terça-feira, 25 de maio de 2010

Justiças


1) Algo de horrível aconteceu naquela noite de 30 de Setembro de 2007 ao jovem Luís Amorim, um estudante da Escola Portuguesa de Macau. Se ainda restavam dúvidas, a nova autópsia realizada pelo Instituto de Medicina Legal de Portugal descarta a tese de suicídio. Uma teoria ridícula, feita em cima do joelho pelas "autoridades" do território, insultuosa para a memória do jovem e pior do que isso, que dói à família do pobre Luís. A ideia de que um jovem na força da juventude, com um futuro brilhante pela frente se tivesse atirado da ponte Nobre de Carvalho sem que ninguém tivesse dado por nada, sem nota, indícios ou testemunhas, é simplesmente impossível. Não tem cabimento nenhum. As provas foram todas lavadas, apagadas, ocultadas, antes que se pudesse dar início a uma investigação digna desse nome. Foi tudo tratado, despachado e arquivado como se se tratasse de um mero roubo de uma bicicleta. Tratou-se de encobrimento? De quem oo do quê? Não se pode deixar de especular. O que aconteceu naquela noite? Um acidente? Homicídio? Quem é o responsável? O que fez o Luís para merecer tal sorte? O que viu? O que se passou afinal? Dúvidas que urgem esclarecer. O MP de Macau assobia para o lado. como se tivesse algo a perder em que saiba a verdade. Something very fishy going on in here, passo o estrangeirismo. A verdade não vai trazer o Luís de volta, mas a sua família merece que se faça justiça, que essa verdade seja descoberta. O sentimento de impunidade suja, e deixa uma mancha indelével na nossa justiça.

2) O deputado Pereira Coutinho insurgiu-se contra a política de contratação de trabalhadores não-residentes levada a cabo pelo Governo no que diz respeito aos guardas prisionais no Estabelecimento Prisional de Macau, em Coloane. O deputado aponta ainda o dedo às desigualdades em termos de regalias entre os guardas locais e os recrutados ao exterior, com benefício destes últimos. Ora aqui convém não brincar com coisas sérias. Na minha opinião, o EPM devia contar apenas com guardas estrangeiros, sejam eles nepaleses, vietnamitas ou de outra nacionalidade qualquer. Uma prisão, ainda mais a de Macau, não é local indicado para que se contem espingardas nesta guerrilha entre residentes e não residentes. Existem pressões diversas, desde subornos, ameaças às famílias do guardas, chantagem, mil e uma incidências próprias de uma prisão onde estão reclusos perigosos, membros de seitas, criminosos a sério, com contactos no exterior. Com guardas nepaleses (bastante competentes, por sinal) e vietnamitas, não há ali tai-lous ou lou-sais, e a barreira da lingua funciona como factor de segurança. São todos tratados da mesma forma. É assim que deve ser.

15 comentários:

Anónimo disse...

cuidado leocardo este é terreno movediço vê lá onde te estás a meter porque "eles" quando querem sabem sempre quem são os autores "anónimos" dos blogs e acho que deves ter amor aos teus filhos é que "eles" são mesmo perigosos como dizes e têm os amigos cá fora para nos pertubarem sempre que for preciso.

Leocardo disse...

"Eles"? E o que disse eu que não tivesse sido dito antes?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Também tu, Pereira Coutinho, com essa conversa dos coitadinhos dos residentes!? Arre, já não há paciência...

Anónimo disse...

1) O caso do Luís Amorim é muito estranho. O que fazia o miúdo a altas da madrugada na ponte? Toda gente já ouvi que a PJ fez merda e que o rapazinho não estava "limpo".



2) Dou razão ao Leocardo mas compreendo o Coutinho. O homem é político e vive de votos. Eu diria o mesmo se tivesse na pele dele.

AA

Anónimo disse...

O rapazinho não estava "limpo".Mas o que queres dizer com isso? vai a p.j contar aquilo que sabes então.

Anónimo disse...

Uma mentira, de tantas vezes repetida, torna-se verdade.
Não é, anónimo das 22:10?

Anónimo disse...

em macau ng anda limpo aquela hora
irrelevante

Anónimo disse...

A PJ fez a peritagem mediante as provas que encontrou na altura da chegada dos seus agentes. Mas quem chegou primeiro foi a PSP, por isso...

Anónimo disse...

o anónimo das 11:44 faz-me lembrar alguém que gosta de intimidar os outros com o seu paleio saloio!

Anónimo disse...

Corrijo. PSP e não PJ quem fez merda. É o que se diz.

AA

Anónimo disse...

Corrigo. O anónimo das 11:44 faz-me lembrar alguém que ANDA POR MACAU QUE gosta de intimidar os outros com o seu paleio saloio!

Anónimo disse...

"em macau ng anda limpo aquela hora" lá porque tu não andas limpo aquela hora,não significa que os outros não podem estar limpos.eu por exemplo ando sempre LIMPO aquela hora porque não preciso de alcool,red bull ou drogas para me divertir.agora se os outros não andam limpos já não é problema meu.

Anónimo disse...

porque é que vocês não falam do que é grave, porra? falem da merda de encobrimento do MP e da polícia. das aldrabices oficiais, da recusa do fantoche do MP em responder ao jornal, do perigo que se corre aqui em macau se alguém decide fazer-nos mal, da merda de justiça que temos, falem disto, vá lá falem.

Anónimo disse...

O Pereira Coitadinho é um energume da política de Macau! Que vá ele ser guarda-prisional para ver o que é bom para a tosse!

Anónimo disse...

É mais até do que um energume. É um energúmeno!