sábado, 28 de junho de 2008

Durian - a doninha das frutas





Todos nós conhecemos esta simpática frutinha, o durian, que como que a avisar, tem uns espinhos bem pontiagudos que causam mossa nas cabeças dos nativos da Tailândia, Indonésia e outros países onde cresce, quando cai nas árvores. Mas como se esse aviso não fosse suficiente, os que atrevem-se a abri-la deparam com um cheiro nauseabundo, uma espécie de blend entre merda e mijo de gato. Que o digam as moscas que se juntam às dúzias nas caixas cheias de cascas de durian que os comerciantes deixam junto das latas de lixo no fim do dia.

Não sei quem um dia teve a peregrina ideia de comer algo que tanto fede, mas há quem considere o durian "o rei das frutas", devido ao seu elevado teor vitamínico. Os adeptos deste desporto radical (comer durian) defendem que "ou se gosta logo ou nunca se gosta". Que bom para eles. Não está nos meus planos futuros fazer esse teste. Não se pense que rejeito liminarmente o durian só por causa do cheiro. Já provei gelado e doce de durian, e a reacção foi a que esperava: detestei.

A mulher e os miúdos gostam, curiosamente. Não me importo que comam, desde que não seja em casa. E caso o façam sem que eu saiba, espero que não deixem vestígios do bicho no frigorífico. O cheiro não só é repulsivo como também muito intenso, ao ponto de ser proibido em hotéis em vários pontos da Ásia. Não sei se a fruta é exportada para a Europa, mas caso um dia lá apareça penso que as autoridades sanitárias vão torcer-lhe o nariz. Torcer e depois tapar.

Quando se gosta de durian, fala-se de como mais se gosta. Frio, quente, mole, duro, em forma de gelado, pudim, bolo, etc (ali em baixo está um tronco de Natal com creme de durian). Os filipinos comem-no com vinagre de arroz. Mas como sou mesmo muito boa pessoa, deixo que os comam todos. Bon appetit.

3 comentários:

Anónimo disse...

Leocardo,

Já comeu durian frito em fatias fininhas como batata frita? É tao bom!!!! E nao se preocupe, que nao sabe a durian!!

Podemos!!

Gotícula disse...

Bem essa fruta...já me tinha esquecido dela, mas para quem gosta, até arrotam para voltar o sabor à boca, iacky né mas era o que fazia uma amiga minha ;)

Anónimo disse...

O engracado (embora nâo tenha graca nenhuma) é que logo a coisa que incomoda mais (o famigerado durian) nâo tem nenhuma multa prevista.