quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Carta ao Pai Natal (de Macau)


Querido Pai Natal:

Aqui fala o Leocardo, e não sei se fui bom ou mau menino este ano. Foi bastante complicado sem ter Jogos Olímpicos e boicotes para andar a discutir, mas mesmo assim considero que consegui ser muito chatinho. Como sou um rapaz muito democrata na acepção do termo, e não um auto-intitulado democrata, gostava de fazer uns pedidos não só a pensar em mim, mas a pensar em todos nós aqui no enclave da RAEM, RPC.

Primeiro gostava que nos trouxesses uma associação que zelasse mesmo a valer pelos interesses da malta tuga em Macau, e não uma associação de doutores sempre preocupados com o que o governo local pensa, e com medo de ofender a administração. Alguns de nós que fizesse barulho em relação a temas fortes como o IPOR ou a Livraria Portuguesa, batendo o pé e gritando: "e nós?!".

Gostava ainda de ver um pouco mais de cultura, mais espectáculos musicais a sério em vez da Lady Gaga na Arena do Venetian, enfim, tornar o território um lugar mais agradável para se viver, onde hajam sítios para ir e coisas para ver. Já agora traz mais coisas boas e saudáveis para as prateleiras do supermercado, como aquelas com que nos deslumbramos em Hong Kong.

E por falar nisso, trata lá um bocadinho melhor da restauração, que isto anda aí cheio de comida falsificada e de plástico. Apoia lá mais a comida portuguesa, indiana e árabe. Acaba lá com aquela comida nojenta que é frita na rua mil vezes com o mesmo óleo. E já agora, vamos lá a ter mais restaurantes como aqueles nos hotéis, mas fora dos hotéis.

E finalmente um pouco mais de camaradagem entre a nossa malta. Vamos ajudar-nos uns aos outros em vez de só falar mal, criticar e destruir. Se isto também se aplica a mim, prometo ser melhor, se os meus amiguinhos também forem. E pronto, se eu fosse sportinguista ou qualquer coisa assim pedia-te também para a minha equipa ganhar, mas essas são mais as funções da Igreja e os seus milagres, e isso é outra estória.

Peço deferimento,

Leocardo

Sem comentários: