quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Falsos e frustrados


Adoro o programa "Montra do Lilau", transmitido na terça-feira à noite no canal 1 da TDM. É o único programa de cultura digno desse nome produzido em Macau a passar na estação da Xavier Pereira, sem dúvida. Tirando alguns excessos de realização (o "Música em Movimento" sofre do mesmo problema), o programa tem até bastante qualidade, e os apresentadores são gente jovem, dinâmica, simpática.

Ontem durante o "Montra do Lilau", a apresentadora Lina Ferreira fala de falsificações, e deixa no ar a pergunta: "Quem nunca comprou uma mala Gucci ou um relógio Rolex de imitação?". Quem? Eu, por exemplo. Aliás não sei quem hoje em dia compra esse tipo de falsificações óbvias, que são de um mau gosto terrível. Houve quem comprasse, sim, e mandasse para os amigos em Portugal. Amigos, esses, que podiam comprar a mesma coisa nos ciganos do Feijó.

Quando fui pela primeira vez à Tailândia foi-me "oferecido" um Rolex de imitação pela módica quantia de 200 baht. No comprei, mas fiquei surpreendido pelos magotes de gente que comprava relógios, malas, roupa, gravatas e até calçado de marcas famosas ao preço da uva mijona. Em Macau conhecia uma loja que cosia etiquetas da Levi's em calças de ganga completamente banais. Penso que a loja ainda existe, e fica ali para os lados do Jardim Camões.

Sinceramente nunca me atraíu a ideia de ter um relógio Rolex, uma gravata Armani ou um fato de treino Adidas (ou "Adiads" como se vê por aí) falsificados, porque muito sinceramente penso que são chungaria. Ao olho minimamente treinado, nota-se que é uma falsificação, e a qualidade é uma merda. Os relógios param eventualmente ao fim de duas ou três semanas, e a roupa de marca falsificada é bastante desconfortável ("pica", como dizem os miúdos). As camisolas dos clubes de futebol que se vendem nas tendinhas são atrozes, e o melhor exemplo de como "o barato sai caro".

Se der um pulinho ali à vizinha Zhuhai, encontra ainda uma gama de electrodomésticos falsificados, desde aparelhagens "Sonyo" a televisores "Panascanic", passando por ventoinhas, iPods ou aparelhos de karaoke, e isto para não falar dos filmes, produto de que sou um confesso consumidor. É um verdadeiro paraíso para os falsificadores, e um pesadelo para as marcas de origem. Tenho curiosidade em saber se as pessoas que insistem em comprar esses produtos não têm medo que um dia tenham um incêndio lá em casa.

Então e o que fazer? Aceitar os preços às vezes criminosos dessas multinacionais vampirescas? Para quem tem muito dinheiro e pode gastar, sim, porque não? Para mim e para o leitor, malta remediada, o meio termo é o ideal. Não custa nada comprar umas boas sapatilhas de marca, que duram tempo. É melhor dar 600 paus por uns ténis Adidas que duram um ano ou mais do que dar 100 lecas por uma porcaria qualquer que se rebenta ao fim de um mês. Uma senhora que usa uma mala Gucci ou Hermes de 200 lecas ainda se arrisca a ser assaltada por um ladrão mais ingénuo. Se neste Natal pensa oferecer aos seus filhos uma PlayStation comprada em Zhuhai, não se admire se em Janeiro eles aparecerem com as peças na mão, a choramingar: "ó pai, partiu-se!".

Não uso só roupas, calçado e outros produtos de marca, porque muito sinceramente não ganho para isso. O que está em primeiro lugar é a qualidade, em segundo o conforto, depois o preço, e a marca é completamente irrelevante. Ainda me lembro quando era puto usar umas sapatilhas muito giras que comprei numa loja em Benavente, e nem me lembro da marca. Alguns dos meus colegas troçaram do facto de não serem Nike, Adidas ou Puma. Escusado será dizer que sim, eles usavam ténis de marca. O mesmo par o ano inteiro. A ostentação é uma coisa muito feia, meninos.

As mulheres são especialmente cruéis neste departamento. Uma senhora da classe média que por acaso tenha juntado uns cobres para comprar uma mala de marca que custa 20 mil patacas ou mais, está a usar uma das colecções. Quando sai uma colecção nova (as marcas sabem fazer dinheiro), continua a usar a antiga, o que chama imediatamente a atenção das outras mulheres mais prespicazes: "Olha aquela pindérica, a usar uma Channel do Verão passado". As mais endinheiradas, que conseguem suportar as "modas", perdem neurónios a ler revistas da especialidade, para andarem "actualizadas". E aquelas malas que custam centenas de milhar de patacas, ou mesmo um milhão limpinho? Não era melhor comprar um apartamento?

Quanto às falsificações, a mensagem é simples e directa: para quê usar um produto de marca falsificado quando se está a passar a mensagem: "não posso comprar o original, por isso uso o falso". Mas respondendo de novo à pergunta "quem nunca comprou uma mala Gucci ou um relógio Rolex falsificados": eu, por exemplo.

68 comentários:

Pirata do Zhuhai disse...

Filmes, sim, compro, muitos. Por que raio havia de dar um balúrdio por filmes originais, se um falsificado tem praticamente a mesma qualidade? Assim, com o dinheiro de um, compro pelo menos dez.

Anónimo disse...

Leocardo, experimente comprar um software original de 3D por trinta mil hong kong dolares, em vez dos cinquenta que da por um falsificado e que faz a mesma coisa, que vai ver que logo se converte a pirataria.
Alias, estes patroes das grandes empresas de software ganham tanto que depois estoiram o dinheiro em iates para competir na America's Cup, ou em dar passeios na Soyuz.

Leocardo disse...

Pois é, eu estava a falar assim de coisas mais terra-a-terra, como malas, roupas ou electrodomésticos, não software (concordo, os preços são absurdos) ou obras de arte.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Falando de software em tempos passei por isso, dei uma pequena fortuna por um programa de texto em HK/ TST. Tempos depois, em Zhuhai vi um CD por 10 MOPs, q tinha o mesmo software e mais 50 outros programas.
Tb havia CDs q regularmente davam a costa em Cheokvan

pedro china disse...

mostra o "pirilau", quem dizia isso era suposto pedófilo do centro de
explicações..

Pedro Coimbra disse...

Das falsificações, o que me lembro melhor é dos jeans Lois.
Mas aí eram falsificações assumidas.
As Luis, Loisse, Louis, que facilmente se encontravam em qualquer tenda de feira.

Anónimo disse...

Eu cá compro sempre um relógio pirata para usar quando vou a Portugal. Não quero que me gamem o original e há réplicas bem interessantes (não estou a falar dos Rolex que nos enfiam na Thai) em Zuhai.

AA

Anónimo disse...

as sapatilhas q usavas eram as SANJO , made in portugal e que se tinha vergonha de usar pq os outros usavam todos nike e adidas.

Anónimo disse...

È caso para dizer,em Macau o CRIME compensa,porque a gente de macau gosta de coisas piratas.Só não percebo porque os chineses compram dvds piratas quando se pode alugar filmes originais.Aqui em Portugal ninguem compra filmes piratas dvd,toda a gente aluga filmes dvd.depois de verem filmes piratas o que fazem?deitam no lixo?

Anónimo disse...

10 pataquinhas por um DVD é mais baratuxo que alugar um DVD em Portugal. Falhei?

AA

Anónimo disse...

O Anónimo da 1:37 está enganado. Em Pt já ninguém aluga dvd´s, menos ainda os compra.
Ou compra pirata, ou saca-os da net. Julgam que a fibra óptica 100megas e afins servem para ler blogs?

Anónimo disse...

Ai Leo, hoje perdeste uma boa oportunidade de estar calado.
Tás mesmo na época da pedra lascada. Evolui, abre essa cabeça... és mesmo quadradão e convencido!
Cada um gasta o seu dinheiro onde lhe apetece e o faz feliz, e voce só tem que respeitar, mas com essa mania que sabe tudo e que só a sua opinião é que é boa, que se há-de fazer. Leo no seu melhor!!!

Anónimo disse...

O Leo não compra e está no seu direito de o fazer e de o afirmar e de chamar frustrados a quem compra. Mas se não compra, fica-se sem perceber como sabe que a roupa falsa é desconfortável e pica?

Leocardo disse...

Ao cidadão das 6:40 que se identifica como "frustrado": eu não chamei nomes a ninguém que compra produtos falsificados. Você só percebe aquilo que quer perceber. É má vontade.

Anónimo das 5:50, quem é você para mandar os outros se calarem? A polícia do politicamente correcto? Compre um espelho sff.

Anónimo das 0:08, não era Sanjo, era mesmo uma marca desconhecida. E nunca tive vergonha de usar.

Cumprimentos.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Pois é amigo Leocardo, é bem verdade tudo o que relata, e disso tenho a experiência.
Hoje em dia a China é um paraíso de falsificações, mas tomem cuidado todos aqueles que querem poupar dinheiro indo a Chi Hoi comprar cópias falsificadas de filmes, as multas, tanto no lado de lá como em Macau são bem elevadas, o que não compensa comprar essas porcarias.
Em minha casa em Macau tenho um leitor de CDS e DVDs que não lei material falsificado.
Mas, infelizmente, muita boa gente gosta de ostentar materiais de marca, quando podiam e bem usar materiasdi, tais como relógios de marca, a preços bem acessíveis, que se encontram à venda nas relojoarias de Macau.
Lá diz o ditado o Barato sai sempre caro.
Um abraço amigo

Um Ferrari, ultimo modelo foi copiado na China, em todo o mundo havia somente 6, mas descobriu-se um setimo na China rsrsrsr, o cavalinho deve dado um grande salto!....

Anónimo disse...

Oh, meu leozinho porque não me ofereces uma malinha dessas? Mesmo falsa...
Seria tão romântico.

Beijo nas nalgas,

O teu manel

Anónimo disse...

Este Manel está a tentar ser engraçado mas só está a fazer figura de peneleiro.

Anónimo disse...

O leocardo prefere ir comprar as calças terylene ao mercado de s.domingos é mais barato e dá menos chatices.

Pirata do Zhuhai disse...

Vê-se logo que o anónimo das 01:37 sempre viveu em Portugal, onde já lhe lavaram o cérebro, e está habituado a ser chulado e continua de cara alegre. Até escreve CRIME, assim mesmo, com maiúsculas, para se referir aos que compram DVDs piratas, sem se aperceber que maiores criminosos são aqueles que põem DVDs no mercado ao preço a que os põem, numa roubalheira desavergonhada.

Pergunta o que fazemos aos DVDs depois de os vermos. Pomo-los no lixo? E você, se comprar um original, deita-o também no lixo depois de o ver? Onde é que está a diferença? Os DVDs piratas são tão dignos de colecção como os originais.

Alugar? Só se fosse maluco! Alugar um filme novo em Portugal custa à volta de 5 euros e tem de ser devolvido à procedência no dia seguinte (isso é que é deitar ao lixo). Por cinco euros, compro quatro ou cinco filmes na China e são MEUS.

Fique sabendo que não são só os chineses que compram DVDs piratas. Os portugueses de Macau compram mais ainda. Ali do lado chinês até há dois ou três vendedores de DVDs que já falam português, de tanto conviverem com clientes portugueses.

Em Portugal já ninguém compra pirataria? Deve ser por isso que estou sempre a receber em Macau filmes piratas enviados de Portugal por familiares, para os meus filhos... (não que precisasse, mas a família acha que eles precisam de filmes em português)

"A gente de Macau gosta de coisas piratas" (sic). É verdade. Sabe como é que se chama a isso? Inteligência! A malta daqui não gosta de ser comida por lorpa.

Anónimo disse...

E verdade, vamos a china, compramos DVDs baratos e FALSOS, promovemos a lingua portuguesa melhor que o IPOR porque esses tres chineses falam e bem o Portugues, o Miguel fala muito bem e e honesto, diz logo se o filme e uma copia de qualidade ou nao, saliente-se que esse Miguel nunca veio a Macau. Por ultimo, em muitas feiras de Portugal compra-se filmes piratas que ainda nem sairam no cinema por 5 euros:) embora de qualidade duvidosa....enfim.....continuem a comprar DVDs originais:)O que fazer com os filmes piratas depois de vistos....o mesmo que voce faz aos originais...guarde na prateleira e reveja uns anos mais tarde:)

Gotícula disse...

Cinema! Com pessoas civilizadas é um prazer ir ao cinema, as salas estão cada vez melhores e por melhor home cinema que tivermos, ir ao cinema é diferente!

Vejam o 2012 em casa e depois vão vê-lo ao cinema em digital. Vale o preço e poupamos prateleira, para quê tanto lixo em casa!

Francis disse...

eu cá já gastei uns valentes yans em zhuai, e ainda tenho umm rolex que funciona, desde 2006 aultima vez que aí fui, e um omega mas esse já deu o berro, umas poucas semanas depois...

os preços são muito convidativos, esse é que é essa.

Anónimo disse...

"O Anónimo da 1:37 está enganado. Em Pt já ninguém aluga dvd´s, menos ainda os compra.
Ou compra pirata, ou saca-os da net. Julgam que a fibra óptica 100megas e afins servem para ler blogs?"

Oh Anónimo das 05:44 se ninguem aluga dvds em Portugal então como que há tantas lojas de aluguer dvds em Portugal?Iam todos a falencia se todos portugueses pensarem assim como tu,é que Portugal não é como Macau,aqui as pessoas alugam filmes DVD nas lojas ou vão aos cinemas ou então alugam filmes por cabo onde a imagem e o som é muito superior a 1 DVD ,aqui raramente as pessoas sacam filmes na net ou compram piratas,porque a qualidade imagem do filme deixa muito a desejar.mas é claro cada um sabe de si,faz como bem apetecer mas eu não saco filmes na net nem compro piratas

Oh Pirata de Zuhai,deves pensar que és muito esperto mas nao sabes NADA a meu respeito portanto esteja mas é caladinho,eu nasci em macau e vivi la muitos anos mas moro em portugal há cerca de 10 anos e não tens moral nenhuma para armares em moralista,vai dar lições de vida a outro que a mim não dás.Eu não disse que comprava DVDS,aliás NUNCA comprei um filme em DVD,porque ALUGO numa loja de videos mesmo na minha rua ao lado da minha casa.5 euros a alugar um filme em Portugal???loooooool,ve-se logo que não vives em Portugal,para estares aqui a dizeres estes disparates todos,aqui custa 2 EUROS para alugar 1 filme em DVD,os filmes mais recentes claro,os mais antigos custam 1,5 euros

" em Portugal já ninguém compra pirataria? Deve ser por isso que estou sempre a receber em Macau filmes piratas enviados de Portugal por familiares, para os meus filhos... (não que precisasse, mas a família acha que eles precisam de filmes em português"

ah sério?então de facto é muito estranho,primeiro porque tu próprio dizes que em macau toda a gente compra filmes piratas,então teus familiares mandam filmes piratas para macau para que, se podes comprar em macau filmes piratas???

