sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mickey e suástica: combinação bombástica


Um poster provocante a mostrar o Rato Mickey no corpo de uma mulher nua com um cruz suástica por trás está a causar polémica na Polónia. Os polacos consideram esta forma de "arte" uma violência contra a sensibilidade. O poster gigante apareceu o mês passado na cidade de Poznan, apenas a poucos metros de uma sinagoga. O autor é o artista italiano Max Papeschi, que diz ter apenas "criticado os horrores do estilo de vida americano" (?), e será uma das peças a exibir numa exposição de arte moderna, que abre no próximo Outono. Mas na Polónia, uma nação ainda marcada com as feridas da ocupação nazi, não há lá muita vontade em apreciar obras artísticas relacionadas com a Alemanha de Hitler. Contudo os tribunais polacos consideram que o poster não viola as leis do país contra a glorificação do nazismo. Mesmo assim o poster foi já vandalizado várias vezes, mas a proprietária da galeria onde está exibido, Maria Czarnecka, diz que não está interessada em retirá-la. "A arte deve ser provocante e controversa. A obra visa explorar símbolos, e de como eles funcionam. O Rato Mickey e a suástica estão ao mesmo nível: não querem dizer nada e fazem parte do mundo globalizado.", afirmou Czarnecka. Os líderos judeus não pensam assim, e consideram a suástico um símbolo que "ainda ofende muitos polacos, judeus ou não". A Alemanha Nazi invadiu a Polónia em 1939 e construíu guetos e campos de morte pelo país, onde milhões foram assassinados. O país foi em tempos a maior comunidade judaica na Europa, chegando aos 3,5 milhões, antes de ser varrida pelo Holocausto.

12 comentários:

Anónimo disse...

Não há grandes problemas, apesar de tudo. Desde que a arte não contemple o profeta Maomé...

Anónimo disse...

Teve de facto em tempos a maior comunidade judaica na Europa. Com a invasão alemã e a indiferença dos polacos milhões foram despachados.

Anónimo disse...

Se fossem as caricaturas do profeta como saíram na Dinamarca então aí é que havia problema. Manifs e pedidos de desculpa do primeiro-ministro, que se vendeu que nem uma puta para ir para a Nato.

Anónimo disse...

Um homem poderoso convida uma miúda de 13 anos para a casa de um amigo famoso. Prometendo fazer dela uma estrela, pede-lhe que se dispa para lhe tirar fotografias. Isto depois de lhe dar champanhe a beber e a fazer experimentar drogas. Mas antes de a violar e sodomizar. Quando confrontado com a Justiça, esse homem poderoso confessou os seus crimes. O que não o impediu de comentar, mais tarde, que “todos sonham em ter sexo com raparigas novas”. Novinhas mesmo, de preferência com 13 anos, supõe-se.
Um monstro, dir-se-ia. Não. A crer nos relatos da imprensa portuguesa este homem poderoso, quando foi confrontado com a hipótese de vir a ser castigado pelos crimes, algo descrito como uma “saga legal”, viveu “um pesadelo”. Quando um tribunal, invocando uma falha técnica no processo judicial, mas não o libertando da culpa, o deixou sair em liberdade total, logo se ouviram aplausos e festejos pelo fim do “dramático desenvolvimento”.
Se este homem poderoso fosse um bispo nunca teria sido tratado com esta complacência, para não dizer com esta cumplicidade. Mas o homem poderoso chamava-se Roman Polanski, é um homem “de cultura”, e mais uma vez se provou que há criminosos e criminosos. E que os crimes de pedofilia só são crimes quando são perpetrados pelos criminosos “certos”.

Anónimo disse...

é verdade!!!! se fosse um padre, um bispo ou um qualquer membro da igreja católica, lá está o mundo todo e a imprensa toda (ou quase toda) a cair por cima deles e a "cascarem"-lhes a cabeça.... qd são a malta "fixe" (a do cinema, da música, da cultura, etc.), o mundo todo já lhes trata com complacência e com piedade, com boa parte da imprensa a protegê-los.... nao será o nosso mundo demasiado hipócrita??? nao terá o nosso mundo "dois pesos e duas medidas" qd se julga casos de pedofilia??? nao tou a dizer q aqueles padres sao uns santinhos, pq tb sao umas bestas q fazem sexo com crianças.... mas o polanski tb nao é nenhum santinho pra ser tao protegido.... nao acham???

Anónimo disse...

Ser polémico é a maneira mais fácil de ganhar dinheiro e fama neste mundo de merda

Anónimo disse...

Faltou dizer que a vítima agora é maior de idade (e bem maior!) e queria o caso arquivado. Se assim é, quem são os outros para se sobreporem à vontade expressa por aquela que foi vítima de abuso?

Anónimo disse...

Pois pois. Se V. Exa. tiver uma filha, prima ou irmã de 13 anos e ela for drogada e sodomizada V. Exa. também vai esperar que ela seja maior para se decidir o que fazer ao pedófilo? Como dizem os brasileiros "pimenta no cú dos outros para mim é refresco", neste caso "piça no cú da filha menor dos outros para mim é refresco."

Anónimo disse...

Quem diz Roman Polanski,diz Woody Allen.Os pedófilos e nazis deviam ser todos queimados numa fogueira na praça publica

Anónimo disse...

Se isso acontecesse com uma menor da minha família, clamaria eu por justiça enquanto ela fosse menor. Se o caso se arrastasse até ela ter idade para decidir, passava a ser ela a ter esse direito. Querem ser mais papistas do que o Papa...

Anónimo disse...

O Papa não é para aqui chamado, caralho!

Anónimo disse...

Pronto, querem ser mais maometanos do que o Profeta Maomé, está melhor assim? Tenho de ter cuidado, que os católicos andam cada vez mais parecidos com os muçulmanos...