terça-feira, 24 de junho de 2008

Zimbabwe sem solução


Continua a situação caótica no no Zimbabwe.O candidato do Movement for Democratic Change (MDC), Robert Tsvangirai, desitiu a cinco dias da segunda volta das eleições presidenciais, que ao que tudo indica darão um sexto mandato ao ditador Robert Mugabe, de 84 anos. Ao entregar a eleição de mão beijada a Mugabe, Tsvangirai demonstrou que é manipulável, fraco e vacilante. Um dos membros do seu gabinete desabafou em tom de desespero: “ele provavelmente seguiu os conselhos da última pessoa com quem falou” Tsvangirai é oriundo de uma família humilde, sem educação, trabalhou numa fábrica de vestuário e numa mina de níquel durante a juventude. Tal como a esmagadora maioria dos zimbabueanos, apoiou a independência da antiga Rodésia em 1980, e a liderança de Mugabe. Desiludido com as políticas económicas do presidente, fundou em 1999 o MLC, e teve a coragem de concorrer a umas eleições marcadas pela repressão e intimidação em 2002, tendo conquistado 57 dos 200 lugares no parlamento. Foi vítima de um atentado em 2005 e tornou-se desde então a única alternativa a Mugabe, num país que vive em estado de sítio e onde a inflação é superior a 165000%. Tsvangirai pediu protecção na embaixada dos Países Baixos, e ainda ontem a polícia prendeu cerca de 60 pessoas na sede do MLC.

9 comentários:

Anónimo disse...

A desistência dele pode ser entendida como um boicote às eleições por não haver condições para serem livres e justas. É uma outra maneira de derrotar (política e moralmente, ainda que não juridicamente) o Mugabe, com a vantagem de livrar os apoiantes do Tsvangirai da perseguição sanguinária que lhes tem sido movida pelos bandos armados a soldo do Mugabe. "Manipulável, fraco e vacilante", talvez ele seja, mas não por desistir de eleições fraudulentas.

Anónimo disse...

Inflação a 165000%? Ainda está pior do que Macau, se as contas não me falham.

Leocardo disse...

Não é engano. É 165 mil.

Anónimo disse...

Não sei o porque de tanta preocupação. Não fizeram a descolonização para que os povos se governassem? Mudaram de opinião em relação aos freedom fighters que protegeram e libertaram o povo oprimido? Então agora é deixar que eles se continuem a governar em vez de serem explorados como antigamente.

Não percebo o porquê de tanta raiva ao Mugabe, Idi Amin, Samora Machel, José Eduardo dos Santos, Nino Vieira, etc, etc, etc.

C disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
C disse...

Em 1965 o africano e cavalheiro Ian Smith (anti-comunista e até pró-ocidente) declarou unilateralmente a independência da Rodésia e gerou-se uma situação em que os britânicos não tiveram mão na sua ex-colónia e lançaram políticas de boicotes e de isolamento da então Rodésia.

No auge da Guerra Fria, e num período de escalada de conquista de esferas de influência do lado do Leste (comunista), a URSS e a China lançaram apoios declarados aos líderes locais.

Mugabe (etnicamente Shona 76% da pop.total) ganhou o poder graças ao apoio da RPC (maoísta) e do Reino Unido que criou condições para novas eleições e transferência de poder, destronando Ian Smith, o Africano Rebelde. Não obstante o Reino Unido apoiou e apoia o grupo étnico dos NDEBELE (na sua origem Zulus = 18% pop. total).

As políticas externas das grandes potências têm hoje em dia o cuidado de "capear" os seus interesses pelos melhores motivos, Direitos Humanos etc...

A verdade é que se o regime de Ian Smith tivesse durado até ao final da Guerra Fria (i.e. África do Sul) talvez hoje a Rodésia pudesse continuar a desenvolver-se, manter a sua estabilidade e prosperidade, a modernizar-se ao mesmo tempo a "democratizar-se".

Cada qual faz a cama em que se deita e a moral da história é que as independências não são dadas pela emancipação de uma determinada sociedade mas sim pelo critério da cor da pele ou orientação política...e afinal quem é que são os racistas?

http://www.youtube.com/watch?v=M_x9jRYU1JU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=84-g9_SJse0&feature=related

C disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
C disse...

How the british viewed Mugabe?

http://www.youtube.com/watch?v=kW2YRTxSFmw&feature=related

Não é que esteja solidário com Mugabe (bem pelo contrário e ainda por cima comuna) mas é importante percebermos o que é que está na origem das crises...

Para além do caos económico, estamos perante um conflito de etnias... muito mau para ser verdade. Porque será que os líderes afrcanos estão todos calados? pois é...pois é...

C disse...

Robert Tsvangirai é essencialmente apoiado pelos NDEBELE (18% da população e de origem ZULU - ligação à África do Sul) e pelos africanos de ascendência europeia.

Alguns Shona que estão fartos da crise Zimbabueana obviamente que tenderiam a apoiar R. Tsvangirai só para haver uma qualquer mudança política, se houvessem eleições "livres".