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Se todos pensarem da forma que estes senhores pensam, e agem, adquirindo produtos falsificados, só revelam que, para além de não acatrem as leis, contribuiem desta forma para a pirataria.
Aqueles que honestamente trabalham vem os seus direitos de autor serem pirateado.
Já lá diz o ditado, quem não é para elas não se meta nelas, eu como ex agente alfandegário nunca perdoei e sempre que apanhava alguém com produtos contrafeitos, os apreendia e passava a respectiva multa.
Vivamos pois conforme as nossas posses e não alimetemos camelos, não me venham dizer que aqueles vendedores do outro lado da fronteira fomentam a língua portuguesa, eu sei que assim é, falam pretugues para palermas cativas.
Tão culpados são os que vendem como aqueles que compras, e por favor deixem-se de bajular.
Contribuam sim para que se ponha fim a esse mal, desta forma e assim agindo, sim, mostram que são pessoas responsáveis, o resto é converva.

Anónimo disse...

"Ao cidadão das 6:40 que se identifica como "frustrado"". Caro Leocardo, onde é que eu me identifico como frustrado? Isso da má vontade devolvo ao remetente. Em vez de andar a torcer as palavras dos outros explique lá como é que sabe que a roupa falsa é desconfortável.

Anónimo disse...

isto hoje era tudo corrido ao pontapé

Anónimo disse...

Anónimo é verdade o Miguel já consegue manter uma conversa em português.
Gotícula o problema é que as salas de cinema cá em Macau são uma vergonha.
Anónimo de Portugal um filme pirata custa menos de 1 euro, tem uma qualidade bastante boa e tem até legendas. Pode-se guardar e rever várias vezes, o mesmo não se passa com um filme alugado.
Em Portugal preferia de facto ir ao cinema. Agora comprar o dvd para ter em casa é impensável face aos preços e no caso das séries ainda pior. Não se pode generalizar, posso dizer que os meus amigos "sacam" os filmes da net.

Anónimo disse...

Não se incomodem comigo. Ai a inveja...
Eu só quero o Leocardozinho.


Beijo nas nalgas,

O teu manel

Anónimo disse...

"Pode-se guardar e rever várias vezes, o mesmo não se passa com um filme alugado."
realmente não dá para perceber como que 1 gajo pode comprar 1 DVD pirata e depois guardar para ver varias vezes o mesmo...filme.Eu só consigo ver o mesmo filme UMA vez apenas.Para que quero guardar o filme?Estás muito bem informado sobre os filmes piratas em portugal.1 euro?já agora onde que posso comprar?na feira da ladras?com os ciganos ou com aqueles gajos que vendem droga nas ruas?sacar filmes na net é CRIME,e não venham me dizer que toda a gente saca filmes na net,porque não é verdade.aliás em Portugal há 1 cartão de cinema que permite ver todos dias os filmes que quiseres maximo 2 por dia,365 dias por ano e 1 gajo só paga 15 euros por mes.para quem vai ao cinema muitas vezes como eu compensa de facto.È de estranhar que em Macau não existem estes cartões de cinema como aqui em Portugal.

Anónimo disse...

aqui em portugal a mentalidade é outra diferente de macau,em portugal as pessoas adoram comprar tudo verdadeiro para show off,em macau e na china de uma maneira geral as pessoas não importam de comprar coisas falsificadas.Diferentes mentalidades

Anónimo disse...

Pirataria é crime e o resto é conversa. Se alguém gasta centenas de horas a escrever um livro, não quer vê-lo ilegalmente reproduzido e vendido na esquina ou distribuído na net ao preço da chuva ou até de borla. O mesmo se diga de quem pinta um quadro, produz um filme ou compõe ou interpreta música.
É claro que há grandes editoras e artistas famosos que continuam a safar-se mesmo com tanta pirataria, mas há também inúmeros pequenos negócios e autores que vão à falência por causa disso.
O cantor famoso dá concertos e recupera aí parte do dinheiro perdido nas vendas de CD, mas e o escritor ou o pintor?
Quando alguém compra um produto pirata, não está a ajudar o artista, o creativo, quem trabalhou honestamente para criar o produto original. Pelo contrário, só está a ajudar os criminosos que produzem as falsificações e as vendem ao Miguel de Zuhai ou ao cigano de uma qualquer feira em Portugal, para estes as revenderem a pessoas que se consideram muito espertas por só comprarem pirataria, como alguns leitores deste blogue.
Em Macau, já não há uma única loja de música em condições. Sabem porquê? Porque os piratas destruíram o negócio. Estão orgulhosos disso? Então, parabéns!

