sábado, 9 de julho de 2011

Sudão do Sul: um novo país


Nasceu um país novo. Este país novinho em folha fica em África, mais exactamente no sul do Sudão, e chama-se, muito apropriadamente, Sudão do Sul. Este Sudão do Sul secedeu do Sudão, depois de um referendo realizado em Janeiro, e é a partir de hoje um estado independente. Quem conhece bem a história do Sudão - eu não - sabe que este estado existiu em tempos como protectorado britânico, e foi integrado no grande Sudão quando este obteve a sua independência do Reino Unido e do Egipto em 1956. Os sudaneses do sul não acharam muita piada, e chegaram mesmo a disputar uma violentíssima guerra civil entre 1972 e 1983, em que ninguém ficou realmente a ganhar. Em 9 de Julho de 2005 o Sudão do Sul adquiriu o estatuto de região autónoma, e seis anos depois celebra a sua independência total.

O Sudão do Sul não é um pequeno país; tem 620 mil km2, sendo maior que a Ucrânia, Tailândia e Espanha, por exemplo. Quanto à população, será de cerca de dez milhões, como Portugal, se bem que os sul-sudaneses dizem ser "perto de 13 milhões". Não existem números fiáveis. No Sudão do Sul existem mais de 20 grupos étnicos africanos, o que foi uma das razões para a indisposição com os gajos do norte, que são na sua maioria árabes. A capital é em Juba (lol), e é uma República Democrática Federal, de regime presidencial. O presidente é Salva Kiir Mayardit, de 60 anos, católico, um veterano da guerra civil, que foi eleito com 93% dos votos, e com uma vantagem de mais de dois milhões de votos contra o outro candidato, Lam Akol. Demos as boas-vindas pois a mais este país africano.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu percebo o Sudão do Sul. Eram africanos normais que tinham que levar com a merda das regrazinhas do Islão. Só a independência lhes poderia resolver o problema.

Anónimo disse...

Há muitos países que deviam ser divididas em partes,como Norte e Sul.Portugal também deveria ser dividido em Portugal do Sul,Portugal do Norte e Madeira Independente

Anónimo disse...

Tu és maluquinho , já agora a quintinha do Lago e a ilha do Pessegueiro também naçoes idenpendentes, Vai ao médico e cura-te...

Anónimo disse...

E os Açores ficavam para quem? Ou não sabes o que isso é?

Anónimo disse...

Portugal já é tão pequeno e ainda querem dividir em partes??LOL