segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dança da morte em Bangkok


São imagens tristes que nos chegam do país dos sorrisos, no rescaldo dos incidentes deste fim-de-semana entre os “camisas vermelhas” e o exército. As ruas de Bangkok tornaram-se um verdadeiro campo de batalha, e turistas que se mantêm na capital tailandesa falam de sangue nas ruas, lojas e carros destruídos, um verdadeiro caos. O exército alega que apenas usou balas de borracha, mas as últimas imagens captadas pelo malogrado operador de imagem japonês da Reuters mostram os soldados tailandeses a carregar com violência nos manifestantes. Quando olho para alguns dos manifestantes e a forma simplória como tentam juntar palavras sem sentido em inglês que contenham “democracy” algures em frente às câmeras de televisão estrangeiras, dá-me a entender que a razão não está de nenhum lado. E se realizarem novas eleições e ganhar a oposição? É a vez dos camisas amarelas sairem à rua e tudo se renova. Um problema que pode muito bem descambar numa guerra civil. Enquanto segue a parada de caixões e as autópsias vão agora revelar um pouco do que se passou, vi um testemunho que me impressionou: a mãe de uma das vítimas diz-se “magoada” com a morte do seu filho, mas “orgulhosa” que ele tenha morrido pela causa. Está muito mal, a Tailândia, quando alguns dos seus cidadãos começam a falar de martírios e sacrifícios humanos. Onde é que já vimos isto? Pois é, acertaram. Só faltam mesmo os bombistas suicidas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Também fiquei preocupado com o tipo de caras (rudes) que vi numa reportagem. Não é um tipo de caras que eu tivesse visto em Bangkok quando lá fui. Há gente de sítios recônditos da Tailândia, sabe-se lá com que intenções, que acampou na capital para desestabilizar.

Anónimo disse...

"Caras rudes" que, veja lá, têm razões para destabilizar que as "caras bonitas" que viu em Bangkok, às tantas, ignoram!

Anónimo disse...

Terão mesmo razões, ou estarão a aproveitar para desestabilizar? Não haverá aqui muitos separatistas oportunistas do sul muçulmano? A conversa daquela mulher que disse sentir orgulho por o filho ter morrido mártir dá que pensar. As caras são estranhas, mas as atitudes também.

Anónimo disse...

Nada indica tal ligacao. Pelo contrario este movimento apoia o ex PM Thaksin Shinawatra que, apesar de corrupto, foi dos lideres que mais medidas tomou contra esse tal grupelho separatista.