Pirata do Zhuhai disse...

Comprem vocês os filmes originais que quiserem, vão ao cinema as vezes que vos apetecer e aluguem a dois ou três euros a porcaria que vos aprouver. Eu só compro PIRATA. Bom, bonito e barato! Não ando a trabalhar para sustentar os chulos da indústria do cinema. Por muita pirataria que haja, esses chulos de merda é que estão ricos e eu tenho de trabalhar no duro e nunca fico rico. Enriqueçam-nos ainda mais vocês, que eu vou dar o meu dinheiro ali ao Miguel do Zhuhai, que ele precisa e ainda faz descontos para amigos. Somos uns para os outros: eles vendem barato, eu compro barato, e ficamos todos a ganhar. E os ricaços do cinema continuam ricos (e vocês a privarem-se de outras coisas para lhes darem o vosso dinheirinho). Lorpas!

Pirata do Zhuhai disse...

Comprem vocês os filmes originais que quiserem, vão ao cinema as vezes que vos apetecer e aluguem a dois ou três euros a porcaria que vos aprouver. Eu só compro PIRATA. Bom, bonito e barato! Não ando a trabalhar para sustentar os chulos da indústria do cinema. Por muita pirataria que haja, esses chulos de merda é que estão ricos e eu tenho de trabalhar no duro e nunca fico rico. Enriqueçam-nos ainda mais vocês, que eu vou dar o meu dinheiro ali ao Miguel do Zhuhai, que ele precisa e ainda faz descontos para amigos. Somos uns para os outros: eles vendem barato, eu compro barato, e ficamos todos a ganhar. E os ricaços do cinema continuam ricos (e vocês a privarem-se de outras coisas para lhes darem o vosso dinheirinho). Lorpas!

Pirata do Zhuhai disse...

"então teus familiares mandam filmes piratas para macau para que, se podes comprar em macau filmes piratas???".

Eu expliquei que não precisava, que só mandam porque em Portugal ninguém consegue meter na cabeça que em Macau as crianças vêem filmes em inglês e que não precisam de filmes vindos de Portugal. Mas claro que não percebeu... Quer que explique outra vez?

Anónimo disse...

Sim, o Miguel de Zuhai precisa do dinheiro e os receptadores de produtos roubados também. Compram produtos roubados e depois vendem-nos mais baratos aos espertos que não se importam com isso, desde que sejam mais baratos.
É claro que o Miguel não roubou, apenas comprou baratinho ao falsificador, sabendo que a mercadoria era contrafeita. Mas o Miguel é um gajo porreiro (e até o conheço e concordo que é bem simpático, embora nunca lhe tenha comprado nada) e faz desconto aos amiguinhos tugas de Macau que costumam lá ir. Engraçado: dizem que os receptadores também fazem preços especiais aos bons clientes.
É assim a vida: se me roubarem o que tenho lá em casa para irem vender baratinho a terceiros, fico lixado e faço queixa na polícia; se for eu a comprar, já está tudo bem.

A pirataria tem uma particularidade que torna mais difícil a percepção, em termos de consciência social, de que é um crime: é que o produto original continua a existir. Isto é, fazem-se e vendem-se cópias ilegais, mas os originais continuam nas mãos dos seus legítimos proprietários, ao contrário do que acontece quando se rouba um objecto. É esta a diferença que torna difícil incutir na consciência de muitas pessoas a gravidade deste flagelo.
Mas experimentem criar qualquer coisa, pô-la à venda e ver que as pessoas não compram o vosso produto porque alguém está a vender cópias baratas dele, e já vão perceber melhor a gravidade da coisa...

Pirata do Zhuhai disse...

Não, não hei-de perceber nunca nada disso. Eu, no meu trabalho, também me farto de criar. No entanto, só me pagam as horas que estou ali a trabalhar. Tudo o que crio, depois de estar criado, deixa imediatamente de ser meu. E mesmo o que me pagam não é suficiente para comprar, por exemplo, DVDs originais. Pelo contrário, toda a gente ligada à indústria do cinema, que tanto se queixa da pirataria, está ainda mais rica do que antes. E os CDs originais, por exemplo, podiam ser vendidos a um décimo do preço a que são vendidos e ainda tinham margem de lucro. Mas não: quanto mais têm, mais querem. E o zé povinho, que mal ganha para ter uma vida decente, se quiser ver um filme ou ouvir um CD, pague e não bufe. Se quiser aceder à cultura dos ricos, deixe de comer.

Os falsificadores de DVDs deviam era ganhar um Prémio Nobel, porque são uma espécie de Robim dos Bosques: se roubam, é aos ricos, e estão a beneficiar quem menos dinheiro tem. Isto, para mim, é que é justiça. E, no meu caso, não se ganharia nada se a pirataria não existisse. Deixava pura e simplesmente de ver filmes, que eu não ando aqui para sustentar chulos.

Anónimo disse...

