quarta-feira, 13 de julho de 2011

No Inferno fazem as melhores festas


Voltando à religião e aos lugares comuns tantas vezes utilizados no nosso dia-a-dia, coisas que dizemos sem sabermos bem o que estamos a dizer. Um dos exemplos acabado disso mesmo é o "Inferno". Muito sucintamente, o Inferno é o lugar destinado ao castigo eterno da alma dos pecadores. Vejam bem isto: "castigo eterno". É assustador. Olhando para a definição da palavra no dicionário, vejo que se usa "no sentido figurado", e também para definir "o refeitório de certas ordens religiosas" (onde os frades comiam carne, imaginem), o "reservatório para onde escorrem os resíduos do fabrico do azeite", e para o "vão em que gira a roda da azenha". Tudo isto é o Inferno.

Quando era pequeno, a minha avó (outra vez, muito religiosa) dizia-me coisas como "quem dá e tira vai parar ao Inferno", ou que os mentirosos iam arder no lume brando do Inferno. Confesso que a minha inocência infantil levou-me a acreditar mesmo na existência do Inferno, para onde iam "os maus". Imaginava coisas terríveis do Inferno; tripas penduradas em tridentes, demónios voadores a cuspir fogo da boca, estalactites em brasa, e um Diabo chifrudo, barbudo e com pés de cabra, sentado no trono a rir lucifericamente (palavra nova, muito adequada) dos coitados dos pecadores, cujas almas ardiam, sofriam e desesperavam - para toda a eternidade! Dante tinha razão, esteve lá e viu, e pronto, ponto final.

Claro que depois disto pensei sempre duas vezes antes de mentir (ainda sou um péssimo mentiroso, enfim), e ainda tremo quando oiço ou leio a palavra "Inferno". As pessoas gostam de usar a expressão de forma leviana. Se está calor, "está um Inferno", se está muito barulho, "é um barulho infernal", e até ao Estádio da Luz chamavam "o Inferno da Luz". Tanta heresia. Esta gente não tem em mente diabinhos e inomináveis torturas quando pensa na palavra "Inferno"? Acho especialmente graça às pessoas (normalmente mulheres), que dizem que fulano "lhes tornou a vida num Inferno". Como assim? Pegou fogo aos cortinados? Algumas pessoas gostam de dizer muito filosoficamente que "o Inferno é aqui na Terra". Além da tendência meio-suicida implícita nesta frase, não faz lá muito sentido. O Inferno é "aqui"? Diabos chifrudos? Tripas penduradas? Estalactites em brasa? Ah sim, são capazes de ter razão, às vezes.


A própria literatura, música, cinema e blogues (como este hoje, por exemplo) alimentam-se do tema do Inferno. Existem Diabos e Infernos bem catitas no cinema, e o meu favorito é este na imagem em cima, do filme "South Park: Longer, Bigger & Uncut", onde se vê o Diabo na cama com Saddam Hussein, em pleno Inferno. No filme "Ghost" os maus da fita são levados para o Inferno (supõe-se) por sombras malvadas e ululantes. Muito menos criativo. E o que é preciso fazer para evitar o Inferno? Estes dois filmes dão a resposta. A EA Sports lançou o ano passado o jogo "Dante's Inferno", para a PlayStation, pelo que muita malta nova (e não só) já conhece bem todos os cantos ao Inferno.

Agora a sacramental pergunta: onde fica o Inferno? Hmmm...bem, segundo a designação clássica, fica "lá em baixo", ao contrário do Céu, esmiuçado ontem, que fica "lá em cima". É lógico que para quem se porta bem, uma promoção, e para quem se porta mal, um rebaixamento. É como tudo na vida. Mais uma vez, e por muito que se tenha escavado, nunca foi possível encontrar um "Inferno" no manto terrestre. Para quem acredita no Inferno, este fica, tal como o Céu, "numa outra dimensão". E aqui pode entrar a musiquinha do "Twilight Zone", verdadeiramente assustadora:



Se existe mesmo um Céu e um Inferno, isso trata-se de uma tremenda injustiça. Ninguém nos explicou os critérios de acesso a um ou a forma de evitar o outro. Será que deitar lixo no chão dá direito ao Inferno? Será que não posso entrar no Céu porque me entretia a empalar carochas do campo com carumas de pinheiro quando era puto? E aquele sinal vermelho que passei daquela vez em que eram duas da manhã e não havia ninguém a ver? E o que acontece a quem ouve heavy-metal? Preocupa-me se as boas acções balançam as más. Então e aqueles indivíduos que cometiam as maiores atrocidades contra o seus irmãos e ao mesmo tempo eram bondosos com a igreja e com a caridade, como o Pinochet, estão no Inferno ou no Céu? E D. Afonso Henriques? Destestava chegar qualquer dia ao Inferno e encontrá-lo lá juntamente com outros heróis meus.

Bem, não vos vou maçar mais hoje, e gostava de vos deixar com um tema musical muito apropriado: "Disco Inferno", dos The Trammps. Aviso: ouvir este tema pode dar direito a uma eternidade no Inferno. Siga por sua conta e risco.

6 comentários:

FireHead disse...

Excelente post, amigo! De facto as interpretação acerca do Inferno são inúmeras e variam de acordo com pessoas e perspectivas religiosas, mas o mais assustador não é o facto do Inferno não existir: é o facto de existir! Como não podemos racional e cientificamente prová-lo, o melhor é acreditarmos que ele existe ou não? Uma vez mais a "Aposta de Pascal" pode ajudar-nos a iluminar...

Abraço.

Leocardo disse...

Muito obrigado :)

Outro

Anónimo disse...

Muitas vezes o Inferno está na Terra.Que o digam os portugueses que estão desempregados,doentes,ou na miséria.

Anónimo disse...

A propósito de Inferno na Terra. Existe um filme grego sobre a crise e que a desmascara. Sei que as televisões recusaram exibí-lo. Alguém sabe por acaso o nome deste filme para eu procurar na internet. Antecipadamente, muito obrigado.

Anónimo disse...

Dividocracia. Passou na SIC Notícias no domingo passado.

Anónimo disse...

Isto deve andar pelas ruas da amargura.