desacerto dos encarnados. O ex-portista Hulk inaugurou o marcador logo aos cinco minutos, e aos 18 o guardião benfiquista Artur viu o cartão vermelho directo após carregar fora do área o avançado internacional português Danny, que corria isolado para a baliza. A jogar com dez já era complicado, e mais complicado ficou aos 22 minutos, quando na sequência de um canto de Danny e um cabeceamento de Axel Witsel, o guardião substituto Paulo Lopes defende a bola, mas para além da linha de golo. Uma estreia infeliz para Jorge Jesus, que começa já a fazer contas a pensar no eventual apuramento. Também para o Grupo C o Monaco de Leonardo Jardim, que está a ter um arranque de campeonato abaixo das expectativas na França venceu em casa o Bayer Leverkusen com um golo solitário de João Moutinho.



No Grupo A destaque para a derrota do finalista da edição do ano passado da prova, o Atletico Madrid, que perdeu em Atenas por 2-3 com o Olympiakos. Os gregos tiveram sempre na frente do marcador desde os 13 minutos, quando o francês Masuaku fez o 1-0, para aos 31 Afellay aumentar o placard, e sete minutos depois Mario Mandzukic reduzir para os "colchoneros", resultado com que se atingiria o intervalo. Kostas Mitroglou repôs a vantagem de dois golos para a equipa da casa aos 73, para o francês Griezmann reduzir de novo a quatro minutos do fim. Na outra partida do grupo a Juventus venceu em casa os suecos do Malmö por 2-0, com golos do argentino Carlos Tevez aos 59 e aos 90 minutos.



No Grupo B o Real Madrid estreou-se com uma goleada de 5-1 sobre os suíços do Basel, agora orientados pelo treinador Paulo Sousa, resolvendo a partida com uma avalanche de golos no primeiro tempo. O defesa checo Suchy marcou um autogolo aos 14, e depois Gareth Bale e Cristiano Ronaldo marcaram dois golos no espaço de um minuto, decorria meia-hora do encontro. O colombiano James Rodríguez fez o quarto aos 37, e no minuto seguinte Rodríguez apontava o ponto de honra do Basel, para aos 79 o francês Benzeman encerrar a contagem. No outro jogo deste grupo o Liverpool, regressado à Champions este ano sofreu para derrotar o estreante Ludgorets, da Bulgária. O italiano Mario Balotelli marcou o primeiro já decorriam 82 minutos, e já no início dos descontos os visitantes empatariam pelo espanhol David Abalo. Quando já se esperava a surpresa, o Liverpool beneficia de uma grande penalidade no último lance do encontro e Steven Gerrard não perdoa e dá a vitória aos ingleses.


Outra equipa inglesa mas com menos sorte foi o Arsenal, que saíu derrotado por 0-2 na sua deslocação à Alemanha, onde defrontou o Borussia Dortmund. Os golos foram apontados pelo italiano Immobille em cima do intervalo, e pelo gabonês Pierre-Emerick Aubameyang logo no terceiro minuto após o reatamento. Em Istambul jogou-se o Galatasaray-Anderlecht, que terminou empatado a um golo, mas os belgas saem da Turquia com um amargo de boca; Dennis Praet marcou para os visitantes aos 52 minutos, e os turcos só empatariam já nos descontos com um golo de Burak Yilmaz.


Sem comentários: