domingo, 20 de dezembro de 2009

Os blogues dos outros


Não era preciso ser bruxo para ter percebido o que se iria passar depois de 1999. Se hoje Macau pode celebrar o décimo aniversário da mudança de bandeira, Portugal bem pode agradecer à R.P. da China, a Edmundo Ho e, em especial, à comunidade portuguesa residente e ao incansável povo de Macau a ajuda que lhe foi dada e o facto destes 10 anos serem apesar de todos os escolhos e da crise económica mundial um exemplo de sucesso.

Pedro Correia, Delito de Opinião

Algures neste ano havia um alvoroço tremendo com a Gripe A e se existiriam vacinas suficientes. Agora em diversos países sobram vacinas e alguns pensam inclusivamente em as devolver…

El Comandante, Hotel Macau

Na voragem da discussão sobre o casamento ente homossexuais, desgosta-me especialmente a indignação duma certa direita moderninha ou complexada que por aí anda contrafeita, perorando entre dentes contra o governo, que “cada um case com quem quiser” e que "Portugal tem outras prioridades". Esta gente não percebe como os seus argumentos são fracos e acabam dando razão àqueles para quem as suas convicções são prioritárias e as quer levar a bom termo. Na minha opinião, como é bom de ver, concebo o casamento como uma instituição fundadora da família baseada na complementaridade masculino/feminino que possibilita a geração de vida. É fundamentalmente por isto que eu acho um disparate o casamento gay e ainda ninguém me bateu por isso nem perdi o emprego.

João Távora, Corta-Fitas

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, deveria ser alvo da atenção das autoridades da Saúde. A direcção administrativa daquele estabelecimento hospitalar devia ser toda demitida. O hospital está nas bocas do mundo pela degradante e chocante situação que se passa no interior e, por contraste, na sua área exterior. No interior, especialmente na Urgência, são doentes que esperam por uma consulta mais de seis horas, macas pelos corredores, pessoas sentadas no chão, uma sala de espera onde o frio é cortante e se confunde com o bar, doentes que não conseguem uma alma que lhes empurre a maca de um exame radiológico para outro urológico, enfim, um role infinito de degradação e de falta de consideração pelos utentes. No exterior, é o luxo. O luxo de um parque de automóveis cada vez maior, com um maior número de lugares de estacionamento pagos. Pagos a peso de ouro, com todos os matadores. Uma vergonha chocante quando gestores de um hospital se preocupam mais em sacar o máximo de dinheiro através dos desgraçados que obrigatoriamente têm de se deslocar ao Santa Maria e que não se preocupam com o mínimo de condições no interior do hospital.

João Severino, Pau Para Toda a Obra

Tal como afirmou numa entrevista ao Público o primeiro objectivo político de Francisco Louçã é dividir e destruir o PS, tem sido essa a sua estratégia, chegando ao absurdo de aprovar propostas parlamentares da direita só para criar dificuldades ao governo. Louçã, que nas últimas presidenciais se candidatou pelo BE antecipou-se agora ao PS e ao próprio Manuel Alegre lançando a sua candidatura com o objectivo claro de lançar a confusão no PS e mais tarde tomar conta dessa candidatura. Louçã está-se nas tintas para saber se Alegre ganha ou perde, há muito que o líder do BE se aproveita da imensa vaidade do poeta do PS manipulando-o e usando-o contra o PS. É evidente que um Manuel Alegre apoiado pelo BE será um candidato derrotado, mas se isso servir para dividir o PS e dar a vitória a Cavaco Silva o BE terá conseguido o seu objectivo. O objectivo de Louçã é o de qualquer líder comunista ortodoxo, não é chegar ao poder a curto prazo, é destruir a corrente social-democrata, o grande obstáculo político ao comunismo. Para isso serve-se de tudo, até da ambição política de Manuel Alegre para quem a vaidade pessoal está acima do seu partido.

Jumento, O Jumento

Já repeti imensas vezes que há crentes bons e ateus maus. O que não há é religiões boas. Por isso respeito os crentes e combato as crenças podendo apanhar, no caminho, padres, aiatolas, bispos e mullahs, parasitas da fé que intoxica multidões. Os crentes embrutecidos pela religião acabam a atribuir aos ateus a infinidade de crimes que vários políticos cometeram. Estaline, Mao ou Kim Il-sung não foram assassinos por serem ateus mas por serem loucos e totalitários. Pinochet, Franco, Salazar ou Mussolini não eram criminosos por serem católicos, embora o anti-semitismo cristão e Pio XII tenham ajudado Hitler a subir ao poder. O que se combate no Diário Ateísta são as burlas das religiões, a começar pelo deus que comercializam, e os crimes que cometem por proselitismo. Não deixamos passar sem a devida denúncia a cura do olho esquerdo da D. Guilhermina de Jesus, queimado com salpicos de óleo de fritar peixe, por Nuno Álvares Pereira e a desfaçatez com que o papa transformou o herói em colírio. Não se desonra um herói com uma canonização. Não se faz uma humilhação dessas a quem morreu há séculos e gozava de boa reputação do lado de cá da fronteira com Espanha. O que não podemos esquecer, quando se fala de crimes e não de simples burlas para esportular o óbolo dos simples e desesperados, é a quantidade de mortes que as cruzadas, a Inquisição, a evangelização dos índios e outros actos pios provocaram. O que não podemos permitir é a demência fascista do islão que não consente outras religiões e tem particular ódio aos ateus. Finalmente, por hoje, devo lembrar que a liberdade e a democracia foram conquistadas contra a vontade das religiões e, NUNCA, com o seu apoio.

Carlos Esperança, Diário Ateísta

Qualquer treinador que prefira jogar com o Veloso em vez do Matías Fernández, Pereirinha ou Postiga – até do Tiago, que daria um médio 10 vezes melhor do que ele – está num caminho de inovação que é capaz de ser caso único em todo o Mundo.

Valupi, Aspirina B

Os líderes mundiais só se reúnem para tratar de calotes. Calotes na banca, calotes polares...

João Moreira de Sá, Arcebispo de Cantuária

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente a análise de Carlos Esperança no Diário Ateísta. Tão boa, que despertará uma vez mais a fúria dos fundamentalistazinhos que por aí pululam.

Anónimo disse...

Excelente a imparcialidade de Carlos Esperança ao analisar aquilo que, na sua opinião, é de criticar nas várias religiões. Ao contrário de muitos facciosinhos que por aqui zurram como boas luminárias parciais que são.

Sérgio de Almeida Correia disse...

A primeira citação não é de um post do meu amigo Pedro Correia

joãoeduardoseverino disse...

Agradeço o destaque.
Aproveito para lhe desejar Santo natal e um Bom Ano Novo, extensivo a todos os amigos que tenho em Macau. Ainda tenho...