domingo, 28 de junho de 2015

Me gustas tu...perdón, cu


Se Luis Suarez tem por hábito provar os adversários para saber se estão bons de sal, a selecção do Chile tem um jogador que...hmmm...chamá-lo de médico da próstata sem licença não parece lá muito correcto, até porque esses costumam avisar antes de invadir o pátio do paciente. Apesar das inúmeras possibilidades que um evento como a Copa America proporciona, não me parece que um jogo internacional seja o local indicado para realizar esse importante exame - o estádio onde o jogo dos quartos-de-final entre o Chile e o Uruguai, na capital chilena, chama-se Estádio Nacional Julio Martínez Pradános, com "o", e não "Pradânus". Gonzalo Jara, assim se chama o o nosso "artista", que não é lá muito bom artista, diga-se de passagem. O pior é que na hora de representar mal e porcamente (e queria aqui acentuar este "porcamente") tem um público ainda pior, que o aplaude, só para depois ser "assassinado" pela crítica.



Parece confuso mas conta-se em poucas palavras. Na partida dos quartos-de-final da Copa América, entre o Chile e o Paraguai, o defesa-central chileno fez uma marcação "especial" a Edison Cavani, impedindo que o prolífico avançado uruguaio fizesse golos, ao mesmo tempo que ia vendo se ele tinha um ovo que estivesse prestes a por. Assim, e com menos de meia hora para jogar e o resultado em branco, Jara sentiu vontade de dar uma alegria ao seu público, que encheu o estádio de Santiago com esperança de festejar a passagem às meias-finais, e fez o que se faz nessas situações: enfiou o dedo no cu de Cavani. Posto isto, o avançado reagiu (pois...), deu-lhe um chega para lá que nem lhe  chegou a tocar de leve, e Jara atira-se para o chão a segurar-se a uma zona aleatória do rosto, uma vez que Cavani não o atingiu em parte nenhuma da cara. O árbitro "só" viu esta parte, e como Cavani já tinha um cartão amarelo, acabou por ser expulso, e em vantagem numérica o Chile acabaria por marcar o único golo do encontro por Mauricio Isla, faltavam dez minutos para os 90 regulamentares, e o Chile marcava encontro com o Peru nas meias-finais da prova, mas não vai contar com o dedinho mágico de Jara, que depois do visionamento das imagens pela televisão foi expulso do torneio. Pois é, eles agora gravam essas coisas e tudo. Que azar, Jara.



Mas parece que o defesa é já famoso por este tipo de "marcação homem-a-homem", que como se pode deduzir, agradará menos a uns do que a outros. Neste vídeo mais recente vemos outros casos de "dedanália" do chileno, e entre as vítimas está o infame Luis Suarez, que apesar deste ultraje, não o mordeu - ou não estava com fome naquele momento...ou então gostou! Jara tem 29 anos e joga actualmente nos alemães do Mainz, depois de ter passado por vários cus ingleses...perdão: clubes ingleses, nomeadamente o ASS West Bromwich Albion, Brighton ASS & Hove Albion e Nottingham ForASS Forest. Este tipo de comportamento que tem por fim intimidar e irritar o adversário é muito comum, e aprende-se cedo. A malta das camadas jovens do Montijo contava-me que era frequente acontecerem contactos a este nível durante as marcações dos pontapés de canto, quando estava tudo a olhar...para o canto, por supuesto. Entende-se, no amor e na guerra vale tudo,  e já agora no futebol também, permitam-me acrescentar. Mas depois a gente cresce, ó Jara...tem juizinho, rapaz.


Sem comentários: