terça-feira, 6 de julho de 2010

Vá pela sombra


Realmente está um forno que não se pode. Em Macau as temperaturas estão acima dos 30 graus, e a habitual humidade torna o calor verdadeiramente insuportável. Ontem almocei na esplanada de um restaurante, e a manteiga literalmente derreteu dois minutos depois de ter chegado à mesa. Hoje precisei de "engolir" um gelado que comprei no Lemon Cello, antes que se derretesse nas mãos. Mais uns minutos ao sol, e começava a ter miragens. O calor é tanto que muito provavelmente dá para estrelar ovos no asfalto.

As pessoas queixam-se do calor em Portugal, mas não fazem ideia do que passamos aqui. Lá basta ficar à sombra ou ligar uma ventoinha para refrescar. Aqui gastam-se fortunas em contas de electricidade graças aos aparelhos de ar-condicionado. Dormir sem o ar-condicionado é impensável, e a alternativa "abrir uma janela" torna as coisas ainda piores. Quarenta graus em Beja aguentam-se muito melhor que 32 ou 33 graus em Macau, com o sol a pique. É extraordinária a diferença que se sente quando se entra num edifício público, num escritório ou num hotel. É como passar de um forno para dentro um frigorífico.

Como sempre, há pessoas (especialmente em Hong Kong) que se "arriscam" a desfrutar do rei sol, mesmo que isso represente perigo de morte. São os velhinhos (quando é que aprendem?) que dão longas caminhadas, vulgo "hiking" debaixo do calor abrasador, e depois queixam-se que iam quinando de insolação, a juntar aos diabetes, à hipertensão, à esclerose e tudo mais. O pior é quando os animaizinhos pagam pela irresponsabilidade dos humanos. É preciso não esquecer que a pele dos cães, por exemplo, é bastante mais sensível que a dos humanos, e o pêlo também não ajuda nada. Se quiser ir apanhar uma insolação e morrer, que tal deixar o bichinho em casa?

As recomendações para esta onda de calor são as habituais: evite a exposição demorada ao sol, evite andar na rua nas horas de maior calor, ingira mais líquidos (cerveja não conta), use roupas leves e claras. Se gosta de fazer desporto (como eu), opte por fazê-lo de manhã muito cedo ou ao final da tarde. Não vale a pena morrer ou ir parar ao hospital por causa do calor. Até as crianças sabem isso. Não deixe que o calor o impeça de fazer a sua vida normal, mas já sabe, "vá pela sombra".

22 comentários:

Anónimo disse...

Entao imagina agora como que as pessoas de Macau viviam há 40,50,60 anos atrás quando ainda não havia ar condicionado em macau.A minha mãezinha tem 72 anos e nasceu em macau e disse-me que quando ela era criança todas as pessoas em Macau dormiam com as janelas e portas abertas no verão,ainda não havia ar condicionado em macau

Anónimo disse...

"Quarenta graus em Beja aguentam-se muito melhor que em macau ?? OH leocardo os alentejanos tem fama de serem preguiçosos mas isso é justificável,no verão é habitual estar 40 graus ou mais no Alentejo,quem é que consegue trabalhar assim com tanto calor???E estamos a falar de gente que não tem ar condicionado em casas ou nos seus empregos.Mas é claro que os portugueses estão muito mais habituados ao calor do que pessoas que vivem em Macau,voces ai em Macau não conseguem viver sem o ar de condicionado,nos aqui em Portugal conseguimos porque estamos habituados a dormir sem ar condicionado

Anónimo disse...

Uma tia minha que vive em macau veio no ano passado passar férias em minha casa em Lisboa,estava muito calor e eu disse que não tinha ar condicionado em casa,ela ficou logo preocupada, ficou só uma noite em minha casa,disse que não aguentava dormir sem ar condicionado,então foi viver para 1 hotel

Macaense disse...

Aqui em Lisboa, hoje esteve 34 e ontem 36 graus, mas garanto que sobrevivo facilmente a esste calor do que os 30 graus de Macau.

Leocardo disse...

Muito bem. Acontece que há 30 ou 40 anos não existiam tantos edifícios em Macau, o espaço era mais aberto e soprava uma brisa. No Verão as pessoas dormiam cá fora, não fechavam a porta, etc. etc, certamente que ainda se lembra dos "belos tempos". A tia do anónimo das 12:28 diz que não consegue dormir sem ar-condicionado porque nunca experimentou. A primeira vez que fui a Portugal com a minha mulher, ela ficou fascinada com o frio que fazia à noite no Verão. Adorou. Finalmente, o Macaense sabe do que eu estou a falar: 34 ou 36 graus em Lisboa aguentam-se melhor que 30 graus em Macau.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O anónimo das 12:24 fica convidado a vir a Macau em Julho ou Agosto. Caso não saiba, o clima aqui é subtropical, o que a juntar à festa do calor vem uma humidade insuportável que no Verão chega muitas vezes aos 100. Agora tente imaginar 30 e tal graus com humidade. É uma sauna autêntica!
Em vez de mandar postas de pescada sem saber, primeiro perguntava o porquê de ser mais difícil aguentar 30 graus em Macau que 40 em Portugal.

Anónimo disse...

é facil dizer que em Macau sente-se mais CALOR que em Portugal no verão quando voces ai em Macau dormem todos dias com AR CONDICIONADO e eu aqui em Lisboa sem ar condicionado em casa a ter que sofrer com o calor. O anónimo das 20h12 fica convidado a vir a Lisboa em Julho ou Agosto para dormir em minha casa SEM ar de condicionado,quero ver quantos dias aguentas sem ar condicionado.Leocardo não sei quando que foste a Portugal com a tua mulher mas devias saber que há muito tempo que as noites em Portugal não são assim tão frias.Mas claro depende também da localização,se for no interior de Portugal as noites são bem mais quentes que do Litoral.Ontem por exemplo em Lisboa a noite estava cerca de 27,28 graus,a tarde estava 36,37,38 graus.Repito,a minha casa NÃO tem ar condicionado,aqui os salários são baixos,não sou rico.

Macaense disse...

Apesar de estarmos a falar do CALOR o mesmo se passa com o frio.
O inverno (frio) aqui em LISBOA não é nada comparado com os dias de frio em MACAU. Lembro-me perfeitamente quando os termómetros em MACAU baixavam para abaixo dos 17 graus... o frio era PENETRANTE.
Aqui com 10 ou menos graus, um bom BLUSÃO e está resolvido.
O que aqui é PIOR é o vento (seja no verão ou inverno) faz-me logo lembrar, do sinal de TUFÃO No.10!
P.S.- Tenho 40 anos de MACAU e 11 de Lisboa.

Macaense disse...

Para o anónimo das 7 de Julho de 2010 00:17:

Fique a saber que nos meus 40 anos de Macau, nunca tive ar condicionado na minha casa. Ventoinhas sim, ar-condicionado não.
Aqui em Lisboa, idem.

Leocardo, venho sempre chuchumega sua página, pois serve para matar saudades da minha terra.

ABRAÇO!

Anónimo disse...

O anónimo das 12:24 e 00:17 certamente nunca veio a Macau no verão, mas acha que sabe do que fala. É assim nisto como no futebol, na literatura, ou noutra coisa qualquer. Não sabem, não vêem, não lêem, mas têm sempre opinião. É só especialistas...

Anónimo disse...

O Verão húmido de Macau é bem pior do que o de Lisboa. Não há discussão possível quanto a isso. Mas também é verdade que os ares condicionados tornam as coisas mais suportáveis nos espaços interiores em Macau do que em Lisboa, onde pouquíssimas casas têm ar condicionado. Ainda ontem à noite, estava a ver TV em casa de um amigo junto ao Tejo e o calor dentro de casa era terrível. Quando vivia em Macau, ligava o ar condicionado e ficava o assunto resolvido. Só na rua é que não, como é óbvio.
Ainda assim, tudo ponderado, prefiro de longe o Verão de Lisboa. Se o calor apertar muito, compro um ar condicionado para casa. Até já há uns portáteis muito catitas, parecidos com os desumidificadores de Macau, que dão para ir pondo na divisão da casa onde são mais necessários em cada momento.

Anónimo disse...

Tá porreiro, não sejam meninos.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 00:17, sou o anónimo das 21:12, muito obrigado pelo convite para me acolher.
Parto em breve para Portugal, para o interior, onde cresci e vivi mais de 20 anos,
portanto sei do que falo.

Anónimo disse...

E a pergunta impõe-se: anónimo das 11h52, já viveu em Macau? É que eu vivo cá, vivi 25 anos em Portugal, entre Porto, Lisboa e interior. Parece-me que todos os comentadores que dizem que o calor de Lx é pior do que o de Macau têm as duas experiências... Convém também que fique a saber que em Macau não há só ricos. Parte significativa da população não se pode dar ao luxo de ter ar condicionado, porque não terá dinheiro para a conta da luz ao fim do mês. A electricidade, caso não saiba, é bastante mais cara aqui do em Portugal. Macau tem a mais elevada densidade populacional do mundo - o que faz com que sejam muitos os prédios (10 vezes mais altos do que os de Lisboa) e a ventilação seja fraca. Got it?

Anónimo disse...

(O comentário anterior era para o anónimo das 00.17)

Anónimo disse...

mas sobre o calor,uma coisa é certa.Esta semana em Portugal tem estado mais calor do que em Macau,basta ver as noticias.E também quem está habituado sem ar condicionado suporta muito melhor o calor do que quem tem ar condicionado.Quem não tem ar condicionado em Macau no verão sofre-se muito

Anónimo disse...

oh anónimo das 16h15,qual foi a ultima vez que viveste em Portugal???a electricidade em Portugal é bem mais cara do que a de Macau,isso não tenho dúvidas,aliás TUDO é mais caro em Portugal do que em Macau e a electricidade não podia fugir a regra.Sinceramente ainda não descobri NADA em Portugal que seja mais barato que em Macau.Ah,já sei,as putas são mais baratas em Portugal do que em Macau ehehe

Anónimo disse...

São mais baratas as putas de rua, tão horríveis que não ia lá nem que fossem elas a pagar-me. Perguntem a uma boa puta nas casas da especialidade em Portugal quanto leva, e vão ver. A única coisa de que me lembro que é realmente mais barata em Portugal é o bacalhau.

Anónimo disse...

Oh meu amigo ve-se logo que não costumas ir as putas em Portugal :))Se quiseres saber os preços vai ao correiomanha online na parte dos convivios para ver os anúncios.até há chinesas putas em Portugal e das boas

Anónimo disse...

É claro que não costumo ir às putas em Portugal. São putas mesmo putas que põem anúncios no jornal sem mostrar a fronha. Antes de comprar o material tenho de lhe passar a mão para ver se é de qualidade, não faço encomendas às cegas.

Anónimo disse...

Mas as putas de Macau dos anuncios mostram a fronha?E qual é a puta dos anuncios que gosta de dar a cara ?Quando vais a uma loja és obrigado a comprar uma coisa que não queres?Eu vou a casa de uma puta e se não gosto daquilo que vejo vou logo embora,não há mais conversa.Putas mesmo putas é que não não dá para perceber o que queres dizer com isso :))Como se as putas tivessem categorias ehehhe,puta é puta.

Anónimo disse...

As putas mesmo putas não beijam, por exemplo, e a primeira coisa que dizem é quanto custa. Como se não bastasse, comportam-se como pesos mortos durante o acto. Em Macau não é necessário responder a anúncios, vai-se a um bar à noite e não faltam mulheres disponíveis. Beijam, não falam só em dinheiro e, na cama, são gatas assanhadíssimas.