domingo, 4 de julho de 2010

Helipânico


Um helicóptero despenhou-se ontem à tarde no Rio das Pérolas, levando treze pessoas a bordo. O aparelho saíu do heliporto de Hong Kong com destino em Macau, e todos os passageiros foram resgatados com vida. Pouco depois de descolar, o piloto apercebeu-se que teria de regressa para uma aterragem de emergência, mas já nem isso foi possível. Os dois pilotos perderam o controlo do aparelho, que viria a cair nas águas do porto de Victoria Harbour. Ainda não se sabe a razão do acidente, mas desconfia-se que um dos motores do aparelho terá falhado. O acidente levou ao cancelamento de muitas viagens durante o dia de ontem. A companhia Sky Shuttle, propriedade de Stanley Ho, realiza vôos diariamente entre as 9:00 e as 21:00, de meia em meia hora. Cada viagem entre os dois lados do delta do Rio das Pérolas demora quinze minutos, e custa 2600 patacas. Veja aqui a reportagem da TDM.

16 comentários:

Anónimo disse...

È caso para dizer,tanta pressa para que?De Hong Kong para Macau de helicoptero são só 15 a 20 min.

Anónimo disse...

Importante assinalar a destreza do piloto que perante a falta do motor fez uma auto rotação atempada evitando desastre maior. Auto rotação é um procedimento técnico que permite a aterragem de um helicóptero em emergência sem danos de maior. Se for feita no momento exacto surte efeito. Se não não, não há nada que salve a queda de um helicóptero, ou seja cai que nem uma pedra. É muito diferente de um avião quando falha um motor. No caso de um avião o dito tem asas para planar.
Será importante saber se a manutenção dos helicópetros do Stanley Ho continua a obedecer integralmente às regras da ICAU, ou se a crise também já está a fazer descurar procedimentos que são indescuráveis.

Anónimo disse...

o helicópetero só tem um motor, animal.
alimenta tanto as pás como o rotor.

o seu texto foi escrito pelo seu todler?!

Leocardo disse...

Não, foi escrito por um engenheiro aeronaútico. Palerma...

Anónimo disse...

E já agora, "helicópetero" só tem dois E, animal das 03:52. É HELICÓPTERO!

Anónimo disse...

Se calhar o "palerma das 03 e 52 confundiu motor com rotor. Para melhor "escracimento" aqui fica mais uma pequena achega explicativa: os helicópteros têm muitas pás. Umas pertencem ao rotor principal e as outras ao rotor de cauda. O rotor principal fica no "cocuruto" da aeronave e tem menos pás mas mais "grandes". O rotor de cauda fica nas "traseiras". Este tem mais pás, mas pequenotas e giram muito mais depressa do que as do "cururuto" (mais de 33 mil RPM - rotações por minuto) são como as ventoínhas que temos em casa. No entanto apesar de pequenotas são essenciais já que se falham o aparelho começa a girar sobre si próprio. Para informação geral devo dizer que há helicópteros que têm mais do que um motor para obviar estes problemas. Falha um fica o outro.
Para finalizar só explicar que os motores dos helicópteros "alimentam" naturalmente pás e rotores já que as pás são constitutivas dos rotores. O principal e o de cauda).
Para terminar sublinho a minha pena por este mini, mini, debate nem chegar a ter sido, já que não seria perda de tempo discutir o "estado da arte" em matéria de helicópteros.Mas claro que concordo que não seria aqui que tal debate se poderia fazer.
Ainda a finalizar uma palavra ao Leocardo, que pode não perceber nada de aeronaves, mas é inteligente. Não sou engenheiro nem "ginecologista" como dizia o Herman José, mas tenho umas largas horas de voo a "guiar" maquinetas do género. Ainda que goste mais dos aviões. É que os aviões, são como os cavalos, ou seja mais dóceis e previsíveis. Os helicópteros são como os potros de "rodeio" que aproveitam a mínima distracção do cavaleiro para o atirar da sela abaixo. Gabo a "endurance" dos pilotos de helicóptero e também a sua coragem quotidiana.
Cumprimentos

Anónimo disse...

em 20 anos da companhia,só caiu 1 helicóptero,já não é nada mau.cãem mais aviões do que helicópteros.

Anónimo disse...

ó xico-esperto das 12 e cia: escusa de se armar em sabichão porque eu também vejo o discovery channel.

o que eu disse foi q um helicópetro só tem 1 motor, alimenta tanto a hélice principal como o rotor, que é atrás.
é ou não é verdade, este facto?

Anónimo disse...

Ó animal das 03:52 e 19:19, não é "helicópetero", mas também não é "helicópetro". É HELICÓPTERO!!!

Anónimo disse...

helicópetero?

Anónimo disse...

um, dois o mais motores, dependendo do modelo

aquilo não é um carro.

Anónimo disse...

Ó idiota das 19.19, não é "helicópetero" nem "helicópetro"! É HELICÓPTERO! Devias dedicar-te mais ao português antes de nos mostrares os teus desconhecimentos em aeronáutica.

Anónimo disse...

ó caramelo das 00:17, sabes que em lisbona e arredores, o espanhol vai começar a render como o mandarim em Macau, pá....

Anónimo disse...

Talvez. O problema é que mesmo em espanhol se escreve HELICÓPTERO!

Se em aeronáutica estamos como estamos, em línguas também não se vêem melhoras...

Anónimo disse...

afinal o saramago tinha razão quando disse que Portugal devia ser uma provincia da Espanha.os portugueses já começam a aprender espanhol

Anónimo disse...

Muitos portugueses sabem é portinhol, que é outra coisa.