Quem lê este pirata até se arrisca a ficar com a ideia de que o zé povinho não via filmes antes de o DVD (e as cópias contrafeitas) ser inventado. Ou antes do VCD, no caso de alguns países asiáticos. Ou antes da vulgarização da videocassete. Mas via! Só que ia ao cinema ou via na televisão. Também podia alugar cassetes VHS (ou discos laser, como em Macau), que era o que eu fazia antes de o DVD aparecer.

O piratinha também devia ler alguns estudos para perceber quantos milhares de cópias têm que ser vendidos para um CD, um DVD ou um jogo de vídeo dar lucro. Talvez então percebesse que, se os preços actuais são altos, um décimo do preço, ou coisa parecida, não cobriria os custos de produção.

Essa de ser pobre e não poder comprar originais também me dá vontade de rir (ou de chorar, já nem sei). Faz-me lembrar alguns tugas de Macau que ganham 40, 50, 60, 70 mil e mais mocas limpas por mês (dividir por 12 para euros) e têm que comprar filmes piratas porque não ganham para os originais. Ahahah!!!

E o amigo piratinha, conte lá a sua vida de privações.

Anónimo disse...

Este último anda para aqui com moralidades, mas de certeza que anda com sapatilhas e blusões de penas por exp. comprados em contrabando de espanha.
Já agora gostava de saber o que se vende no Martim Moniz, feira da ladra ou de carcavelos por exemplo, deve ser tudo original, produzido por ciganos, e já agora as lojas chinesas que existem em Portugal que aparecem como cogumelos também é tudo original.

El Comandante disse...

O que eu gostava era de ter uma sala de cinema em condições em Macau.

Anónimo disse...

Ao último anónimo,

Produtos contrafeitos e originais de má qualidade são coisas bastante diferentes.

E está enganado: nunca comprei nada contrabandeado, que eu saiba. Compro é produtos originais de acordo com as minhas possibilidades, sem roubar ninguém. Chama-se a isto ser honesto e ter princípios.

Anónimo disse...

A última mensagem era para o penúltimo anónimo. O comandante foi mais rápido.

Anónimo disse...

Nem as postas sobre as gajas tiveram tantos comentários. Se calhar as mãos estavam ocupadas para teclar.

Pirata do Zhuhai disse...

Pois, eu tinha de teclar só com a mão esquerda. Agora já posso teclar com as duas. Ou então é só porque é preciso dar resposta a estes moralistas da treta. Comprem eles o que lhes apetecer aos preços que aos outros lhes apetecer, que eu continuo a comprar bom, bonito e barato. Continuem a comprar originais, para que os estúdios de cinema possam pagar um milhão de dólares a uma estrela por cada filme rodado (ganham em meio ano o que eu ganho em 25 anos em Macau, porque se fosse em Portugal precisava da vida toda para ganhar isso), que eu continuo a recorrer à pirataria. E com muito gosto. Se são contra estes "crimes", vão-se queixar à mamã, que ela dá colinho.

Anónimo disse...

""Mas o Miguel é um gajo porreiro (e até o conheço e concordo que é bem simpático, embora nunca lhe tenha comprado nada)""

heheheheheh....!!!

Gotícula disse...

É tudo uma onda...quando morava em Macau também comprava desses filmes, tenho um montão deles que nem sequer os vi, era mania do barato e agora estão ali em albuns de cd´s a ocupar espaço por pena de os deitar fora com a ideia que talvez um dia os vá ver...
Pensei que em Macau com tanta evolução já houvessem salas melhores e claro gente com mais civismo enquanto assistem a uma sessão.
Hoje em dia faço downloads e meto num disco de multi-media, já nem paciência há para gravar DVD´s, se os preços fossem mais acessíveis até podiam vender os filmes online para download e ficávamos todos bem servidos.
Quanto ás bugigangas como relógios e malas, já não são atractivos, é como se diz, andar com uma mala Vuitton ou Bali até parece estranho cá em dias normais...

Anónimo disse...

Não é "houvessem salas melhores", é "houvesse". O verbo haver é impessoal, pelo que o verbo não tem que concordar com o sujeito.

As grandes estrelas de cinema não ganham um milhão de dólares por filme, ganham muito mais do que isso. Chegam a receber quarenta milhões, se for uma grande produção e se tratar da estrela do momento. Vá ao imdb.com e confira os salários de algumas delas em certos filmes.

Se a malta só comprar piratada, não são só estes salários (exagerados, concedo) que acabam; são também as próprias estrelas. No limite, a própria indústria. Então, quero ver o que é que os piratinhas vão comprar.

Anónimo disse...

Pirata do Zhuhai nao tem que explicar NADA,cada um é como é,se gostas de ver filmes piratas fazes bem,mas não critiques quem aluga filmes ou ve filmes no cinema em Portugal,eu faço aquilo que me apeteço.Alem de mais,como já disse há pouco,tenho 1 cartão cinema que pago 15 euros por mes e que posso ver todos os filmes do cinema alvalaxia em lisboa sem pagar mais nada por isso.È claro que ver filmes nos cinemas é muito melhor que ver filmes em casa no computador ou na tv,não tem comparação

Anónimo disse...

Sim,sim o ex governador de macau rocha vieira e o actual o Edmund Ho devem ver filmes DVD originais eehhe.O problema de Macau é que toda a gente ve filmes piratas seja rico ou pobre,o sistema está instalado em macau.Alias nem sei se há lojas para alugar filmes DVD originais em macau,há?alguem sabe?

Gotícula disse...

Se me preocupasse com quanto os outros ganham não fazia mais nada!
Vou ao cinema porque gosto e dá prazer. Temos salas boas com tudo apetrechado, o preço nem por isso é exagero e é qualquer coisa que se faz num fim de semana saindo de casa.

Anónimo disse...

Acho que já não há clubes de aluguer de DVD em Macau, não. Antigamente, havia a CD Shop, mas alugava era discos laser. Com o advento do VCD, do DVD e da piratada que se seguiu, acabou-se o negócio de alguer de filmes aqui.

Pirata do Zhuhai disse...

"Se a malta só comprar piratada, não são só estes salários (exagerados, concedo) que acabam; são também as próprias estrelas. No limite, a própria indústria. Então, quero ver o que é que os piratinhas vão comprar." (sic)

Não vou comprar nada. Como tão pouco vou comprar nada se acabar a pirataria. Recuso-me a pagar tanto por um filme e não gosto de ir ao cinema (gosto de ver filmes deitado, se me apetecer; gosto de ver filmes sozinho; gosto de poder parar o filme se me apetecer, ou de voltar atrás se alguma coisa me escapou; gosto de revê-los mais tarde ou de rever determinada parte, por qualquer motivo que o torne pertinente). Gosto de uma infinidade de coisas num filme que o cinema não me proporciona. Quem acha que ir ao cinema é melhor, que fale por si, que aquilo que é melhor para um não tem que ser melhor para todos.

O cinema não é ao vivo como o teatro, são imagens que tanto se vêem numa tela como num ecrã de televisão. Portanto, a pirataria acabar, para mim, é a mesma coisa que acabar a indústria do cinema propriamente dita. Tanto deixo de ver filmes de uma maneira como de outra. Eu pago é para ir ao teatro. Os actores de teatro, se querem ganhar dinheiro, têm de trabalhar como eu. Se não estiverem lá a bulir, não há peça e eles essa noite não ganham. Agora fazer um filme em meia dúzia de meses, e depois andar a mamar a vida inteira à conta dele, também eu queria. Mas ninguém me paga para não fazer nada e, portanto, eu também não pago aos outros para estes viverem no luxo às minhas custas sem fazerem nada o resto da vida. Para além disso, o cinema nunca vai acabar, porque há-de haver sempre gente como vocês, que estão dispostos a pagar todo o dinheiro que vos pedirem. Por isso, não se preocupem.

Alguém disse: "se gostas de ver filmes piratas fazes bem,mas não critiques quem aluga filmes ou ve filmes no cinema em Portugal,eu faço aquilo que me apeteço" (sic). Assim tudo bem, era aí que eu queria chegar. Eu também faço aquilo que me apetece. Mas quem veio para aqui chamar-me criminoso foi o mesmo comentador que agora disse isto. Só lhe chamei lorpa depois disso. Eu não me meto na vida de quem também não se mete na minha.

Anónimo disse...

Olha, piratinha do Zuhai, há leis que incriminam o que andas a fazer. Um dia destes, quando atravessares as Portas do Cerco, a polícia apanha-te e pagas uma multa tal que até te vai doer o rabinho. E vai ser bem feito, para não andares a fazer o mesmo que os ladrões. Porque é isso que tu és: um ladrão!

Anónimo disse...

Material contrafeito é crime, percebem ou não? O problema não é o vosso direito a comprar, é o que estão a comprar. Se alguém entrar na vossa casa, furtar os vossos equipamentos e for vendê-los baratinhos para a feira, acham que os clientes do ladrão podem dizer que ninguém tem nada a ver com a compra que estão a fazer? Que têm o direito de comprar baratinho e os outros que vão à loja se quiserem gastar mais?
Os anteneiros de Macau também fazem a mesma coisa: pirateiam o sinal dos canais fechados sem pagarem direitos de autor e vendem, assim, umas assinaturas mensais baratinhas aos clientes. A TV Cabo, que cumpre a lei e, por isso, não consegue vender assinaturas tão baratinhas, que se lixe. O que interessa é que a malta veja mais canais e mais baratinho. É uma alegria.

Pirata do Zhuhai disse...

E, na minha opinião, tu és um filho da puta. E depois?

PIRATA DAS CARAÍBAS disse...

Irra este Pirata do Zhuhai é mesmo chato e mal educado.Eu só gostava de vender uma notas falsas para este pirata de zuhai ja que ele gosta tanto de coisas falsas.

Anónimo disse...

Boa ideia. Vamos falsificar notas e vendê-las, que já temos cliente garantido. Quantas queres, piratinha do Zhuhai? Falo melhor português do que o Miguel e também te faço desconto. E nem precisas de atravessar a fronteira.

Pirata do Zhuhai disse...

Não é por acaso que o Salazar é a personalidade preferida dos portugueses. Tinha uma PIDE que excitava o espírito persecutório e delator da tugalhada. Sejam vocês idiotas cidadãos exemplares e deixem os outros em paz, isto é, metam-se na vossa vida. Se querem fazer os outros cumprir a lei, vão para a polícia. Cambada de idiotas...

Anónimo disse...

Idiota és tu que achas que és mais esperto que os outros e te julgas acima da lei. Mas por quem te tomas? Se toda a gente pensasse como tu, isto era o faroeste.

Pirata do Zhuhai disse...

Eu não sou mais esperto que os "outros". Os "outros" é que, pelos vistos, são mais burros do que eu. Estou acima de leis idiotas, sim. Se estás mal, veste uma farda e anda cá prender-me.

Anónimo disse...

"Não é por acaso que o Salazar é a personalidade preferida dos portugueses"Pois mas quem votou no salazar??Fui eu por acaso,Portugal tem muitos idiotas que gostam ainda do Salazar mas isso é porque são mesmo idiotas.Alias quem votou no salazar devem ter sido os benfiquistas eheh

Anónimo disse...

Isso talvez seja verdade, porque eles lembram-se que o Benfica ganhava muito mais coisas no tempo do Salazar.

Anónimo disse...

Muita gente votou no Salazar por estar farta da bandalheira em que vivemos agora. A bandalheira que o palerma que assina pelo nome não menos palerma de "pirata do Zuhai" advoga. A bandalheira é tanta que as pessoas começam a pensar que democracia é igual a bandalheira. E, se assim é, talvez seja preciso um Salazar para endireitar as coisas e pôr na ordem os bandalhos que se acham acima da lei.

Pirata do Zhuhai disse...

Olha, falou o Bandalho-Mor.

Anónimo disse...

Merda por merda é melhor não mudar,é assim que os portugueses pensam mas se o governo de salazar era tão bom porque que tantos e tantos portugueses emigraram???Salazar fez de Portugal um país muito atrasado e afinal continuamos na mesma mas não queiram mudar merda por merda.todos ditadores deviam ser fuzilados

Anónimo disse...

El comandante concordo inteiramente consigo.

Anónimo de Portugal que me respondeu ao comentário no dia 11 de dez às 00.54:

- É claro que gosto de ver um filme mais que uma vez, gosto de ver determinado diálogo, de ouvir melhor a banda sonora, etc,etc, etc. Até no cinema cheguei a ver um filme mais que uma vez;
- Eu não disse que os filmes piratas em portugal eram menos que 1 euro! Não faço a mínima ideia, pois em Portugal, dada a qualidade das salas de cinema e regularidade dos filmes sempre me desloquei às mesmas. Eu estava a falar do caso de Zuhai;
- Também nunca disse que toda a gente em Portugal "sacava" filmes, disse que muita gente que conheço o faz;
- Quanto ao cartão do Alvaláxia que está a falar é óptimo! Eu tinha esse cartão em Portugal! Que coincidência. Infelizmente, cá em Macau por muito estranho que lhe possa parecer não há nada desse género.

O que eu penso é que as pessoas compram esses filmes porque as salas de cinema não oferecem condições. A título de exemplo: nas últimas 3 semanas nas únicas 2 salas decentes de Macau (sala 2 do cineteatro) e sala 2 do cineteatro passaram apenas 2 filmes! um chinês e um blockbuster comercial!!!

Sabe o que é eu fazia em Portugal? Via no cinema todos os filmes nomeados para os óscares, antes da cerimónia. Aqui???? impossível!

Anónimo disse...

Anónimo das 17.48: há uma coisa importante que mudou no pós-salazarismo - passou a haver liberdade de expressão. De resto é tudo a mesma merda ou ainda pior.

Anónimo disse...

Oh anónimo de 15 de Dezembro de 2009 08:30 liberdade de expressão,não é fazer o que bem apetecer,é preciso haver regras,há muitas pessos que não percebem isso.Com salazar Portugal não tinha liberdade de expressão mas havia REGRAS e respeito,agora ninguem respeita ninguem,não há regras,Portugal é 1 país de bananas

Anónimo disse...

Tem toda a razão. Mas liberdade de expressão não é isso, isso é libertinagem. Liberdade de expressão é as pessoas não terem medo de dizer aquilo que pensam, mas sem insultarem os outros. O problema é que se passou do 8 para o 80 sem nenhum ponto intermédio, porque o que ainda quase ninguém percebeu é que, para haver democracia, o povo primeiro tinha de ser educado para tal. Como nestas coisas da democracia se começa sempre a construir a casa pelo telhado, dá no que dá.