domingo, 12 de maio de 2013

Porto a caminho do "tri"


O FC Porto bateu esta noite o Benfica no Estádio do Dragão por 2-1, assumindo a liderança da Liga Sagres com mais um ponto que os encarnados, a uma jornada do fim. O jogo foi resolvido apenas nos descontos, um desfecho digno de Hitchcock, de um campeonato que promote ter um final impróprio para cardíacos. O Benfica entrou melhor na partida, não acusando o ambiente escaldante do estádio do adversário, e Lima inaugurava o marcador aos 19 minutos, aproveitando uma série de ressaltos na área portista, após um lançamento de linha lateral longo de Salvio. A vida corria bem às águias, conscientes de que a vitória significaria comemorar já hoje o título no reduto do seu adversário mais directo. O Porto correu atrás do prejuízo, e empatou apenas cinco minutos depois. Jogada de insistência do ataque azul-e-branco, com o defesa benfiquista Maxi Pereira a cortar um cruzamento de Varela, que Arthur não conseguiu suster, socando o esférico para o fundo das suas redes. Ficou mal na fotografia, o guardião encarnado. O erro defensivo valeu ao Porto o empate, resultado com que se chegaria ao intervalo. No segundo tempo o Porto tomou a iniciativa do jogo, pois só a vitória interessava aos dragões nas contas do título. O empate servia o Benfica, e os seus adeptos já começavam a festejar o ponto conquistado quando nos descontos surje o balde de água fria. Já passavam dois minutos dos quatro complementares concedidos pelo árbitro Pedro Proença quando dois dos suplentes lançados por Vítor Pereira fabricam o golo que pode valer o título. Liedson assiste Kelvin, que remata cruzado sem hipóteses para Arthur - um golo ao ritmo do samba que deixou o Estádio do Dragão em delírio. O treinador portista ficou eufórico, e Jorge Jesus caíu de joelhos. Uma imagem que ficará para a história deste clássico. O Porto parte para a última jornada em vantage e tem uma deslocação à Mata Real, que poderá ser o salão de festas onde se comemorá o tri-campeonato. Isto porque o Paços de Ferreira garantiu hoje o 3º lugar na liga, que vale a presença no "play-off" da Liga dos Campeões. Os pacenses não foram além de um empate em Coimbra frente à Académica, mas o Braga, que discutia ainda a presença na liga milionária, foi derrotado em casa pelo Nacional. O Paços pode assim dar-se ao luxo de perder com os portistas, que certamente irão à capital do móvel com uma enorme confiança. Resta agora ao Benfica esperar por um milagre.


Antes do clássico realizaram-se as restandes partidas correspondentes à 29ª jornada da Liga Sagres, e fez-se história em três campos. Como já foi referido acima, o P. Ferreira garantiu o terceiro lugar e a possibilidade de alcançar pela primeira vez na sua História a fase de grupo da Champions, a competição mais apetecida do futebol europeu. Quem diria. A Académica também festejou, pois o ponto conquistado garante matematicamente a permanência na divisão principal do futebol português. O empate a uma bola obtido pelos pacenses em Coimbra não era só por si suficiente, mas o desatrado Braga perdia no Minho por 1-3 contra o Nacional e ficou a cinco pontos dos pacenses. A equipa da cidade dos arcebispos tem que se contentar assim com a Liga Europa, podendo entrar directamente na fase de grupos caso o V. Guimarães não vença a final da Taça frente ao Benfica. Os bracarenses, que apesar da época irregular conquistaram a Taça da Liga frente ao FC Porto, só se podem queixar de si próprios, pois venciam a quinze minutos do fim, altura em que permitiram três golos dos madeirenses em apenas cinco minutos.


Na Medideira também se escreveu uma página inédita na História, com o velhinho Estoril a garantir pela primeira vez a presença numa competição europeia. A equipa de Marco Silva, um treinador a quem se prevê um grande futuro, bateu o aflito Beira Mar por duas bolas a uma, numa partida com contornos dramáticos. O espanhol Dani Abalo adiantou os aveirenses aos 28 minutos, mas Licá empataria para os canarinhos aos 32. A equipa da linha garantia o lugar europeu apenas a quatro minutos dos 90, graças a um erro do guardião visitante. Rui Rêgo não segurou a bola após um canto marcado do lado direito e introduziu a bola na sua própria baliza. O lapso do seu guardião pode sair caro caro ao Beira-Mar, que fica obrigado a vencer o Sporting em casa na última jornada e ainda ficar à espera dos resultados do Moreirense, Gil Vicente e Olhanense, outras equipas na zona perigosa. O Estoril pode entrar no "play-off" da Liga Europa caso mantenha o quinto lugar e o Benfica vença a Taça de Portugal, mas a presença na 3ª pré-eliminatória fica para já garantida.


Enquanto que ao Estoril está reservado o baptismo europeu, em Alvalade também se fez História, mas pela negativa: O Sporting fica de fora das competições europeias pela primeira vez em 36 anos. Os leões bateram o Olhanense por 1-0, apesar de mais uma exibição muito apagada, mas a vitória dos estorilistas atira-os para fora da Liga Europa. O Sporting ainda pode igualar os canarinhos no quinto posto, mas tem desvantagem no confronto directo, e mesmo que termine à frente do V. Guimarães, os minhotos têm o lugar europeu assegurado via Taça. A pior época de sempre do Sporting pode tomar contornos ainda mais trágicos. Caso percam na última jornada frente ao Beira-Mar, os leões podem terminar no 10º lugar, caso Marítimo e Nacional vençam os seus jogos. É altura de arregaçar as mangas e começar do zero, em Alvalade.

Sem comentários: