segunda-feira, 16 de junho de 2008

Mau tempo na Cantuária


O primeiro casamento homossexual entre padres no Reino Unido não podia ter vindo em pior altura para o Arcebispo da Cantuária, Rowan Williams. Um grupo de Arcebispos anglicanos encontra-se esta semana, ameaçando dividir a igreja quanto ao tema da homossexualidade, e a conferência Lambeth, realizada de dez em dez anos, começa na próxima semana. Está em jogo o futuro de 80 milhões de seguidores da Igreja anglicana.

Anglicanos na África e na Ásia estão furiosos com a abertura da Igreja norte-americana, que celebra casamentos entre pessoas do mesmo sexo, com direito a liturgia e benção. Espera-se que ainda este ano casem 67 mil casais homossexuais na Califórnia. Mas a notícia do momento é o casamento entre os dois padres britânicos, com direito a cerimónia, votos e troca de alianças, que deixou os sectores mais conservadores à beira de um ataque de nervos.

O casamento coloca em questão a autoridade do Arcebispo da Cantuária, um dos quatro pontos de unidade da comunhão universal, e os fundamentos do próprio anglicanismo. Ainda há três anos o Arcebispo Rowan Williams encontrou-se com arcebispos africanos para assegurar que as uniões de facto entre homossexuais não iam interferir com a igreja ou com os ensinamentos da mesma sobre a sexualidade. Um conjunto de normas emanadas na altura garantia que não seriam celebradas cerimónias religiosas entre pessoas do mesmo sexo.

O Arcebispo terá garantido que padres que violassem estas regras seriam severamente disciplinados. Contudo vários membros do clero têm celebrado "serviços religiosos" diversos a casais homossexuais, na maioria discretos, sem cerimónia religiosa, troca de alianças ou padrinhos. Apesar de controversos, nenhum deles resultou em acção disciplinar por parte da igreja. O facto de um vigário vir agora celebrar uma cerimónia completa, e logo entre dois padres, só pode significar tempos difíceis para a religião mais significativa do Reino Unido.

3 comentários:

C disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ãh?

Anónimo disse...

VRC disse:
"...como todos sabemos..."
????????????????????????
Eu não percebo nada do assunto (nem quero perceber).