quarta-feira, 19 de maio de 2010

Um homem que tinha tudo


Huang Guangyu, em tempos o homem mais rico da China, foi condenado a 14 anos de prisão por corrupção. Huang é acusado de troca ilegal de moeda estrangeira, negócios ilegais e suborno. O empresário ficou conhecido por ser o proprietário da empresa de electrodomésticos Gome, que tinha 1300 lojas espalhadas por toda a China, e que em Macau estava na Av. Conselheiro Ferreira de Almeida. Huang, de 41 anos, foi considerado o homem mais rico da China em 2004, 2005 e 2008, ano em que foi detido em Pequim. A sua fortuna era estimada em 3600 milhões de dólares americanos. Huang foi detido por suspeitas de manipular acções de duas companhias de Shenzhen cotadas na bolsa, em 2007, e de ter subornado vários oficiais em valores que ascendem aos 5 milhões de yuan. Demitiu-se do cargo de director da Gome em 2009, mas manteve-se como principal accionista. Huang, filho de uma família pobre, era tido como um exemplo de sucesso na China depois da abertura à economia de mercado.

2 comentários:

Anónimo disse...

porra com tanto dinheiro como que não subornou a policia ou o juiz?ou então fugia para Portugal ou Brasil que assim não ia preso.

Anónimo disse...

Ora aí é que está. Gostam muito de criticar a China, mas pelo menos nisto actuam quando têm que actuar, seja contra quem for. Em Portugal é o que se sabe: se for importante, não há tribunal que lhe toque.