sábado, 16 de julho de 2011

Volta à China


PEQUIM - Um homem atirou-se para o chão e chorou sem parar durante cinco minutos durante o julgamento por homicídio do seu filho de 20 anos. Tudo aconteceu a 18 de Janeiro, quando o jovem e a sua irmã gémea discutiam sobre quem ia usar o computador portátil. Para acabar com a discussão, o homem retirou o computador a ambos. Foi aí que o filho ameaçou atirar-lhe com uma cadeira, e o homem puxou imediatamente de uma faca e espetou-lhe no peito, matando-o instantaneamente. A mulher do homicida diz que o marido estava alcoolizado na altura do crime.

GUANGDONG - As autoridades de Shenzhen publicaram uma lista de itens proibidos durante as Universíadas que se realizam naquela cidade no próximo mês. Assim quem for assistir aos jogos não pode levar artigos frágeis, bebidas de pacote, animais de estimação, instrumentos musicais, guarda-chuvas de cabo comprido, raquetes, malas grandes, equipamento fotográfico, rádios, materiais inflamáveis ou explosivos, munições e outros artigos perigosos. Para garantir que nada corre mal, estas proibições já estão em vigor nos locais onde as Universíadas vão decorrer.

HUBEI - Um homem e o seu filho, de Qianjiang, cobriram a cara, deixando apenas o nariz de fora quando foram receber um prémio de 25 milhões de yuan de uma lotaria em Wuhan. O homem diz que teve conhecimento do prémio há 25 dias, mas ficou tão nervoso que só disse à família dois dias depois. Durante as últimas três semanas a família pesquisou como se vestiram outros vencedores quando foram receber o prémio, de modo a preservar o anonimato. O homem e o seu filho dizem que vão usar o dinheiro para começar um negócio.

JIANGSU - A polícia de Jingjiang abriu um salão de dança no seu quartel para responder às necessidades dos agentes que gostam de dançar. O novo chefe da polícia de Jingjiang proibiu na quarta-feira os polícias de frequentarem bares de karaoke sem autorização superior, e baniu-os ainda de frequentarem salões de massagem e de jogar cartas no quartel.

XANGAI - O grupo de turistas que foi abandonado pelo guia no aeroporto de Xangai na última quarta-feira antes de embarcar numa viagem para o Japão vai ser compensado pela agência de viagens. A Shanghai New Comfort Internacional Travel diz que vai aumentar o pacote, que era originalmente de quatro dias, para seis dias, e ainda vai incluir uma visita grátis a umas famosas termas, no valor de 1800 yuan. O guia desentendeu-se com os turistas em pleno aeroporto, ficou com os seus passaportes e a excursão foi cancelada.

SICHUAN - Nove pessoas em Leibo enfrentam a acusação de homicídio e fraude, depois de teren alegadamente obrigado um doente mental a trabalhar numa mina, matando-o de seguida e exigindo uma compensação do dono da mina. O homem deficiente morreu depois de ter sido empurrado para de um túnel de ventilação da mina de aço e zinco em Dongxiang, em Março último. Os suspeitos dizem ter "comprado" o homem, que era um sem-abrigo, por 5200 yuan, arranjaram-lhe um BI falso e um emprego na mina. Depois do o matarem fingiram ser familiares e exigiram 1,2 milhões de yuan de indemnização.

Sem comentários: