terça-feira, 26 de julho de 2011

Padre Luis Ruiz


Faleceu esta manhã em Macau o Padre Luis Ruiz Suarez, jesuíta, uma pessoa que fazia o bem sem olhar a quem. Confesso que já não me lembrava dele, e pensava que já tinha falecido, mas só hoje recebemos todos a triste notícia do seu desaparecimento aos 97 anos. Um espanhol alegre e sempre bem disposto, que chegou a Macau em 1951 depois de dez anos de trabalho missionário na China, onde foi ordenado sacerdote em 1945. No território português trabalhou junto dos refugiados da China continental, famílias inteiras, e terá recebido cerca de 30 mil. Muitos cresceram e tornaram-se homens e mulheres de sucesso, contribuíndo hoje com donativos para a sua missão. O bom padre diz que "nunca pediu nada, Deus oferecia". Doutas palavras. A partir de 1986 começou a fazer trabalho caritário junto dos leprosos de Guangdong, mais uma vez encontrando dificuldade junto das autoridades chinesas, que ainda viviam de costas voltadas com a Igreja Católica. Citando o próprio Jesus Cristo, o padre pediu "que se não acreditam em mim, acreditem pelo menos na minha obra", e a obra apareceu mesmo: em 2006 já dirigia 145 leprosarias em toda a China, que atendiam 10 mil enfermos. Uma vida cheia e repleta de bem que terminou hoje. Um homem que será sempre recordado com carinho por todo o bem que fez em nome dos pobres, dos refugiados, dos doentes, dos deficientes, de toda a gente que lhe deu a mão que ele estendia. Que descanse em paz.

3 comentários:

Unknown disse...

Falam mal da Igreja Católica, mas também o que é que seria do mundo se não fossem os milhares de instituições católicas que ajudam tantos não-católicos por este mundo fora, sendo mesmo a Igreja o único ponto de apoio e a única instituição que dá a cara por eles.
Estava para postar essa notícia no meu blogue depois de a ter visto no blogue do amigo Pedro Coimbra. Vou fazê-lo agora. :)
Que o Pe. Luis Suarez descanse em paz.

Anónimo disse...

este Leocardo é um mal-educado...

Anónimo disse...

eu conhecia este Grande Padre, ele é de do mais simples e humilde que já vi na minha vida, R.I.P. Padre Luis Ruiz.