domingo, 7 de junho de 2009

O que é uma parafilia?


Este post não é aconselhável a menores de 18 anos e pessoas impressionáveis. Se é menor ou impressiona-se com facilidade, siga apenas por sua conta e risco.

"Parafilia" é uma palavra originária do grego "para" (fora) e "filia" (amor). Uma parafilia é a fixação por qualquer coisa fora do convencional, daquilo que a sociedade considera "normal". A pedofilia é a parafilia mais conhecida - o amor por crianças. No início uma boa ideia, a palavra ficou associada aos criminosos sexuais que abusam sexualmente de crianças. Mas nisto de parafilias, é caso para dizer que há gente para tudo. Existem parafilias saudáveis, que servem até para dar um pouco mais de "sal" à vida. Outras que não passam pela cabeça de ninguém.

Por exemplo, paralela à pedofilia, existe a cronofilia, que consiste na atracção sexual por pessoas de idade díspar. Dentro dos tipos de cronofilia, existem a teleiofilia, a atracção sexual de um menor por um adulto - o exacto oposto da pedofilia. Gerontofilia refere-se à atracção sexual dos não-idosos pelos idosos. Pode ser a atração sexual de um homem jovem por uma mulher madura (graofilia ou anililagnia), ou de uma mulher jovem por um homem maduro. Esta última bastante comum e até aceite pela sociedade em geral.

As parafilias estão na origem de comportamentos sexuais deviantes. A agorafilia, por exemplo, é o impulso incontrolável pela prática do coito em lugares abertos, ou ao ar livre. Difere do exibicionismo, pois o prazer não está relacionado necessariamente com a observação alheia, mas com o local onde o sexo vem a ser praticado. Por falar em local, há quem sofra (ou daí talvez não) de alveofilia, a fixação por ter relações sexuais numa banheira. Não confundir com a alvenofilia, o prazer da prática do sexo anal com chumaços de algodão ligados firmemente por silicone industrial. Parece complicado.

Menos complicada é a odofilia, o prazer de ter relações durante viagens. Todos conhecemos um ou outro caso de malta que usou a casa-de-banho do avião para outras funções que não satisfazer as necessidades fisiológicas ou fazer a barba. Os mais aventureiros preferem a quinunolagnia, a excitação provocada por situações de perigo. Fico sem saber se isto inclui sexo durante bungee-jumping ou dentro de jaulas de animais ferozes. Já a harpaxofilia (estes prefixos gregos...) consiste na excitação sexual em ser roubado ou assaltado. Os ladrões que se acautelem com os harpaxófilos (será assim?). A não ser que o ladrão sofra ele próprio de cleptolagnia. Nesse caso, mais do que pensar em chamar a polícia, é melhor fugir primeiro.

A escolha do tipo de parceiro é sem dúvida o mais importante. Quem prefere as mulheres grávidas, lamento informar, mas sofre de maieusiofilia. Se gosta das mulheres menstruadas, isso é menstruofilia (lógico). Se nada mais resulta senão virgens, temos aí um grave caso de partenofilia. Se prefere as mais gordinhas e roliças, então isso é macrofilia. Por falar em tamanhos, as senhoras que gostam "dele" pequeno (para bom entendedor) sofrem de microgitalismo. Às vezes isso é uma questão de gosto, e enfim, o que importa não é tanto o tamanho, mas o uso que se dá. Para quem gosta deles grandes, há sempre a falofilia. Quem gosta de anões ou anãs, procure um médico, que isso é um sério caso de microfilia.

Agora que já aquecemos, vamos às parafilias que metem mais nojo. A fecofilia é a atracção por fezes. A flatoflia é a excitação provocada pelos gases - dos próprios ou do parceiro/a, tanto faz. A acrotomofilia é a atracção por membros amputados, enquanto a dismorfofilia consiste no desejo irresistível de ter relações com pessoas deformadas. Doentio, sem dúvida. A emetofilia é o prazer sexual provocado pelo vómito, e a hemotigolagnia é a fixação com tampões usados. E neste departamento já chega, que é possível que alguns leitores estejam perto da hora do jantar.

Se conhece alguém que gosta especialmente de pernas, isso pode ser crurofilia, e se conhece alguém que gosta de ouvir as conversas alheias, pode estar na presença de alguém com fonofilia. O incesto é uma brincadeira para quem sofre de fratrilagnia. Há quem goste de formigas e outros insectos (formicofilia), roupa suja (misofilia), música (melolagnia), agulhas (belonefilia), aves (avísodimia), espelhos (espectrofilia), cadáveres (necrofilia), serpentes (ofidiofilia), cavalos (hipofilia), sapatos (retifismo), enfim, de tudo um pouco. Se por acaso tem uma parafilia qualquer que não está mencionada nos anais da psicologia, descubra o nome em grego do objecto/animal/tara em questão, e acrescente -filia. Tão simples quanto isto.

Sem comentários: