quarta-feira, 21 de abril de 2010

Provedor do leitor


A propósito do post sobre o preço da água, luz, etc. um leitor deixou um comentário bastante curioso:

E a qualidade do esparregado congelado que se vende no Welcome? Quiçá, o assunto conceptualmente mais importante do ano e merecedor de um grupo de trabalho, de uma comissão, de uma auscultação pública e talvez mesmo de uma posta de V. Exa. Nela poderá explanar os seus densos pontos de vista sobre esta matéria. Estaremos atentos às orientações estilísticas da prosa que, sobre esse assunto, venham a ser seguidas.

À superior consideração de V. Exa.


Se calhar V. Exa. é uma entidade superior que não se preocupa com o peso da despesa mensal que estas utilidades têm nas famílias de Macau. Talvez seja um daqueles mecenas que está aqui com tudo pago, e se calhar preocupam-lhe mais os preços de certas coisas mais...mundanas, luxuosas. Tal como o senhor, se calhar há também gente a quem este assunto não interessa, e nem por isso vêm aqui expressar o seu "desinteresse". O que seria se eu telefonasse para os jornais todos os dias a dizer-lhes quais são os assuntos que me interessam ou não? Há quem às vezes se queixe que eu falo "de tudo", os que se queixam de que não falo de Macau (!), enfim, é impossível agradar a toda a gente. Quanto aos restantes comentadores que discutiram o assunto, os meus sinceros agradecimentos.

Maria, uma leitora regular, disse:

A electricidade em Macau não é a mais cara no mundo!! Só neste lado do mundo, é mais barata que em Tóquio, Seul, só para dar uns exemplos!

Leocardo, se paga mais de 1000 patacas por mês na electricidade, é melhor ver o que está a fazer! Eu concordo que é um exagero. Não deixe as luzes abertas nem ar condicionados ligados em quartos vazios.


Como sempre faço, às vezes melhor, às vezes não muito bem, pesquiso os temas antes de os desenvolver. Para tal consultei recibos de electricidade, comparei preços (em Agosto gasto mais que Janeiro e Fevereiro juntos), falei com outras pessoas que pagam mais de mil patacas de luz nos meses Verão. Uma grande parte do Verão é, como sabem, insuportável em termos de calor, chuva e humidade, para não falar dos tufões. Uma família de quatro onde está quase sempre alguém em casa, é normal em que alguns dias se deixem os aparelhos ligados o dia todo. Mesmo para secar a roupa, para quem não tem secador, deixa-se a roupa na sala com o ar-condicionado ligado o dia todo. Acredito que há quem pague menos, porque passa menos tempo em casa ou prefere os ares-condicionados dos bares, restaurantes, casas de amigos e amigas, etc., mas é preciso não esquecer as famílias, que consomem a grande maioria da electricidade.


Obrigado pelo vosso tempo.

15 comentários:

Anónimo disse...

Mas que mau humor Leocardo...chissa...E não, não tenho tudo pago, nem garantido ao fim do mês. Ganho aquilo que produzo. Quanto a luxos e desperdícios deixo-os para quem gasta 1000 patacas por mês em electricidade. Antes ou depois do desconto?

Anónimo disse...

Mecenas - Dicionário da Priberam - Pessoa ou entidade que patrocina financeiramente um artista, instituição ou evento cultural.

Mecenas - Dicionário do Bairro do Oriente - aquele "que está aqui com tudo pago e, e se calhar preocupam-lhe mais os preços de certas coisas mais...mundanas, luxuosas"

Dicionários diferentes, entendimentos diferentes.

Conseguir ter dois "e" separados por uma vírgula é também merecedor de uma ovação ao virtuosismo da escrita com os pés.

Em vez de ter reagido com humor, culminou a sua performance de menino mimado com a costumeira caganita no cimo da poia.

Leocardo disse...

mantenho o mecenas, que pode ser utilizado aqui. Obrigado por ter notado no "e" a mais, já está corrigido.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Isto está ao nível do melhor do que se "houve" por aí.

Leocardo disse...

É. "À" muito tempo que não se via nada assim.

Anónimo disse...

Louvam-se ou criticam-se por aqui muitas coisas porque está na moda louvá-las ou criticá-las

AA

Anónimo disse...

O leocardo é um tipo sem sentido de humor.

Anónimo disse...

O leocardo ate pode ser 1 tipo sem humor,mas aqui há gajos que nasceram para provocar e insultar os outros.só gostava que 1 dia estes "valentes" online dessem a cara ao vivo e a cores e que estivessem a frente do leocardo.È que online é facil provocar e insultar os outros.

Anónimo disse...

No dia em que o Leocardo der a cara e estiver à nossa frente também o faremos. Jogamos com as mesmas regras.

Anónimo disse...

O Leocardo é tão anónimo como os outros. A diferença é que não anda aqui para insultar ninguém sistematicamente. Vocês não percebem, que isto é muito complicado para as vossas cabeças, mas essa é uma grande diferença.

Anónimo disse...

E onde é que ele foi insultado (tirando pelo imbecil que só fala em paneleiragem e quejandos)?

O unanimismo e a ausência de crítica é própria de regimes totalitários. Exigem vocês que num site de autor anónimo os outros se identifiquem. E mais exigem que quem publica postas onde, por vezes, critica a torto e a direito não seja criticado. Incoerência no seu esplendor próprio das vossas cabecinhas totalitárias. Deve ser dos frangos que comem como diz o Morales.

Leocardo disse...

Ia-me mijar a rir com essa da "confrontação". Cuidado com os pacemakers, ó gimbras :)

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Pois caro Leocardo, o mais provável era dizer "Porra, és tu?"

Pronto vá lá, reconheço que gosto de vir aqui picar mas este ainda assim é o melhor blogue de Macau e bem-haja a quem tem pachorra para perder horas a postar.

Anónimo disse...

"No dia em que o Leocardo der a cara e estiver à nossa frente também o faremos." tipica conversa de putos,fala fala fala mas não diz nem faz nada.Online és todo valente,mas ao vivo e as cores deves ser 1 puto que faz ainda xixi nas calças.

Anónimo disse...

Olha o anónimo das 11:41 todo valentão a postar o seu comentário. Que gajo corajoso.