quinta-feira, 18 de junho de 2009

Morreu Carlos Candal


Carlos Candal, fundador do PS, faleceu hoje nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Nascido a 1 de Junho de 1938, Carlos Manuel Natividade da Costa Candal foi membro fundador do Partido Socialista e deputado por aquele partido na Assembleia Constituinte, na Assembleia da República em diversas legislaturas e no Parlamento Europeu.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi eleito, no ano lectivo de 1960/61, presidente da direcção da Associação Académica de Coimbra, juntamente com Manuel Alegre, José Silva Marques e Lopes de Almeida. Foi a primeira vez, desde a eleição de Francisco Salgado Zenha, em 1944/45, que uma lista de esquerda saiu vencedora na poderosa associação, tendo derrotado a lista de direita, liderada por Cardoso da Costa.

Em 1995, foi cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral de Aveiro e enfrentou nessa eleição, entre outros, Paulo Portas e Pacheco Pereira. A disputa desse círculo foi uma das mais polémicas, devido ao "Breve manifesto anti-Portas em português suave", um texto da sua autoria.

Em 2001, Carlos Candal candidatou-se ao cargo de bastonário da Ordem dos Advogados, perdendo as eleições para José Miguel Júdice.

Candal sofrera um profundo AVC durante uma recente sessão eleitoral do candidato do PS ao Parlamento Europeu, Vital Moreira, e nunca conseguiu recuperar.

O funeral, que se deverá realizar em Aveiro, ainda não tem data marcada.

In Expresso

Sem comentários: