segunda-feira, 30 de junho de 2008

Justas são as calças


1) Foi noticiado em dois jornais de língua portuguesa do território de que a internet está "sob apertada vigilância" em Macau. Os visados são os fóruns onde os cibernautas expressam livremente (ou expressavam) opiniões sobre a actualidade do território. Deixo já bem claro que condeno qualquer forma de censura, que existindo é um tiro no pé de quem advoga a liberdade de expressão contemplada nos acordos luso-chineses que implicaram a transferência do território. Mas sinceramente, não seria muito mais interessante debater os problemas de forma construtiva sem recorrer ao uso de insultos e acusações superficiais, que chamam os governantes de "ladrões" ou "corruptos" sem apresentar qualquer prova concreta? Assim não há liberdade que resista.

2) A CTM responde alegando que quer uma internet "mais sã e mais justa". Não diz nada quanto a "mais livre". Tiques típicos para quem detêm um monopólio, à boa moda de Macau. Só que esta expressão, "mais justa", é usada como um chavão na RAEM. Um aumento de um bem de consumo que pesa no orçamento das famílias é "mais justo". Um aumento irrisório de uma classe trabalhadora que não chega nem para apanhar um táxi é "justo". O anunciado aumento dos vencimentos das chefias na função pública é "mais justo". Agora, será isto alguma confusão na tradução? Será que este "justo" significa "apertado"? Como na frase "estas calças estão muito justas".

3) Por falar em censura, o blogue Póvoa Online foi encerrado por ordem judicial, em Portugal. O autor do blogue, varzinista de gema, criticava abertamente o presidente da câmara, José Macedo Vieira. Num poll realizado nesse blogue 70% dos 326 participantes consideravam Vieira "um cacique agarrado ao poder", e acusava o executivo camarário de corrupção. O blogue foi encerrado nas bases de que continha "comentários sem sentido". Deve ser anedota. Já agora o que fazer com Marcelo Rebelo de Sousa quando ele diz que o ministro da agricultura Jaime Silva é "o maior incompetente do mundo"? Coser-lhe a boca?

3 comentários:

Anónimo disse...

Fora de tópico:
Sendo eu, tal como o Leocardo, um Ribatejano, quero partilhar este momento pedagógico com todos os leitores que, por força do destino, se econtram afastados da saudosa lezíria:
http://www.dailymotion.com/video/x2ac13_vacadaazambuja-o-mais-jovem-forcado_events

Anónimo disse...

É a Nova Ordem Mundial. Em Macau, em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo, mesmo nos países que mais se orgulham da sua "democracia", liberdade de expressâo passou a ser palavra vâ. Está tudo controladinho. Que saudades já tenho do século XX!

Anónimo disse...

Em Portugal, ainda bem que existe um Marcelo Rebelo de Sousa. Deveriam existir mais marcelos, que não tivessem medo para dizer o que ele disse, já que muito se argumenta e contra argumenta e cada vez mais se vão comprando calças 36, para quem precisa de 44!

Lusitano