quinta-feira, 22 de abril de 2010

Casa do Brasil


Duas inaugurações de monta, hoje em Macau. A primeira a da Wynn Encore, com direito a fogos de artifício assustadores lá pelas oito da noite. A segunda a da Casa do Brasil, uma realidade que acontece naturalmente graças à vivacidade, energia e espírito de entre-ajuda que existe no seio da comunidade brasileira de Macau. Não foi preciso existirem milhares de brasileiros, ou ter uma responsabilidade histórica em Macau, a Casa do Brasil aparece naturalmente, como as veredas brotam daquele país tropical. Uma das prioridades é trazer serviços consulares para o território, uma vez que os brasileiros de Macau precisam de se deslocar a Hong Kong para tratar de documentos. Esse é um objectivo técnico, de teor burocrático, que não interfere com tudo o de bom que uma Casa do Brasil pode trazer. É bom que se promova aqui a cultura brasileira, a arte brasileira, a literatura e o cinema, que também são em português, só que com sotaque. E depois são coisas com bastante qualidade; é preciso não esquecer que o Brasil é o quinto maior país do mundo, com 200 milhões de habitantes, uma espécie de Estados Unidos da América em português, só que bem mais simpáticos e interessantes que os originais. Muitos portugueses, macaenses e gente de outras nacionalidades poderá inscrever-se na Casa do Brasil, e certamente que não se irá arrepender.

15 comentários:

Anónimo disse...

Os brasileiros não me interessam,afinal há ou não brasileiras bonitas em Macau?È curioso verificar que os brasileiros em Macau são bem vistos,mas aqui em Portugal os brasileiros são vistos como bandidos,prostitutas,gays ou travesti,tem sempre muita má fama.Vivo em Portugal mas pelo que vejo,acho que os brasileiros em Macau não tem má fama como tem aqui em Portugal

Anónimo disse...

E o que não está nada bem é a Presidente da Casa de Portugal não ter estado presente na inauguração da Casa do Brasil. E sabem qual foi o motivo? Os anos do filho. Enfim, se os anos do filho era uma condicionante para as suas actividades como presidente da Casa de Portugal, não devia ter ido para este lugar. Os sócios deviam questioná-la por que não foi.
Sócio da Casa de Portugal

Anónimo disse...

Anónimo das 14:11,
Não podemos dizer mal dos brasileiros porque para aqui só vem gente naturalmente seleccionada, tanto portugueses como brasileiros. Por exemplo, você queria vir, mas teve de ficar em Portugal convivendo com os brasileiros gays, bandidos e prostitutos.

Anónimo disse...

O anónimo das 14h27 acaba de insultar 10 milhões de portugueses,parabéns,és o maior!!!Mas pronto agora não digas nada que tu ou teus familiares viveram em Portugal.È segredo.

Anónimo disse...

E é. Não viste que quando foram necessários transportes alternativos para os aviões, em Santa Apolónia só havia uma bilheteira de serviço! Nös aqui somos seleccionados. Acredita e o maior é o Leocardo e depois Eu. Claro que há umas ovelhas renhosas como a presidente da casa de Portugal.

Anónimo disse...

Somos todos manos, ou não?

AA

Anónimo disse...

E porque é que a Presidente da Casa de Portugal havia de estar presente?
Nunca ouviram o que a Presidente da Casa do Brasil diz dos portugueses?

Anónimo disse...

Os brasileiros em Macau, no geral, são melhores, como o são os portugueses, os africanos e até os bifes. Não é tão fácil vir para Macau e, portanto, a ralé fica automaticamente excluída. Excepção feita, claro está, aos chineses e a algumas nacionalidades de aqui perto, precisamente porque estão mais perto e por isso têm o acesso a Macau mais facilitado. A ralé não tem nacionalidade, há em todo o lado, depois é tudo uma questão geográfica.

Anónimo disse...

Anónimo das 23:22,
O que é a que a presidente da Casa do Brasil diz dos portugueses?

Anónimo disse...

Porque não lhe pergunta a ela?

Pedro Pinto disse...

Também gostava de saber o que é que a presidente da Casa do Brasil diz dos portugueses?

Já que falou no assunto, porque não partilhar conosco? É que os jornais não falam de nada

Anónimo disse...

Se não a conheço de lado nenhum, como é que pergunto????

Anónimo disse...

Falei no assunto porque houve quem ficasse indignado com a ausência da Presidente da Casa de Portugal na inauguração da Casa do Brasil.
Foi apenas por esse motivo.
Pessoalmente, estou-me nas tintas para o que ela diz os portugueses, dos chineses ou dos marroquinos.
Como pensei que fosse do conhecimento geral, não me abstive de comentar, sobretudo quando uma pessoa que tem todo o meu respeito - a Presidente da Casa de Portugal - estava aqui a ser injustamente condenada.
Apesar de me parecer que é tarde demais, não pretendo utilizar este espaço para alimentar intrigas ou ódios.
Para evitar confusões, retracto-me. Nada sei sobre o que a Presidente da Casa do Brasil diz sobre os portugueses. Apresento também as minhas desculpas à visada, caso ela venha a ler isto.
Uma coisa sei. A Presidente da Casa de Portugal teve as suas razões para não participar na festa em questão. Razões essas muito fortes.
Satisfeitos?

Leocardo disse...

Discussão sem sentido.

Diz-Que-Disse disse...

Então diz que disse mas afinal já não disse? Disse que tinha dito, depois disse que já não tinha dito, e a seguir já não se sabe se disse ou se não disse. Então disse ou não disse? E se disse, disse o quê?