segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mil e uma escolhas


Chega a altura de planear as férias, e para já vou adiantando ao prezado leitor que o blogue vai estar encerrado para férias do final de Julho até mais ou menos meados de Agosto. Vou de férias aqui perto, buscar qualquer coisa de sol e praia e desenjoar um bocado de Macau. Os meus amigos que não vão este ano a Portugal (a esmagadora maioria deles, o que prova o grande calibre das minhas amizade, eheh) vão todos dar um pulinho aqui perto, ora ao Japão, ora à Malásia, ora à Tailândia, nem que seja por apenas poucos dias. Não há nada de mais deprimente que passar as férias em Macau. Existe mesmo a necessidade de sair, nem que seja ali ao lado, a Zhuhai. Tenho um amigo que não sai do território há três anos e já está a ficar maluco, coitado.

Quando me perguntam qual o melhor sítio para passar férias, respondo sempre que “depende”, mas as escolhas são muitas. Existem destinos paradisíacos para se fazer férias na Ásia oriental, e tudo depende do gosto, da bolsa ou do tempo. Para quem gosta apenas de praias paradisíacas de águas azuis e límpidas, qualquer coisa serve. Pode-se optar por um resort de luxo, para os mais endinheirados, por um simples bungalow, para a classe média-alta onde eu e a maioria do leitor se deve incluir, e finalmente uma pensãozita qualquer na aldeia mais próxima, para quem não tem muito dinheiro ou para quem está simplesmente à procura de aventura (ou sarilhos, mais uma vez, depende do sítio). Para quem tem mesmo mais tempo, o melhor é mesmo fazer um tour por países próximos uns dos outros mas que nunca visitou, como Tailândia/Laos, Vietname/Cambodja ou Singapura/Malásia. Ou um safari no Nepal. Hainão, uma ilha da China que era considerado até há alguns anos um destino “esquisito” é hoje tudo aquilo que esta linda imagem da baía de Sanya demonstra. Tudo experiências muito giras e gratificantes.

Sofro do coração quando oiço pessoas a dizer que vão à Tailândia, acrescentando depois um “onde mais?”. Existe há muitos anos uma conspiração das agências de viagens que têm muitos mais pacotes para a Tailândia que para outro sítio qualquer das vizinhanças. Já sei que sou suspeito, e alguns leitores mais grunhos acusam-me de ter um problema mal resolvido com a Tailândia, mas é tudo uma questão de opção: existem mil e um sítios tão bons ou melhores (claro que existem sempre outros piores) que as Pattayas, Pipis, Kho Samui e etc. – tudo sítios que conheço maravilhosamente bem, tenho só maravilhas a dizer, mas agora quero conhecer outros, porra. Às vezes a Tailândia parece o Algarve dos portugueses pobrezinhos.

O meu único problema com a Tailândia prende-se com a marginalidade de Bangkok e de outras paragens turísticas onde estrangeiros embebedados aproveitam para fazer coisas que são completamente ilegais no seu país, aproveitando-se para isso da corrupção do Governo, a passividade (e por vezes cumplicidade) das autoridades e do carácter frágil e empobrecido do povo tailandês. É difícil absorver a experiência cultural que é passar férias num país estrangeiro quando nos está um bife ao lado a vomitar nos cantos dos templos.

Mas este problema não é exclusivo da Tailândia (mais uma vez, algumas partes da Tailândia apenas), mas também da Indonésia, das Filipinas, da China, do Laos ou do Vietname. Em Mindanao os rebeldes cortam a cabeça a turistas, os polícias em Manila são os maiores ladrões do mundo, no sul do Bornéu ainda há canibais e já rebentaram umas bombinhas em Bali. Mas não se admite que a Tailândia seja vista como única opção, e refúgio de todos os males do mundo.

Há lá disto e muito mais, e também há muita coisa boa. A comida, por exemplo, é imbatível, e desde que não se saia do “paraíso” do resort a não ser para o aeroporto, então a impressão é mesmo muito boa. Por isso decida onde vai passar as férias este ano, caro leitor, mas sempre em mente que as opções são várias. Enriqueça a sua experiência de viver aqui na Ásia e visite destinos que ainda não viu. São mil e uma maneiras diferentes de passar as merecidas férias.

22 comentários:

Anónimo disse...

Oi, linkando por aí, vim parar em seu blog. Não posso deixar de elogiar o conteúdo e a forma como é avbordado. Deixo meus parabéns e aviso que o estou seguindo!
:)

Leocardo disse...

Obrigado pela preferência :)

Abraço.

Anónimo disse...

Quem nao sai de Macau para umas ferias fica maluco? Coitados, deve haver muitos malucos em Macau, um manicomio nao chega, se vamos concordar com o Leocas. E o que diz daqueles que nao teem meios para passar ferias fora.

Leocardo disse...

Aqueles que "não têm meios para passar férias fora" (coitados) atravessam as fronteiras das Portas do Cerco vezes sem conta por ano. So much for your theory, sucker. E além disso este post é mais dirigido a portugueses e outros expatriados (que consigam ler, claro).

Cumprimentos.

Anónimo disse...

De facto é verdade. Tailândia para os que vivem em Macau parece mesmo o Algarve para os portugueses daqui. Mas o mais incompreensível mesmo é o facto de Verão ser basicamente praia. O cancro da pele agradece, pois são mais de 1000 casos todos os anos...

Anónimo disse...

aos gajos, o Leocas diz "cumprimentos", a elas é "abraços"... sabes muito, lol.

Anónimo disse...

Quem não tem dinheiro não tem vicios,as minhas férias em Portugal é numa praia em Lisboa com dezenas de pretos e brasucas,e muito sexo com gajas boas.Para mim são as melhores férias do mundo.Ainda por cima não gosto nada de andar de avião

Leocardo disse...

Não, cumprimentos é para os anónimos, abraços é para quem se identifica e manda uma palavra simpática, como foi o caso.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O Leocas agora deu para escrever em ingles, e quem disse que todos portugueses teem meios para irem de ferias, e "sucker" nao vem a proposito, use outra palavra, daquelas que gosta sempre de usar.

Anónimo disse...

"teem" também não vem muito a propósito, sabe? Use outra palavra, que tal "têm"?

Anónimo disse...

Passar férias é um estado de espírito.Também se passa boas férias metido em casa todos dias com o ar de condicionado ligado e a ver filmes com a namorada e o blog do leocardo :).Aliás o verão em Macau é uma grande merda,chove quase todos dias ou está nublado.Um gajo nem pode ir a praia ou piscina em macau

Anónimo disse...

Eu gosto sobretudo é do ar de condicionado...

Anónimo disse...

Ar condicionado é muito bom no verão,enquanto que os burros estão na praia a torrar no sol,eu estou em casa no ar condicionado a beber uma limonada ui que bom!!!

Anónimo disse...

Anonimo de 11:40, nao reparou que nao tenho software em portugues por isso nao tem acento, tenho que repetir o alfabeto. Muitos professores neste blog.!!!!!

Anónimo disse...

Não tens sofware ou não tens teclado do computador em português??

Anónimo disse...

Se usarem um pouco a imaginação e tempo vão ver que não é preciso ter o teclado português para ter acento.Como?È fácil mas demora um pouquinho.Por exemplo vao ao google com a palavra " tem " e façam copy paste da palavra Têm e já está.Ah,não tenho o teclado portugues.

Anónimo disse...

Eu uso este truque porque nao tenho teclado portugues,comprei em macau o computador,é que estava farto de escrever no computador o meu nome Eugenio Sebastiao Pimpao sem acentos e um dia descobri um truque,então vou ao goole search Eugenio Sebastiao Pimpao e faço copy paste a já posso escrever o meu nome correcto : Eugénio Sebastião Pimpão

Anónimo disse...

"enquanto que os burros estão na praia a torrar no sol,eu estou em casa no ar condicionado" (sic)

Lol!!! Não há, realmente, nada melhor do que isso: passar as férias em casa a levar com o arzinho condicionado na tromba. Como dizia o outro: "E o burro sou eu?".

Leocardo disse...

Er...eu também não tenho teclado português mas não preciso de tanta complicação para escrever os acentos. Penso que terão uma aplicação no vosso Windows chamada "character map", e lá podem aprender uns truques: por exemplo Alt+0227 = ã, Alt+160 = á, Alt+135 = ç, etc. É muito mais simples.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Há quem gosta de levar com o ar condicionado na tromba em casa quando está muito calor e há quem gosta de apanhar sol na praia até ficar como uma lagosta ou apanhat cancro de pele.

Anónimo disse...

Verão em Macau é bom estar no ar condicionado em casa e verão em Portugal é bom estar na praia.Simples.

Anónimo disse...

Para mim, o verão seja onde for é para ir ver coisas diferentes, que em casa e no trabalho já eu estou 11 meses por ano. Com ou sem ar condicionado.