sexta-feira, 8 de julho de 2011

Uma estátua



Um leitor escreveu ontem um comentário, em que alertava para a situação da estátua do governador de Macau Ferreira do Amaral, abandonada num jardim em Lisboa. O blogue Macau Passado, de João Severino, já tinha dado a notícia em Março, e em cima podemos ver a etátua quando estava implantada em Macau, do espólio fotográfico do jornalista, e em baixo a actual localização da estátua, num jardim qualquer, virada para um edifício. (Link aqui no Google Maps, fornecido por Pedro Pinto, que penso ser o anónimo que publicou o comentário).

Nunca dei muita importância ao assunto da estátua do governador Ferreira do Amaral, que foi removida no ano anterior à minha chegada ao território, mas aprendi a importância e o significado da demoção depois de aprender mais sobre Ferreira do Amaral. Terá sido um dos governadores menos diplomáticos dos que passaram por Macau, e certamente o mais musculado, isto apesar de ter apenas um braço. A comunidade chinesa nunca aceitou bem a estátua localizada na rotunda do Hotel Lisboa, e os patriotas consideravam-na mesmo um insulto. Há quem diga que na estátua Ferreira do Amaral "está a matar uma cobra" (não dá para perceber muito bem), e essa cobra "simbolizava os chineses". Há quem diga também que a demoção da estátua marcou o início do fim do domínio português em Macau. Há quem diga muita coisa.

Nada a apontar se quiseram tirar dali a estátua, mas o que é realmente escandaloso é a forma como o governo português veta ao abandono uma parte importante da sua história, e de como sempre ignora Macau. A estátua do Governador Ferreira do Amaral devia estar num local onde as pessoas tivessem facilmente acesso, que fosse publicitado, e já agora que incluísse a sua História. Não sei quem é que pensam que estão a ofender se derem algum destaque à estátua, que afinal é espólio do antigo império ultramarino. E que se saiba Ferreira do Amaral deverá ter alguns descendentes (aquele ex-ministro e ex-candidato à Presidência da República do PSD com o mesmo apelido, por exemplo), e devem ser todos pessoas de bem, e poderiam pensar em dar um pouco de dignidade a um familiar seu.

12 comentários:

Anónimo disse...

Portugal está a cagar para Macau.Sempre cagou.Os portugueses de Portugal pouco ou nada sabem sobre Macau.Se Macau tivesse sido governado pelos Ingleses,Macau seria como Hong Kong.

Anónimo disse...

A fundação Oriente anda a dormir.

pedro chunga disse...

se ele chama Pedro Pinto, então porque anónimo?

João Botas disse...

Tanto quanto sei os descendentes do malogrado governador concordaram com o local; a estátua veio de Macau e esteve 'encaixotada' quase uma década em Lisboa; falta-lhe o pedestal original 'retirando-lhe' dignididade e o local escolhido tb não ajuda... como se costuma dizer "não bate a bota com a perdigota"... Talvez depois das obras do metro a 'coisa' fique resolvida.

Anónimo disse...

"falta-lhe o pedestal original" O problema é que o pedestral tem para aí uma altura de 2 ou 3 andares.E já agpora aproveitavam e levavam a estátua para o Parque da Cidade de Loures onde está o Pavilhão de Macau,E Ruinas de São Paulo.
http://www.pbase.com/diasdosreis/loures_parque

Anónimo disse...

A estátua está virada para um estaleiro de obras , ou seja é temporário, não sei porque razão dizem que está abandonada.Deixem terminar as obras...

Anónimo disse...

Nunca percebi muito bem quem é que quis mesmo que a estátua saísse do seu local original. É uma peça de arte que simboliza(va) a autonomia de Macau.


AA

Anónimo disse...

Esta temporário há anos.Já sabem como que é Portugal.

Anónimo disse...

Mas a estátua está precisamente aonde? Gostava de lá ir vê-la depois de tantos anos desde a última vez que a vi...

Leocardo disse...

No Jardim da Encarnação, Bairro da Encarnação, Lisboa.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Bairro da encarnação fica perto do Aeroporto de Lisboa. http://maps.google.com/maps?q=bairro+Encarna%C3%A7%C3%A3o,+Lisboa,+Portugal&hl=pt-PT&ie=UTF8&sll=38.771015,-9.121272&sspn=0.000729,0.00142&t=h&z=14

Anónimo disse...

Sim, eu já estive no bairro da Encarnação e nunca lá vi a estátua, por isso que pedi informações mais precisas. Seja como for, obrigado a ambos pela informação.